“Foram mais de
2 mil marcas expositoras distribuídas em 27 mil m² de área”
A 47ª
ABAV Expo Internacional de Turismo e 52º Encontro Comercial Braztoa, encerrou na última sexta-feira
(29/09) Dia Mundial do Turismo contabilizando números expressivos. A Feira
reuniu a cadeia turística nacional com a presença de companhias aéreas, empresas marítimas,
destinos nacionais e internacionais, operadoras, agências, DMCs, seguradoras e
locadoras de veículos, entre muitos outros segmentos. Foram mais de 2 mil
marcas expositoras distribuídas em 27 mil m² de área, superando números
de edições passadas.
O Encontro Comercial Braztoa, reuniu
as maiores operadoras brasileiras na apresentação de produtos e serviços
formatados para a prateleira dos agentes de viagens; a Ilha Corporativa
Abracorp, mostrou soluções para o setor de viagens corporativas e troca de
experiências entre especialistas do segmento.
A tecnologia teve grande
destaque na ABAV Expo: no Espaço
Inovação, parceria com a Travelport, foram apresentadas as tendências na área. Empresas
consolidadas e startups mostraram inovações desenvolvidas especialmente para o
mercado de turismo e ainda o Espaço Conectividade, área equipada com wi-fi e
totens para carregar celulares, e um lounge de influenciadores, para uma grande
ação digital.
Já a Vila do Saber, espaço
dedicado à capacitação de profissionais de turismo, com curadoria do ICCABAV
(Instituto de Capacitação e Certificação da ABAV), contou com grandes
profissionais do mercado como mentores de cada uma das cinco arenas: Digital,
Gestão, Mercado, Tecnologia e Transformação. Além das arenas, a Vila também ofereceu
salas de treinamento no mezanino do Expo Center Norte.
O evento recebeu 29.416 participantes, gerando
negócios, conhecimento e networking, ultrapassando a estimativa de crescimento
de público para a edição 2019 (que era de 10% em cima dos 23,3 mil visitantes
de 2018). A maior feira de negócios do setor de viagens e turismo da América
Latina recebeu 2 mil marcas expositoras e gerou 1.700 empregos diretos e
indiretos.
Uma das grandes inovações
deste ano foi a abertura ao público final no último dia do evento (27), quando
aconteceu a Black Friday de Viagens, com venda de pacotes, produtos e serviços
de turismo nacionais e internacionais com descontos entre 5% e 50%. Todos os roteiros
foram elaborados por operadoras associadas à Braztoa e foram comercializados
diretamente por agências associadas à ABAV durante o evento. Com isso, além de
estimular a compra de pacotes, a organização da feira objetivou estreitar a
relação entre agentes de viagens e consumidores finais, possibilitando que
milhares de clientes tivessem acesso a um atendimento personalizado e com todo
know how que os profissionais têm a oferecer.
Entrevista coletiva de
imprensa com a Presidente da ABAV Nacional
O primeiro dia foi marcado por
uma série de eventos oficiais, entre eles, uma coletiva de imprensa para
debater os principais assuntos do setor. O encontro contou com a presença de Magda
Nassar, presidente da ABAV Nacional, Marcelo Álvaro Antônio, ministro do
Turismo, Vinicius Lummertz, secretário do Turismo do Estado de São Paulo,
Roberto Haro Nedelciu, presidente da Braztoa, e jornalistas de todo o Brasil.
Da esquerda para a direita: Secretário de Turismo Vinícis Lummertz, Ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio, Magda Nassar presidente da ABAV Nacional, e Roberto Haro Nedelciu presidente da Braztoa |
O ministro do Turismo falou
sobre o que é necessário para o crescimento do setor no país. “Grécia, Portugal
e México são exemplos de países que recuperaram suas economias com investimento
em turismo”, e reforçou que desburocratização de processos e reformas
tributária e fiscal são pontos a serem revistos para uma concorrência mais leal
no setor.
Representante do destino
anfitrião da ABAV Expo 2019, Vinicius Lummertz comentou sobre o programa ‘São
Paulo Pra Todos’, do governo do Estado, e os esforços das autoridades para
desenvolverem o destino turístico. “Já somamos, desde o começo da gestão, 499
novas frequências semanais no Estado e seis novos aeroportos no interior. Até o
fim do ano, chegaremos a dez aeroportos em funcionamento”, comemorou. O
secretário também fez um importante alerta: “O turismo cresce mais que a
economia do Brasil e isso deveria representar uma mudança nas estratégias do
país”.
Roberto Haro Nedelciu,
presidente da Braztoa, aproveitou o encontro com a imprensa para comentar três
novidades da associação. “A primeira é a Black Friday de Viagens, aqui na ABAV
Expo, com 500 pacotes formatados exclusivamente por operadores da Braztoa e
vendidos por agências associadas à ABAV”. A segunda informação foi sobre o já consagrado
Prêmio de Sustentabilidade Braztoa. A entidade recebeu número recorde de 180
inscrições, os cases finalistas já foram selecionados e os vencedores serão
anunciados em cerimônia de premiação em novembro, na cidade de Canela, no Rio
Grande do Sul. Por fim, o presidente anunciou que já foram definidas duas
Experiências Braztoa em 2020: em junho, no Maranhão, e em agosto, em Minas
Gerais.
Magda Nassar |
*Dados WTTC
Números do setor
Números do setor
O setor do turismo representa
8,1% do PIB brasileiro* e em 2018 registrou 6,9 milhões de empregos no Brasil.
Só em 2018, 6,5 milhões de brasileiros viajaram; destes, 5 milhões para
destinos dentro do Brasil**. Nos cruzeiros, a estimativa é que a temporada
2018/2019 tenha um impacto na economia brasileira acima de R$ 2 bilhões,
considerando os 15% de aumento no total de viajantes embarcados***. E as
viagens de negócios no Brasil cresceram 14,7% no primeiro semestre deste ano,
na comparação com o mesmo período de 2018, e movimentaram R$ 5,57 bilhões****.
*Estudo do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC),
divulgado em março de 2019
**Dados Braztoa
*** Dados Clia
****Abracorp
**Dados Braztoa
*** Dados Clia
****Abracorp
Fotos Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário