terça-feira, 1 de outubro de 2019

ABAV Expo contabilizou números expressivos em sua 47ª edição


“Foram mais de 2 mil marcas expositoras distribuídas em 27 mil m² de área”

A 47ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 52º Encontro Comercial Braztoa, encerrou na última sexta-feira (29/09) Dia Mundial do Turismo contabilizando números expressivos. A Feira reuniu a cadeia turística nacional com a presença de companhias aéreas, empresas marítimas, destinos nacionais e internacionais, operadoras, agências, DMCs, seguradoras e locadoras de veículos, entre muitos outros segmentos. Foram mais de 2 mil marcas expositoras distribuídas em 27 mil m² de área, superando números de edições passadas.

O Encontro Comercial Braztoa, reuniu as maiores operadoras brasileiras na apresentação de produtos e serviços formatados para a prateleira dos agentes de viagens; a Ilha Corporativa Abracorp, mostrou soluções para o setor de viagens corporativas e troca de experiências entre especialistas do segmento.
A tecnologia teve grande destaque na ABAV Expo:  no Espaço Inovação, parceria com a Travelport, foram apresentadas as tendências na área. Empresas consolidadas e startups mostraram inovações desenvolvidas especialmente para o mercado de turismo e ainda o Espaço Conectividade, área equipada com wi-fi e totens para carregar celulares, e um lounge de influenciadores, para uma grande ação digital.
Já a Vila do Saber, espaço dedicado à capacitação de profissionais de turismo, com curadoria do ICCABAV (Instituto de Capacitação e Certificação da ABAV), contou com grandes profissionais do mercado como mentores de cada uma das cinco arenas: Digital, Gestão, Mercado, Tecnologia e Transformação. Além das arenas, a Vila também ofereceu salas de treinamento no mezanino do Expo Center Norte.
O evento recebeu 29.416 participantes, gerando negócios, conhecimento e networking, ultrapassando a estimativa de crescimento de público para a edição 2019 (que era de 10% em cima dos 23,3 mil visitantes de 2018). A maior feira de negócios do setor de viagens e turismo da América Latina recebeu 2 mil marcas expositoras e gerou 1.700 empregos diretos e indiretos. 
Uma das grandes inovações deste ano foi a abertura ao público final no último dia do evento (27), quando aconteceu a Black Friday de Viagens, com venda de pacotes, produtos e serviços de turismo nacionais e internacionais com descontos entre 5% e 50%. Todos os roteiros foram elaborados por operadoras associadas à Braztoa e foram comercializados diretamente por agências associadas à ABAV durante o evento. Com isso, além de estimular a compra de pacotes, a organização da feira objetivou estreitar a relação entre agentes de viagens e consumidores finais, possibilitando que milhares de clientes tivessem acesso a um atendimento personalizado e com todo know how que os profissionais têm a oferecer.


Entrevista coletiva de imprensa com a Presidente da ABAV Nacional
O primeiro dia foi marcado por uma série de eventos oficiais, entre eles, uma coletiva de imprensa para debater os principais assuntos do setor. O encontro contou com a presença de Magda Nassar, presidente da ABAV Nacional, Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, secretário do Turismo do Estado de São Paulo, Roberto Haro Nedelciu, presidente da Braztoa, e jornalistas de todo o Brasil.
Da esquerda para a direita: Secretário de Turismo Vinícis Lummertz, Ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio, Magda Nassar presidente da ABAV Nacional, e Roberto Haro Nedelciu presidente da Braztoa
Magda Nassar apresentou números atualizados do turismo no Brasil “enquanto a economia cresce 0,4% e o volume de serviços cresce 0,8%, no Brasil, o turismo registrou crescimento de 3,2% de janeiro a julho deste ano*. É o setor que mais cresce mês a mês. Apenas em julho, US$ 598 bilhões foram injetados na nossa economia* com gastos de turistas estrangeiros, representando um aumento de 43,4%”, destacou. “Temos destinos nacionais e internacionais de peso e marcas muito importantes conosco”, comentou.

O ministro do Turismo falou sobre o que é necessário para o crescimento do setor no país. “Grécia, Portugal e México são exemplos de países que recuperaram suas economias com investimento em turismo”, e reforçou que desburocratização de processos e reformas tributária e fiscal são pontos a serem revistos para uma concorrência mais leal no setor.
Representante do destino anfitrião da ABAV Expo 2019, Vinicius Lummertz comentou sobre o programa ‘São Paulo Pra Todos’, do governo do Estado, e os esforços das autoridades para desenvolverem o destino turístico. “Já somamos, desde o começo da gestão, 499 novas frequências semanais no Estado e seis novos aeroportos no interior. Até o fim do ano, chegaremos a dez aeroportos em funcionamento”, comemorou. O secretário também fez um importante alerta: “O turismo cresce mais que a economia do Brasil e isso deveria representar uma mudança nas estratégias do país”.
Roberto Haro Nedelciu, presidente da Braztoa, aproveitou o encontro com a imprensa para comentar três novidades da associação. “A primeira é a Black Friday de Viagens, aqui na ABAV Expo, com 500 pacotes formatados exclusivamente por operadores da Braztoa e vendidos por agências associadas à ABAV”.  A segunda informação foi sobre o já consagrado Prêmio de Sustentabilidade Braztoa. A entidade recebeu número recorde de 180 inscrições, os cases finalistas já foram selecionados e os vencedores serão anunciados em cerimônia de premiação em novembro, na cidade de Canela, no Rio Grande do Sul. Por fim, o presidente anunciou que já foram definidas duas Experiências Braztoa em 2020: em junho, no Maranhão, e em agosto, em Minas Gerais.
Magda Nassar
As autoridades e representantes de entidades presentes também falaram sobre a isenção de visto para cidadãos dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália e a falta de reciprocidade para os viajantes brasileiros. “Há seis anos, o Brasil estava na lista de possíveis candidatos para a isenção de vistos dos Estados Unidos e, por uma série de critérios, não conseguiu. Mas a perda não é nossa, do Brasil, e sim, deles. São eles que deixam de receber nossos turistas e divisas vindas das viagens. Com essas dificuldades, muitos viajantes escolhem outros destinos”, explicou Magda. O ministro do Turismo concordou e disse que o governo brasileiro não podia aguardar a reciprocidade para isentar os viajantes estrangeiros. “Os turistas vindos de outros países gastaram 43% a mais, de janeiro a julho deste ano, do que no mesmo período do ano passado. Eu escolho a nossa economia girando a reciprocidade”, enfatizou.
 *Dados WTTC
Números do setor
O setor do turismo representa 8,1% do PIB brasileiro* e em 2018 registrou 6,9 milhões de empregos no Brasil. Só em 2018, 6,5 milhões de brasileiros viajaram; destes, 5 milhões para destinos dentro do Brasil**. Nos cruzeiros, a estimativa é que a temporada 2018/2019 tenha um impacto na economia brasileira acima de R$ 2 bilhões, considerando os 15% de aumento no total de viajantes embarcados***. E as viagens de negócios no Brasil cresceram 14,7% no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2018, e movimentaram R$ 5,57 bilhões****.
*Estudo do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), divulgado em março de 2019
**Dados Braztoa
*** Dados Clia
****Abracorp
Fotos Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário