segunda-feira, 19 de março de 2012

Antes de embarcar em um cruzeiro, consulte o índice de segurança sanitária do navio


“Casos de Influenza B entre tripulantes e passageirosno litoral paulista  alertam para a saúde a bordo”

A  morte de uma tripulante e a suspeita de surto de Influenza B no navio MSC Armonia e outras 10 pessoas terem ficado doentes a bordo,  foi o sinal de alerta para que os futuros  navegantes fiquem atentos à segurança sanitária antes de viajar.

A  Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) realiza inspeções sanitárias em todos os navios de cruzeiro que circulam na costa brasileira.

São avaliados a segurança sanitária de alimentos preparados no navio, água potável a bordo, piscinas e banheiras, higienização dos ambientes, gerenciamento de lixo, entre outros aspectos.

Feita  a avaliação, o fiscal atribui dois índices ao navio:
• índice de conformidade, que indica a porcentagem dos itens do roteiro de inspeção que foram atendidos pela embarcação;
• pontuação de risco, que é o somatório dos valores de risco de cada item do roteiro de inspeção, variando de zero — navios com maior índice de segurança possível — a 5 mil — navio com menor índice de segurança possível.

Dados que  ficam disponibilizados  para consulta do viajante no site da Anvisa (www.anvisa.gov.br), em seu  hotsite sobre Cruzeiros.


Portanto antes de programar suas próximas férias em um cruzeiro, consultar o hotsite Cruzeiros não só para verificar o risco sanitário do navio que foi  escolhido e conferir dicas de saúde para antes, durante e depois da viagem. Dica sobre alimentação, higienização, proteção solar, vacinação e um  Serviço de Atendimento aoTurista.

Confira algumas dicas da Anvisa
• Antes de viajar, consulte seu médico para uma avaliação;
• Evite viajar na se você for acometido por alguma doença infecciosa;
• Se precisar fazer uso de medicamentos durante a viagem, compre antes de embarcar o suficiente para todo o período e leve a prescrição médica na mala;
• Atualize as vacinas de acordo com os calendários de vacinação nacional e demais recomendações de acordo com o destino (as vacinas exigidas por cada país também estão disponíveis no site da Anvisa);
• Se você ficar doente dentro da embarcação, comunique imediatamente à equipe de bordo para buscar atendimento médico e evite a automedicação;
Caso apresente febre, diarreia, problemas de pele ou respiratórios ao retornar, procure imediatamente um serviço de saúde e informe as regiões que visitou.

Neneca Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário