quinta-feira, 8 de março de 2012

ITB Berlim


Está acontecendo, em Berlim, capital da Alemanha, a 46ª edição da ITB - International Tourism Bourse – a maior feira de viagens e turismo da Europa.

Messe Berlin espera cerca de 11.000 profissionais exibindo as empresas e organizações de mais de 180 países que apostam no turismo como atividade econômica estratégica, reafirmando o papel da ITB Berlim como plataforma internacional da indústria de viagens.

O foco é sobre o Egito, que está apresentando sua ampla gama de produtos e serviços ao comércio de visitantes e ao público em geral.

Izabel Souza, da SETUR e Rosa Volk, de Gramado
 Presença do Brasil
O estande de promoção turística do Brasil tem 757m² e está localizado no Pavilhão ITB Américas. Além de apresentar o destino Brasil e promover o País nos negócios globais de turismo, o estande sediará atividades para o público final entre os dias 10 e 11.

A Embratur está  atuando  em três diferentes frentes de trabalho durante a realização da Feira  O maior estande, com o espaço Copa, fica localizado  no pavilhão central da Feira, e os outros dois estão posicionados na área de ecoturismo e turismo de aventura e no setor LGBT. De acordo com o diretor de Produtos e Destinos, Marco Lomanto, é importante intensificar e diversificar a promoção para atrair públicos interessados em outros segmentos, que não sejam somente Sol e praia.

O estande da Copa apresenta  um espaço inovador, tecnológico e voltado para as cidades-sede da Copa do Mundo Fifa 2014.

A área  conta com várias telas de plasma que exibem  um grande mapa do Brasil.  A cidades-sede do Mundial estão assinaladas na imagem com  informações sobre os atrativos turísticos de cada uma das localidades. As paredes desse espaço são tecnológicas, criando um ambiente moderno e interativo. “As modificações melhoraram  e ampliaram as formas de comunicação e promoção dos produtos e destinos turísticos brasileiros”, explicou  o diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso.


Encontro dos BRICS
Na última terça-feira (06), o secretário executivo do MTur e o diretor executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT), Márcio Favilla, reuniram-se para iniciar a articulação do próximo encontro de ministros de Turismo dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia e China). O evento,  pré-agendado para o dia 29 deste mês, será realizado na Índia, durante a reunião dos chefes de Estado do grupo de países em desenvolvimento.

Segundo a OMT, esta é uma das indústrias que mais crescem no mundo. Em 2012, a OMT estima que o mundo atingirá, pela primeira vez, a marca história de 1 bilhão de chegadas internacionais de turistas.

Tecnologia
No Mundo @  Travel  empresas conhecidas ao lado de recém chegadas ao mercado estão exibindo suas mais recentes aplicações e inovações para os campos de serviços de viagens móveis e mídias sociais.

No sábado, dia 10, os fornecedores de mais de dez categorias diferentes estarão no palco apresentando aplicações de viagem móvel para smartphones em sessões de 30 minutos.

Mercado alemão
Nos últimos anos, a Alemanha vem se consolidando como um dos mais representativos mercados para o turismo internacional no Brasil e está entre os 17 países prioritários para atuação da Embratur em 2012.

O perfil do turista alemão indica que, pela primeira vez, as viagens a negócios (28%) superaram a motivação “lazer” (26,5%). O gasto médio nas viagens motivadas por eventos e negócios é de US$ 120 e a permanência de cerca de 12 dias. Entre os destinos preferidos estão o Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba.

No momento de retorno ao seu país, os turistas da Alemanha demonstraram alto grau de satisfação com o país. Em 2010, 83,3% deles afirmaram que suas expectativas foram superadas ou atendidas plenamente. Cerca de 61% já havia visitado o país outras vezes e 94,2% manifestaram intenção de retornar.

Neneca Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário