domingo, 7 de julho de 2013

Travessia marca aniversário de Pelotas

 Pelotas (minha terra natal) teve um reencontro com seu passado na comemoração de 201 anos do município. A iniciativo foi do  Parque Gaúcho de Gramado, que  reeditou, neste domingo, 7/6, na Charqueada Boa Vista, a travessia da pelota sobre as águas do Arroio Pelotas. O evento marcou o ponto alto da programação de aniversário da Princesa do Sul.
 Com roupas de época, a equipe do Parque Gaúcho utilizou a pelota fazer a travessia. A  encenação, mostrou  toda a negociação para a travessia.   Depois de acertar o valor, o peloteiro entrou na água e, nadando, foi buscar os passageiros na outra margem do arroio. Em troca, o peloteiro recebeu como pagamento um fardo de erva-mate e trouxe uma índia e sua filha embarcadas na pelota de couro.


A  Cia. de Dança Afro Daniel Amaro apresentou fragmentos do espetáculo Rio de Sangue, que é baseado na história do negro no Rio Grande do Sul. 
Toda a travessia foi retratada em tela pela artista Nina Rosa Garcia de Medeiros.

Segundo Rodrigo Lobato Schlee, responsável técnico do Parque Gaúcho, o objetivo do projeto Travessia Cultural é resgatar a memória da região. Schlee explica que as pelotas de couro eram muito utilizadas para realizar a travessia do arroio, que foi batizado de Pelotas em função do frequente uso destas embarcações. Posteriormente, a cidade acabou recebendo o mesmo nome.

CONCURSO

O Parque Gaúcho promove, ainda, o Concurso Pelota Sustentável, que reunirá alunos das escolas do município em um desafio repleto de história e compromisso com o meio ambiente. Os alunos das escolas do município serão estimulados a construir uma pelota em tamanho natural com materiais recicláveis. Após avaliação de uma comissão julgadora, os cinco melhores trabalhos serão submetidos a votação popular em uma exposição na área central da cidade. O melhor projeto ganhará um prêmio especial. O resultado será divulgado em outubro.
O projeto Travessia Cultural é uma realização do Parque Gaúcho de Gramado em parceria com a Prefeitura de Pelotas, SINDUSCON e UCPEL- Pelotas 13 Horas - 35 Anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário