sábado, 2 de junho de 2018

Booking.com relaciona futebol e viagens em pesquisa


Já em clima da Copa do Mundo, a Booking.com montou uma acomodação inspirada na Rússia dentro do Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Até amanhã, (domingo, 3 de junho), os torcedores têm a oportunidade de aproveitar uma experiência única e interativa de viagem aliada ao futebol. A empresa construiu um quarto de hotel baseado na cultura russa, com objetos do país e decoração inspirada nos empreendimentos locais.
Segundo acreditam os representantes da Booking, o objetivo dessa imersão não é apenas mostrar para o público como é uma acomodação russa. É intenção também deixar claro a função da plataforma no mercado de viagens.
Pensando nisso, a Booking.com analisou o comportamento dos brasileiros e de mais 3 países latino-americanos (Argentina, Colômbia e México), em uma pesquisa que envolveu viagem, futebol   e como estes dois assuntos se relacionam na rotina dos entrevistados.
Pesquisa analisou o comportamento dos torcedores
Para apresentar o resultado da pesquisa, estiveram presentes Maria Isabel Leme, gerente da Booking.com, Luiz Cegato, gerente para América Latina, Eric Klug, diretor-executivo do Museu do Futebol, e o ex-jogador Juliano Belletti. 
O resultado apontou que o futebol é realmente a paixão nacional do brasileiro, já que quase três quartos (73%) afirmam gostar do esporte, sendo que 31% deles são verdadeiros fanáticos pelo esporte. Enquanto isso, na Argentina, 70% dos entrevistados dizem curtir futebol, mostrando que nesse ponto a rivalidade é, como sempre, acirrada. O México empata com os argentinos, porém, o país com maior interesse em futebol, na verdade, é a Colômbia, com 90%.
Quanto a acompanhar seu time em outra cidade ou em outro país, quase metade (47%) dos brasileiros acham a ideia interessante, mas não considerariam fazer a viagem com esse objetivo. No entanto, 14% dos brasileiros já acompanharam ao menos um jogo fora, à frente dos argentinos (13%).
De todo modo, o futebol não costuma ser deixado para escanteio durante uma viagem. Cerca de metade (53%) faz pelo menos uma viagem doméstica por ano e a pesquisa mostra que as férias são uma ótima oportunidade para visitar estádios famosos, conhecer a história de equipes importantes e assistir a jogos. Mais da metade (57%) considera visitar um estádio durante uma viagem e 50% dizem que compram ingressos para uma partida se descobrem que há um jogo no local durante os dias de passeio. E, claro, 3 em cada 10 (32%) não deixam de levar a camisa do seu time na mala.
Torcedor que é Torcedor acompanha a equipe 
Quando o assunto é a importância de seguir um time não importa onde ele vá jogar, 12% dos brasileiros são categóricos ao dizer que “torcedor que é torcedor acompanha a equipe onde quer que seja” (16% dos mexicanos e argentinos e 14% dos colombianos têm a mesma opinião) e 14% dos brasileiros já viajaram para ver seu time jogar em outras cidades ou países, enquanto 13% dos argentinos e 16% dos mexicanos fizeram o mesmo. Os colombianos viajam mais atrás do seu time de futebol, já que 26% tiveram essa experiência.
Sobre a distância que estão dispostos a percorrer para ver seu time de perto, os latino-americanos têm perfis parecidos, pois 27% dos mexicanos e colombianos dizem que viajariam para cidades vizinhas, seguidos de argentinos (24%) e brasileiros (23%). Já 21% dos mexicanos iriam até outro estado. Os brasileiros (12%) ficam à frente de argentinos e colombianos (6%).
Quando o desafio é cruzar o mundo atrás do time, a disputa fica entre Colômbia e Argentina (22% x 20%), enquanto Brasil e México ficam na retaguarda, empatados em 10%.
E quando pensam em viajar para ver um jogo, os torcedores não querem ir sozinhos: 97% dos brasileiros, colombianos e mexicanos e 94% dos argentinos querem ir com família  ou amigos.
Apesar da experiência não ser a mesma, ver jogo pela TV também é um passatempo muito presente na vida de todas as nacionalidades. Mas nesse ponto a goleada é brasileira: 46% afirmam que ficar em frente ao televisor toda semana para assistir a uma partida de futebol, independentemente de quem esteja jogando. Pouco mais de um terço (39%) dos argentinos têm o mesmo hábito, seguidos da Colômbia e México que empatam em 31%.
A pesquisa foi feita em abril, com 800 pessoas, homens e mulheres, com idades entre 18 e 56 anos, de todas as classes sociais no Brasil, México, Colômbia e Argentina.
Visitariam um estádio
Comprariam ingressos para um jogo
Levam a camisa do time na mala
Brasil
57%
50%
32%
Argentina
57%
60%
36%
Colômbia
74%
75%
43%
México
62%
60%
33%

Nenhum comentário:

Postar um comentário