sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Porto Alegre na segunda posição entre os dez destinos turísticos brasileiros

Porto Alegre  ficou na segunda posição  entre os dez destinos turísticos brasileiros que mais se desenvolveram no último ano, segundo o estudo do  Índice de Competitividade do Turismo Nacional divulgado pelo Ministério do Turismo. A capital  dos gaúchos  alcançou 80 pontos em uma escala de 0 a 100, conquistando o  nível 5 de competitividade, o mais alto do estudo. A primeira posição ficou com São Paulo (82,5 pontos). 
O índice mede a evolução de 65 destinos considerados indutores do turismo brasileiro, entre capitais e não capitais, em 13 aspectos que compõem a atividade turística: infraestrutura geral, qualidade de acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos, marketing e a promoção do turismo, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, ambientais e culturais.
A média geral dos destinos monitorados foi de 59,5 pontos: as capitais com média de 68,2 pontos  e os demais municípios com  53,4 pontos.
As  cidades com o melhor nível de desenvolvimento turístico foram, na ordem: São Paulo (85,5), Porto Alegre(80);  Belo Horizonte (78,5 pontos); Rio de Janeiro (78,5 pontos); Curitiba (77,9 pontos); Foz do Iguaçu (76,9 pontos); Recife (76 pontos); Brasília (75,2 pontos); Salvador (75 pontos) e Florianópolis (74,2 pontos). Em termos nacionais, esta foi a maior pontuação desde a implantação do estudo,  iniciada em 2008.
A ferramenta de monitoramento que avalia a capacidade de um destino,  foi desenvolvida pelo Ministério do Turismo e pelo Sebrae, com execução da Fundação Getúlio Vargas.
A cerimônia de divulgação dos dados realizada em Brasília contou com a presença do ministro do Turismo, Vinicius Lages.
fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário