quinta-feira, 1 de março de 2012

Cataratas do Iguaçu – uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza


A semana encerra com o anúncio de que as Cataratas do Iguaçu, monumento natural dividido por Brasil e Argentina, é oficialmente uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza.

O anuncio foi feito  em Buenos Aires, por Bernard Weber, presidente da New 7 Wonders, entidade que promoveu o concurso.
A votação realizada pela internet, superou outras 440 atrações apresentados por mais de 200 países.

Na Terra das Cataratas a notícia foi recebida como uma vitória da seleção brasileira em uma final de Copa do Mundo.

A  exuberante atração no Rio Iguaçu na região da Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, têm uma amplitude de 2.700 metros e 275 quedas de água, com a "Garganta do Diabo" como destaque, com seus 80 metros.




Campanha vitoriosa
A beleza do conjunto das Cataratas foi fundamental para mobilizar a população na eleição do atrativo como Nova Maravilha da Natureza. A campanha começou em 2007, com a inscrição das Cataratas entre mais de 400  atrações que concorriam na fase preliminar. O Comitê Vote Cataratas, formado para alavancar votos, conseguiu unir brasileiros e argentinos para eleger o atrativo.

Após duas etapas, que envolveram voto popular e a seleção de especialistas, em 2009 as Cataratas do Iguaçu conquistaram uma vaga entre as 28 finalistas. Em novembro do ano passado, o resultado preliminar confirmou a atração como uma das Novas Sete Maravilhas.
O processo de validação começou em seguida e envolveu a confirmação dos votos nacionais e globais, via SMS. Os números foram verificados por uma empresa de auditoria independente.

A comemoração vai ser em maio
Para comemorar o título, a Prefeitura de Foz do Iguaçu, o Governo de Misiones, a Itaipu Binacional, o Iguassu Convention & Visitors Bureau e outros integrantes do Comitê de Apoio estão preparando uma festa pública de consagração. O evento está marcado para o dia 25 de maio, em Foz do Iguaçu.  No dia 26 de maio, a festa é em Puerto Iguazú, na Argentina.

Bernard Weber,  presidente da New 7 Wonders, vai entregar placas de bronze que simbolizam as Cataratas como uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza, durante as cerimônias nas duas cidades.

Turismo de excelência
A eleição coloca as Cataratas entre os destinos turísticos de excelência do mundo. A agência de viagens mais antiga do planeta, a britânica Cox & Kings, criada em 1758, é uma das empresas que incluiu, recentemente, um novo pacote para o Destino Iguaçu. Os números de visitação comprovam a procura pelo roteiro. Nos quatro dias do feriado de Carnaval, o Parque Nacional do Iguaçu recebeu 31.949 turistas – 1.080 a mais que no mesmo período do ano passado.

Em 2011, as Cataratas do Iguaçu, que vem batendo sucessivos recordes de visitação, recebeu mais de 2,5 milhões de turistas nos dois lados da fronteira. A expectativa é que, com o título, a atração receba ainda mais visitantes.



Atrações que já foram confirmadas
Foram oficialmente confirmadas até agora,  a ilha de Jeju, na Coreia do Sul, e o rio subterrâneo de Puerto Princesa, nas Filipinas.

As Cataratas do Iguaçu são o terceiro atrativo natural confirmado pela fundação, a mesma que promoveu o concurso que elegeu o Cristo Redentor uma das novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Outros quatro outros monumentos naturais aguardam a confirmação oficial: a Floresta Amazônica, a baía de Halong (Vietnã), o Parque Natural de Komodo (Indonésia) e a montanha da Mesa, na Cidade do Cabo (África do Sul).

Neneca Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário