sábado, 3 de maio de 2014

Parada Gay reune milhares de pessoas em São Paulo

Neste domingo (4) a 18ª edição da Parada LGTB de São Paulo, reúne milhares de pessoas na Avenida Paulista e região, em um dos eventos que mais movimenta público na capital paulista apresentando  um crescimento médio de  20% ao ano.
De acordo com a Associação Internacional de Viagens GLS, todos os anos acontecem 250 paradas do orgulho gay pelo mundo, além de 300 eventos e debates sobre o tema. Segundo o site GaydarNation.com o Brasil é considerado um dos dez melhores destinos para o público gay. 
A parada gay foi o segundo evento com maior público em São Paulo no ano passado, com 3,3 milhões de pessoas, muitas delas vindas de outras regiões do país e até do exterior. Ficou atrás apenas da Virada Cultural, que reuniu quatro milhões pessoas em diversas programações pela cidade paulistana.
Em 2013 a  movimentação promovida na cidade pelo segmento gerou um impacto de R$ 59,5 milhões na economia, sendo R$ 3,2 milhões só nos dias da parada do orgulho gay, segundo a São Paulo Turismo (SPTuris). Em uma pesquisa sobre o segmento realizada pelo Observatório do Turismo de São Paulo, existem cerca de 80 estabelecimentos voltados exclusivamente para o público LGTB na cidade: casas noturnas, bares e restaurantes. Durante os dias que antecedem e  que se seguem à Parada Gay, o número de pessoas nestes estabelecimentos chega a dobrar, somando cerca de 100 mil pessoas.
Pesquisas apontaram que 40% dos participantes é turista, a grande maioria turistas brasileiros, entre os estrangeiros predomina a  Argentina, Estados Unidos, Peru e Holanda. Cerca de 53,3% dos visitantes da Parada Gay são homens e metade do público total possui uma renda até cinco salários mínimos.
O evento tem o apoio do Ministério do Turismo e foi antecipado por causa da Copa do Mundo. 
Foto: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário