quarta-feira, 17 de julho de 2013

JMJ: Aeroportos do Rio de Janeiro e São Paulo terão aumento de efetivo

 Para receber o público esperado de 2,5 milhões de pessoas e previsão de circulação nos aeroportos de cerca de 700 mil em dez dias, aeroportos do Rio e São Paulo receberão reforço de pessoal. O encontro começa na próxima terça-feira, dia 23 até o dia 28 no Rio de Janeiro  no Rio e marcará a primeira viagem internacional  do Papa.
Os quatro aeroportos do Rio e São Paulo: Galeão e Santos Dumont e Guarulhos e Congonhas,  terão aumento médio de 58% no número de funcionários para atender à demanda adicional da Jornada Mundial da Juventude.
Segundo dados das empresas encaminhados à Secretaria de Aviação Civil (SAC), a oferta de assentos para Galeão e Santos Dumont no período da jornada é de 70 mil por dia – uma expectativa de aumento de 60% em relação à movimentação média dos aeroportos no mês de julho. 
Para evitar filas e  atrasos, o governo elaborou um plano de operação que inclui redistribuição de horários de voo, de forma a minimizar picos de chegadas e saídas, e reforço de contingente, inclusive nos dois aeroportos de São Paulo, cidade que recebe o maior número de voos internacionais com destino ao Brasil. Nos aeroportos do Galeão  e de Guarulhos  as equipes de alfândega e da Polícia Federal receberão reforços que vão de 16% a 193%.  

Empresas aéreas e administradores de aeroportos  se comprometeram com a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) a manter seus balcões de check-in com o número máximo de funcionários. Para fiscalizar o atendimento ao cliente, a ANAC aumentou seu efetivo em 133% no Galeão e em 300% em Congonhas. Os aeroportos de Guarulhos e Santos Dumont também tiveram seus efetivos acrescidos em 114% e 50%, respectivamente.
.
O plano começou nesta segunda-feira, dia 15 e vai se estender até o dia 4 de agosto. A operação  inclui a preparação de 17 aeroportos alternativos, a serem acionados em caso de emergência e  mapeamento de 1.153 vagas adicionais para estacionamento de aeronaves em 30 aeroportos do país. Como na Copa das Confederações, também será mantido o funcionamento do Centro de Comando e Controle Nacional, que acompanhará de perto todas as operações aeroportuárias.
A Jornada Mundial da Juventude será o último teste de fogo dos aeroportos do Brasil no planejamento feito pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) para a Copa do Mundo no ano que vem  e a  Olimpíada em 2016. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário