quarta-feira, 24 de julho de 2013

Pinguins são aquecidos no Gramadozoo

 Com onda de frio, equipe técnica redobra atenção com a saúde dos animais. Com a onda de frio,   permanecendo  24 horas em alerta”

Equipe veterinária do Gramadozoo  redobra os cuidados com a saúde de seus animais, frente ao frio polar que atinge o sul do Brasil.

Até o recinto dos pinguins-de-magalhães precisa de aquecimento com  as baixas  temperaturas  e  sensação térmica abaixo de zero grau

Segundo o veterinário Renan Stadler, responsável técnico do parque, “em função do frio, o climatizador serve para aquecer o recinto com temperatura  próxima dos 16ºC”.



O veterinário explica que o pinguim-de-magalhães não vive no frio extremo. “Tem muita gente que pensa que pinguim gosta do frio, mas não é o caso dos pinguins-de-magalhães, que são animais que viajam para a costa brasileira em busca de correntes marítimas mais quentes e de alimento”, informa.

O  inverno rigoroso da Serra Gaúcha  foi levado em consideração no projeto do zoo. Todos os recintos são equipados com sistemas de climatização para garantir qualidade de vida aos animais. Espécies de clima quente estão em espaços com aquecedor. No recinto das cobras, foi instalado  lâmpadas especiais  e piso aquecido e  alguns macacos não dispensam o cobertor.

A alimentação também ajuda a combater o frio com alimentos mais calóricos  como pinhão e polenta e frutas da estação como a bergamota.

O Gramadozoo fica no Km 35 da ERS-115 e funciona diariamente das 9h às 17hs. 

Sobre pinguins

- São conhecidas 18 espécies de pinguins. Existem registros de quatro espécies que usam nosso litoral durante a migração invernal: pinguim-rei (Aptenodytes patagonicus), pinguim-de-penacho-amarelo (Eudyptes chrysocome), pinguim-de-testa-amarela (Eudyptes chrysolophus) e pinguim-de-magalhães (Sphe-niscus magellanicus). O mais comum é o pinguim-de-magalhães, que recebeu esse nome porque o navegador Fernão de Magalhães foi o primeiro que os avistou em 1519 nas Ilhas Malvinas.
- No inverno, os pinguins se deslocam para a costa brasileira, procurando correntes de águas mais quentes e mais oferta de alimentos, podendo ser avistados na costa da Bahia, Alagoas e Pernambuco. Os pinguins adultos migram para o Brasil de meados de setembro a meados de abril. Os pinguins mais jovens migram mais tarde, entre junho e novembro, podendo ficar vagando durante até quatro anos em alto mar.


 Filhote nascido no parque brinca na água

Nenhum comentário:

Postar um comentário