De acordo com a pesquisa do
Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), divulgada ontem (8), a Copa das
Confederações não movimentou o turismo interno nem atraiu turistas
estrangeiros. A pesquisa feita junto a torcedores das seis cidades sede do
evento sinalizou que 85% das pessoas que foram aos estádios moravam no Estado
onde o jogo foi realizado. Segundo a entidade promotora do estudo, a Fifa
informou que apenas 3% dos ingresso foram comprados por torcedores
estrangeiros.
Com relação ao perfil do
consumidor que foi aos estádios durante o evento esportivo identificou que a
maioria dos torcedores era formado por homens (62%), solteiros (59%), com idade
na faixa de 18 a 34 anos (60%), pertencentes as classes A e B (75%) e foram aos
jogos com amigos (45%).
A pesquisa mostrou que o
consumo durante o evento foi direcionado para o setor de serviços, como
restaurantes, bares e boates. A nota média dada pelos entrevistados foi sete,
em uma escala de zero a dez.
Com 88% os estádios ficaram
com o maior percentual de avaliações positivas, seguidos de hospedagem (58%),
comércio em geral (57%), bares e restaurantes (56%) e turismo/cultura/eventos (52%). Na avaliação
negativa os transportes públicos (48%), estacionamento (46%), mobilidade urbana
(40%) e aeroportos com 29%.
Uma pesquisa realizada em
abril deste ano indicava que 83% dos comerciantes esperavam que a Copa das
Confederações resultasse em novas oportunidades de negócios.
Para o presidente da Confederação
Nacional de Dirigentes Lojistas, Roque Pellizzaro Junior “a falta de turistas
no evento, aliada aos resultados das manifestações nas ruas, frustraram essas expectativas”.
A pesquisa mostrou ainda que
85% dos torcedores acharam que valeu a pena o investimento pessoal para ir aos
estádios, no entanto 62% consideram o Brasil despreparado de uma maneira geral
para a Copa do Mundo de 2014.
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