Hora do Planeta será realizada neste sábado, dia 31 de março, das 20h30 às 21h30
Apague a luz para ver um mundo melhor. Mais de um bilhão de pessoas no mundo todo devem apagar as suas luzes, por sessenta minutos, no sábado 31 de Março de 2012, na maior mobilização mundial contra o aquecimento global.
A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos.
O gesto simples de apagar as luzes por sessenta minutos, possível em todos os lugares do planeta, tem o significado de chamar para uma reflexão sobre a questão ambiental e os desafios impostos pelo aquecimento global.
Concebida pela WWF - World Wide Fund for Nature (WWF, "Fundo Mundial para a Natureza") , a maior rede independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de cinco milhões de pessoas, a Hora do Planeta é promovida no Brasil pelo WWF-Brasil, organização não governamental brasileira dedicada à conservação, investigação e recuperação ambiental com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações.
Histórico
O primeiro evento em 2007, foi realizado em Sidney, na Austrália com a participação de 2,2 milhões de pessoas.
O primeiro evento em 2007, foi realizado em Sidney, na Austrália com a participação de 2,2 milhões de pessoas.
Já em 2008, o movimento reuniu 400 cidades em 35 países com a participação de 50 milhões de pessoas. Simultaneamente apagaram-se as luzes da Opera House, em Sidney, da ponte Golden Gate, em São Francisco e do Coliseu, em Roma, entre outros ícones mundiais.
A primeira edição brasileira da Hora do Planeta, em 2009, superou todas expectativas de adesão e visibilidade previstas pelo WWF-Brasil: 113 cidades, sendo 13 capitais, 1.167 empresas, 527 organizações, 58 veículos de comunicação e milhares de pessoas registraram a sua participação no site oficial do movimento. Monumentos brasileiros como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, a Catedral de Brasília, a Ponte Estaiada e o Teatro Amazonas, entre muitos outros, permaneceram no escuro por uma hora.
Em 2010, a Hora do Planeta reuniu mais de um bilhão de pessoas em 4200 cidades, em 125 países. Todos os países do G20, assim como outras 105 nações, apagaram as suas luzes na Hora do Planeta. Monumentos ícones como Cristo Redentor, Torre Eiffel, London Eye, Fontana de Trevi e Empire State foram alguns dos 1383 que ficaram no escuro por 60 minutos.
Em 2011 participaram oficialmente da Hora do Planeta 123 cidades brasileiras. Vinte capitais apagaram suas luzes por 60 minutos e 29.894 pessoas se cadastraram no site oficial do movimento.
Por meio do site da campanha cidadãos, empresas e organizações brasileiras podem fazer seu cadastro e obter mais informações sobre o movimento. Participe, faça a sua parte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário