“Estudo foi apresentado na reunião da
Câmara de Turismo da Fecomércio, aconteceu durante o Encatho de 24 a 26 de
julho, em Florianópolis”
Conhecer profundamente o cenário hoteleiro catarinense, segmento
fundamental na atividade turística, motivou a realização do estudo da Federação
do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina- Fecomércio SC em
parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Santa Catarina –
ABIH SC, que traçou o Perfil Hoteleiro de Santa Catarina.
“Pretendemos com esse levantamento construir informações
relevantes que auxiliem e fomentem o desenvolvimento da hotelaria catarinense”,
afirmou o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. Para o presidente da
ABIH, Osmar Vailatti, a parceria entre as entidades agrega valor e representatividade “É de
suma importância termos noção do tamanho e analisarmos os números do segmento
que atuamos”, avaliou Vailatti.
Entre as características levantadas, o hotel é o meio de
hospedagem mais presente no Estado (63,4%), prevalece a gestão familiar (74,2%)
e a média do número de empregados chega a 20,6 por empresa. Os indicadores
também demonstram o percentual de adaptação dos hotéis para as mais diversas
necessidades dos hóspedes. Atualmente 57,7% das unidades habitacionais possuem
acessibilidade, mas apenas 44,1% ofertam segurança e acessibilidade em todo o
estabelecimento. Quadro parecido também na disponibilização de piscina, mais da
metade não possui (54,5%) e significativos 78,6% não ofertam nenhum tipo de
ambiente fitness aos hóspedes.
Conectados com o mercado
O turismo representa hoje, para Santa Catarina, 12,5% do PIB estadual,
gerando emprego e renda e os empresários hoteleiros estão atentos ao cenário
promissor. A pesquisa apontou percentual significativo de meios de hospedagens
que trabalham com empregados bilíngues 70,4%. Os meios de hospedagens
catarinenses estão antenados à realidade das agências de viagem on-line (OTA)
com 83,8% utilizando esse recurso.
A pesquisa também trouxe os números do setor de 2017 referentes a todo o
grupo de meios de hospedagens que apresentaram uma taxa de ocupação estadual de
56%, com destaque para a região da Grande Florianópolis com expressivos 59,7%.
Em média os hóspedes gastaram com diárias o valor de R$224,00, com tempo de
permanência médio de 2,81 dias.
Destaques do perfil hoteleiro catarinense
Fonte: Assessoria Fecomércio
Nenhum comentário:
Postar um comentário