domingo, 21 de julho de 2013

JMJ - Festival do Turismo Religioso

Começou na última sexta-feira (19/7), no Rio de Janeiro, o Festival do Turismo Religioso, reunindo cerca de 200 expositores e com a participação de 19 estados. O evento encerra na sexta-feira, dia 26 com a visita do Papa Francisco, aos pavilhões do Riocentro.

O evento tem o apoio do Ministério do Turismo e CNBB tendo recebido investimentos na ordem de R$ 10 milhões.

Na solenidade de abertura Sandro Fernandes, secretário em exercício de Políticas Nacional de Turismo do MTur, , lembrou que o segmento religioso mobiliza no país 1,2 milhão de turistas. "Sabemos que no país existem pelo menos 15 milhões de brasileiros que têm interesse neste segmento e a decisão do MTur de apoiar a realização do Festival se deve a importância que o mesmo representa entre as diversas áreas do Turismo", afirmou.

 Estudos e mapeamentos do Mtur já começam a render os primeiros frutos. No final de junho o órgão divulgou que Nova Trento (SC), Aparecida (SP), Trindade (GO), Santa Cruz (RN) e Bragança (PA) foram as cinco cidades classificadas no Processo Seletivo de Projetos de Fortalecimento do Turismo Religioso no Brasil. ” O resultado é preliminar e ainda depende de diligências e entrega da documentação exigida para a liberação dos recursos. Caso cumpram com todos os requisitos, os municípios receberão R$ 625.060,00 do MTur para desenvolver seus projetos. As propostas aprovadas têm como principal objetivo a elaboração de planos de posicionamento de mercado do produto turístico religioso”, informa o Mtur.
O evento tem a participação do  Rio Grande do Sul, de Santa Catarina,  Bahia,  Pernambuco, Ceará, Espírito Santo, Pará, Minas Gerais,Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe  que aproveitam a presença do público para divulgar seus roteiros de fé e religiosidade. O Festival conta com expositores de destinos internacionais como Israel, Caminho de Santiago, México, além de operadoras e agências especializadas em roteiros religiosos.

O Festival do Turismo Religioso funciona até  a próxima sexta feira diariamente entre 11h  e 20h. Na sexta feira o Pará promove um mini Círio no Riocentro com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. O evento vai apresentar também atrações como o Padre Fábio de Melo e o músico Márcio Pacheco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário