sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Brasil e Argentina se unem para atrair Turismo Internacional


“Presidente da Embratur, ministro do Turismo do Brasil e ministro do Turismo da Argentina entram em acordo para fortalecer diversos setores turísticos e, com isso, aumentar a vinda de estrangeiros para o continente” 


Lideranças do turismo brasileiro estiveram reunidos nesta sexta-feira (04), em Buenos Aires, encontro que antecedeu a realização da FIT Argentina, que acontecerá entre os dias 5 e 8 de outubro. Presentes o ministro do Turismo da Argentina, Gustavo Santos, o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Gilson Machado Neto, o ministro do Turismo do Brasil, Marcelo Álvaro Antônio, e equipes.
Na pauta da reunião assuntos de interesse dos dois países como vistos recíprocos, fronteira entre os países, malha aérea e promoção do Brasil.
O Ministro do Turismo da Argentina, Gustavo Santos, destacou o segmento de cruzeiros na Argentina que tem crescido de maneira exponencial, devido à facilitação da legislação. O ministro sugeriu, que seja criada uma lei de comum acordo entre Argentina, Brasil e Uruguai, podendo seguir para o Chile, para que haja uma rota única e, com isso, aumentar a chegada de turistas nos três países. Para ele, “se cada país tem uma legislação diferente, complica o aumento ou a chegada dos turistas”. Representantes brasileiros e argentinos deverão se reunir com os responsáveis pelos portos do Brasil para juntos, tratarem deste tema e destravarem os gargalos do setor.
Já Gilson Machado Neto apresentou outra demanda antiga de turistas argentinos que visitam o Brasil: integração entre as polícias e os demais órgãos de controle que atuam na fronteira, uma vez que turistas chegam a esperar por até 8 horas para atravessar de um país a outro. Existem normas internacionais que o Brasil aderiu, mas a Argentina não, tanto em transporte de cargas quanto de passageiros.
A comitiva brasileira pediu apoio do ministro Gustavo Santos para a realização de um grande evento de divulgação do Brasil no próximo ano, que deverá ser promovido em frente à Casa Rosada. O ministro argentino se comprometeu a apresentar a proposta para o Governo de Buenos Aires.
“Somos os dois países mais fortes da América do Sul, recebemos juntos cerca de 14 milhões de turistas. Acreditamos nos países integrados, pois podemos multiplicar o número de visitantes por 2 ou 3. Um grande exemplo que temos é Foz do Iguaçu e Puerto Iguaçu, com 500 mil turistas em comum. Se a fronteira fosse eliminada, estes números aumentariam muito mais. Existe um estudo qualitativo dos principais destinos emissivos para a Argentina. As Cataratas são mais fortes do que a Patagônia”, enfatizou Gustavo Santos.

Assuntos tratados durante o Encontro:
- Carta de Intenções com uma agenda de trabalho para melhorar o mercado de cruzeiros. Documento a ser apresentado e assinado na próxima reunião do Mercosul, com previsão para ocorrer em novembro deste ano;
- Visto recíproco entre Brasil e Argentina para os chineses.  Participação conjunta do Brasil e da Argentina no Fórum Global de Economia do Turismo 2019 (GTEF, na sigla em inglês), que será realizado em Macau (China);
- Integração entre as polícias e os demais órgãos de controle que atuam na fronteira;
- Carta de Intenções para derrubar as barreiras que existem no processo migratório;
- Abertura da malha aérea entre os países com a consolidação e o fortalecimento dos 180 voos diretos atuais;
- Proposta para a realização de um grande evento de divulgação do Brasil 
fotos:divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário