terça-feira, 9 de julho de 2013

Copa das Confederações não serviu como atrativo para captar turistas

De acordo com a pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), divulgada ontem (8), a Copa das Confederações não movimentou o turismo interno nem atraiu turistas estrangeiros. A pesquisa feita junto a torcedores das seis cidades sede do evento sinalizou que 85% das pessoas que foram aos estádios moravam no Estado onde o jogo foi realizado. Segundo a entidade promotora do estudo, a Fifa informou que apenas 3% dos ingresso foram comprados por torcedores estrangeiros.
Com relação ao perfil do consumidor que foi aos estádios durante o evento esportivo identificou que a maioria dos torcedores era formado por homens (62%), solteiros (59%), com idade na faixa de 18 a 34 anos (60%), pertencentes as classes A e B (75%) e foram aos jogos com amigos (45%).

A pesquisa mostrou que o consumo durante o evento foi direcionado para o setor de serviços, como restaurantes, bares e boates. A nota média dada pelos entrevistados foi sete, em uma escala de zero a dez.

Com 88% os estádios ficaram com o maior percentual de avaliações positivas, seguidos de hospedagem (58%), comércio em geral (57%), bares e restaurantes (56%)  e turismo/cultura/eventos (52%). Na avaliação negativa os transportes públicos (48%), estacionamento (46%), mobilidade urbana (40%) e aeroportos com 29%.

Uma pesquisa realizada em abril deste ano indicava que 83% dos comerciantes esperavam que a Copa das Confederações resultasse em novas oportunidades de negócios.
Para o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, Roque Pellizzaro Junior “a falta de turistas no evento, aliada aos resultados das manifestações nas ruas, frustraram essas expectativas”.
A pesquisa mostrou ainda que 85% dos torcedores acharam que valeu a pena o investimento pessoal para ir aos estádios, no entanto 62% consideram o Brasil despreparado de uma maneira geral para a Copa do Mundo de 2014. 

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