quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Festival de Bonecos- Quatro dias de magia em Canela


De quinta a domingo, bonecos vindos de diversas partes do mundo tomam conta da cidade com desfiles e exibições totalmente gratuitos 
De 17 a 20 de outubro, o  31ª Festival de Bonecos,  volta para encantar e despertar a empatia por meio de tramas e personagens sensíveis, reflexivos e divertidos, com uma programação cuidadosamente selecionada pela experiente curadoria do evento. Os espetáculos serão gratuitos e para toda a a família.
Um dos pontos altos do evento, o desfile de bonecos terá dupla edição este ano: sábado, às 14h30min e, no domingo, às 11h, entre a Catedral da Pedra e a  Praça João Corrêa. O palco principal conta com infraestrutura para proteger o público de chuva e vento. Em caso de baixas temperaturas, o festival irá distribuir mantinhas para todos os visitantes. São esperadas cerca de 15 mil pessoas.
Histórias surpreendentes
Vanderlei Inácio é um jovem antenado e consciente, mora numa rodoviária. Para melhorar o mundo, faz a sua parte e torna a cidade um pouco mais limpa e bonita; Espirro é uma gota que busca seu amigo perdido no rio. Para encontrá-lo, deve ultrapassar suas próprias dificuldades; Marilyn Monroe foi internada em uma clínica psiquiátrica. De lá, escreve uma carta ao seu psiquiatra, contando suas aflições. Histórias como essas, para crianças e adultos, estarão nos palcos abertos na Praça João Corrêa e Largo Benito Urbani, no centro de Canela, de quinta a domingo.
As sinopses resumidas acima são das caixas de lambe-lambe do grupo Olho mágico, de Canela; e das peças Histórias D’Água, do grupo Khaos, de Canoas; e Marylin, do grupo Goliardos, também Canela. Além desses, outros 11 grupos representando cinco países estarão reunidos na cidade, apresentando variadas técnicas de manipulação, como marionetes, fantoches e bonecos de vara, aliadas a surpreendentes estilos narrativos.
Entre as atrações internacionais estão os grupos The Fifth Weel, da Alemanha; El Alma en un Hilo, da Argentina; Robert White, da Espanha e, Sociedad Antónima Artes cênicas, do Equador.

Programação
A programação inicia no sábado, 19 de outubro, às 10h, com o Circo Minimal da Cia Gente Falante, de Porto Alegre. Também no sábado, às 15h30, acontece uma intervenção especial do Grupo El Alma En Un Hilo, da Argentina. No domingo, 20 de outubro, as duas atrações retornam ao Largo Benito Urbani às 10h.
Em caso de chuva, as sessões do Circo Minimal serão canceladas e as caixas de lambe-lambe de bonequeiros de Canela, que ficam na praça João Corrêa durante o festival, serão colocadas no corredor principal da Estação Campos de Canella, ao lado da locomotiva.

Sábado, 19 de outubro
10h - Circo Minimal - Cia do Elefante de Porto Alegre (em caso de chuva espetáculo cancelado)
15h30min - Interferência - Grupo El Alma En Un Hilo - Argentina
Domingo, 20 de outubro
10h - Circo Minimal - Cia Gente Falante de Porto Alegre (em caso de chuva espetáculo cancelado)
10h - Interferência - Grupo El Alma En Un Hilo – Argentina

Sobre as atrações
Enderas Masugui – El Viaje de Luisa
Grupo: El Alma En Un Hilo
Luisa nunca se separa do seu telefone. Ela é viciada em selfies e redes sociais.
Pepe sente que seu tempo nos palcos terminou.
O velho teatro dorme coberto pela selva.
Luisa caminha até o mar.
O GPS falha.
O Enderas Masugui desperta…

Circo Minimal
Grupo: Cia Gente Falante  – Porto Alegre/RS
Circo Minimal é uma pequena ilha de sonhos, uma sala itinerante e com recursos técnicos independentes e miniaturizados com espetáculos curtos enfocando a situação do artista, face à realidade do mundo, artistas mínimos, pequenos animais amestrados retratados em tirinhas teatrais de quatro minutos com humor e poesia. Nesse ano CIRCO MINIMAL completa 16 anos de existência, tendo passado por quase todas as capitais brasileiras e Espanha, assistido por mais de 150.000 espectadores. 
Mais informações no site festivalbonecoscanela.com.br
fotos do Desfile em 2018, crédito de Sergio Azevedo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário