quinta-feira, 1 de março de 2012

MUM - Museu da Moda, em Canela


A inauguração oficial vai ser no dia 23 de março, mas desde o final de dezembro já está aberto o Museu da Moda – MUM, que conta a história da moda feminina.

O museu é uma iniciativa da estilista gaúcha Milka Wolff,  que resolveu criá-lo , porque não existe em nenhum lugar do mundo um local que conta quatro mim anos de história da moda.

O projeto exigiu um  planejamento de dois anos da estilista,  conhecida no RS por sua criatividade,  que empregou no museu sua experiência de 53 anos trabalhando com moda.

O  memorial percorre a linha das costuras e dos tecidos de forma fidedigna, desde a Antiguidade. Ao entrar no museu, a pirâmide egípcia revela os detalhes que,  em três  mil metros quadrados, se tornam mais ricos em peças e adereços.

Sua arquitetura imponente abriga três salões com  150 peças do vestuário das mulheres de 2 mil anos antes de Cristo até o século 21.

As roupas estão expostas em 19 vitrines que, além dos vestuários, tem um cenário muito bem elaborado da história daquela época.

Débora Elman, curadora do MUM, explica que “a finalidade do Museu da Moda é dar uma oportunidade de acompanhar, em um mesmo espaço físico, as transformações estéticas e técnicas da roupa como representação social e cultural do seu tempo”.

O empreendimento comporta um café, instalado na entrada do Museu, uma loja e uma coleção de máquinas de costura em miniatura da estilista.




As Rainhas da França
Um dos períodos mais interessante da história da moda está representado pelos vestidos de cinco rainhas que governaram a França.

A vitrine é inspirada nos ambientes glamorosos da época, com  o Palácio de Versalhes de fundo.

Um vestido da rainha Maria Antonieta, que reinou de 1774 a 1792, ocupa um lugar de destaque no  Museu.O vestido, com 50 metros de tecido, tem colar original da época. Armado com ferro, o manequim suporta quase 10 quilos. A seção da Belle Époque reproduz a sofisticação e o requinte da era de luxo.

O acervo é composto também por  vestuário do séculos XX,  quando a silhueta feminina começou a mudar e estilistas e alfaiates começaram a desenhar um outro perfil, deixando a mulher mais livre de tantas amarrações e espartilhos e roupa deste século.

Todos os componentes dos cenários de época foram garimpados em antiquários e leilões em vários lugares do mundo: lustres, tapeçarias e pedras dos pisos.

A carismática  Lady Diana, Princesa de Gales, está presente  com dez cópias de vestidos usados pela princesa. Para não deixar dúvidas da semelhança, Lady Di aparece em fotografias usando os modelos recriados para o museu.


Museu da Moda
Rodovia Canela – Gramado (ERS-235), 1.810
Aberto diariamente, a partir de hoje, das 9h às 18h
R$ 30 (adultos) e R$ 15 (crianças e pessoas acima de 60 anos)
Telefone: (54) 3282 1121

Neneca Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário