“Em parceria inédita com a Argentina,
Instituto e empresários do trade brasileiro passam por quatro cidades da China
para promover seus atrativos”
Cerca de 600 representantes de
empresas do trade turístico chinês participaram de roadshows promovidos
pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), entre os dias 14 e 23 de maio,
nas cidades de Pequim, Shanghai, Cantão e Hong Kong. Em parceria com a
Argentina, destinos e atrativos dos dois países sul-americanos foram
apresentados a empresas, operadores, emissivos, agências governamentais,
agências de turismo e companhias aéreas chinesas.
“Consideramos uma missão
ousada, por estar em lugares onde o Brasil ainda não havia sido promovido pela
Embratur. Além disso, é um mercado com características muito peculiares em
relação a outros mercados tradicionais. Para o chinês, o Brasil ainda é um
mistério. Por isso, nessa missão, tivemos a chance de apresentar e revelar o quão
interessante nosso País é. Hoje, a China é o principal parceiro comercial do
Brasil e nós queremos fortalecer nossos negócios no setor do turismo também. As
relações entre os países são muito boas. O povo chinês vê o brasileiro com bons
olhos”, comentou a presidente do Instituto, Teté Bezerra.
Diretora
de Mercados Internacionais da Inprotur Argentina, Nachi Vilardo, e o
coordenador-geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo da
Embratur, Alisson Andrade
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Dando continuidade às ações de
promoção conjunta de Brasil e Argentina na China, a comitiva trabalhou, em
especial, Foz do Iguaçu, destino compartilhado entre ambos e uma das sete
maravilhas da natureza do mundo.
“No mercado chinês é
importante explorar o segmento de Ecoturismo, com foco em destinos de natureza.
O turista chinês busca pelo mundo destinos únicos, onde ele vai ter experiência
em contato com a natureza, de uma forma muito particular. E, hoje, o Brasil, que
é o número um em recursos naturais, tem atrativos que não se compara a nenhum
outro lugar, principalmente pelo tamanho do nosso País e pelo o que temos a
oferecer. O potencial de oferta que o Brasil tem combinado com a Argentina é
imbatível a outros concorrentes”, explicou o coordenador-geral de Inteligência
Competitiva e Mercadológica do Turismo da Embratur, Alisson Andrade.
Além das capacitações
ministradas, o coordenador da Embratur esteve reunido com representantes da
Embaixada do Brasil em Pequim e com os consulados-gerais das três cidades
chinesas, para alinhar estratégia de promoção do Brasil no país. Além disso,
eles debateram a possibilidade de mais eventos futuros para promover os
destinos brasileiros na China.
Atualmente, a China emite para
o mundo mais de 135 milhões de turistas e são aqueles que mais gastam em suas
viagens. Desses, vêm para o Brasil cerca de 60 mil todo ano. “Isto é, o que
recebemos está muito aquém daquilo que a gente poderia receber”, destacou
Alisson. O objetivo dessa missão foi levar o setor privado brasileiro para
trocar experiência com o trade chinês e fazer negócios.
Além de Foz do Iguaçu, outros
destinos que também são demandados pelo público chinês, foram apresentados ao
trade como é o caso de Rio de Janeiro, Manaus e o Pantanal, conhecidos por
oferecer atrativos com foco nos segmentos de Ecoturismo e Turismo de Aventura.
Após as apresentações, os empresários brasileiros presentes na missão se
encontravam com os representantes do trade chinês para rodada de negócios,
evento de networking e de relacionamento para aprofundar a relação entre as
duas nações.
De acordo com o representante
da Embratur na ação, a atuação no mercado chinês se deu em um momento propício,
já que, no fim do ano passado, houve facilitação do visto brasileiro para
viagens com o período mais extenso de entrada e de múltipla entrada. “O
conjunto desses fatores abre uma excelente janela de oportunidade que é a
potência chinesa. Eles viajam e gastam cada vez mais”, concluiu.
fotos:divulgação
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