quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Ilhéus recebe o 4º Encontro da Confraria dos Jornalistas de Turismo do Brasil


“Ter servido de cenário para as obras de Jorge Amado é só um dos atrativos da cidade de Ilhéus”
A partir deste sábado (24) jornalistas integrantes da Confraria dos Jornalistas de Turismo do Brasil- CONJOTUR vão se reunir em Ilhéus/BA.
A Confraria dos Jornalistas teve uma motivação muito especial para a escolha de Ilhéus para sua 4ª reunião: prestar homenagem ao Jornalista Hans Tosta Schaeppi, falecido recentemente.
Schaeppi foi, seguramente, o mais aguerrido defensor dos interesses de Ilhéus, para o que destinou toda a sua personalidade multifacetada: engenheiro civil, construtor, hoteleiro, agricultor, pecuarista, industrial, comerciante, jornalista, artista plástico e teatrólogo (premiado) poeta e compositor.


Sua fábrica de Chocolate Caseiro Ilhéus é um patrimônio cultural da cidade. Foi a primeira fábrica de chocolates artesanais da Bahia e do Norte/Nordeste do País. Se tornou conhecida pela produção de chocolates de origem e que levavam nomes de personagens de romances do escritor Jorge Amado.
Mas foi como jornalista que mais revelou o seu incondicional amor por Ilhéus. Durante vinte anos escreveu no jornal A Tarde, a coluna “Hotelaria e Turismo”; escreveu também no jornal regional Agora e na Gazeta do Turismo, sempre defendendo o crescimento da atividade turística da Bahia e do município de Ilhéus.
A  CONJOTUR vai reivindicar que a memória deste polivalente profissional seja preservada em praça pública na cidade que tanto amou, a fim de que seu exemplo constitua, permanentemente um modelo para a comunidade.

Programação
Uma intensa e variada programação será cumprida nos três dias em que os jornalistas da Confraria estarão em Ilhéus, entre 24 e 28 próximos. No sábado, 25, está programada uma reunião dos Confrades no Ilhéus Praia Hotel, oportunidade em que será formalizada a homenagem junto à família de Schaeppi. À noite, será a oportunidade da visita aos dois points ícones na cidade: o Vesúvio e o Bataclan.

No domingo, visita ao Resort Canabrava.  Segunda-feira estão reservados encontros com as autoridades e personalidades do município e city tour aos pontos turísticos de Ilhéus, com destaque a Catedral de São Sebastião.
Presentes ao Encontro os jornalistas Carlos Casaes e Edmundo Lemos (Bahia), José Carlos de Araújo (Ceará), Luiz Felipe Moura (Pernambuco), Flávio Gomes de Barros e Ivaldo Pinto de Barros (Alagoas), Sérgio Moreira (Minas Gerais), Arnaldo Moreira (Rio de Janeiro) e Neneca Campos (Rio Grande do Sul).
Fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário