domingo, 6 de abril de 2014

Encatho encerrou, possibilitando momentos de negócios, troca de ideias e experiências

Programação diversificada reuniu de 2 a 4 abril empresários, profissionais e estudantes do turismo e da hotelaria em Florianópolis (SC)
 
O 28º  Encontro Catarinense de Hoteleiros – Encatho,  que apresentou o tema “Sustentabilidade na Hotelaria”  é uma  promoção da Associação Brasileira das Industrias de Hotéis de Santa Catarina- ABIH/SC. O evento compartilhou com empresários, estudantes e representantes do segmento,  casos de sucesso e oportunidades para o setor. Palestrantes de renome abordaram temas  ligados a sustentabilidade ambiental e utilização da água com economia.
O diretor presidente da ABIH-SC, Samuel Koch abriu a solenidade relembrando o tema das últimas edições e a importância de cada um deles. Para Samuel, o tema “sustentabilidade”, desta edição, é um assunto de extrema importância, discutido mundialmente, mas ainda com poucos exemplos de implantação na realidade hoteleira. “O futuro será resultado das práticas do nosso presente, por isso, a cultura de sustentabilidade começa com você, comigo, com cada um de nós. O primeiro passo para preservar o meio ambiente é se reciclar, mudar ideias, valores e hábitos”, enfatizou o presidente da ABIH-SC.
Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer experiências implantadas com sucesso em  hotéis e pousadas sustentáveis, conhecer produtos ecologicamente corretos e  participar de convênios para tornar os meios de hospedagem mais eficazes energeticamente.
O tema sustentabilidade no turismo ganha, a cada dia, maior destaque na percepção do público, incluindo-se o reconhecimento da importância do planejamento de longo prazo, pois ser sustentável não está ligado apenas às questões ambientais, mas também, as dimensões econômica e sociocultural. 
Os painéis, seminário de turismo e hotelaria, simpósio de governança e feira de negócios aconteceram  simultaneamente, o que possibilitou momentos de qualificação profissional, troca de experiências e ótimos negócios.
O evento encerrou em grande estilo  com a palestra magna “Excelência e liderança em tempos de mudança” com a palestrante Dulce Magalhães, que mais uma vez encantou o público com sua sabedoria e simpatia.
Eventos Paralelos
 A 26ª edição da  Exprotel,  uma feira especializada em Produtos e Serviços para Hotéis mais uma vez   reuniu as melhores marcas do mercado  possibilitando que  as empresas expositoras e  visitantes tivessem oportunidade de mostrar as novidades do setor  concretizando  negócios  vantajosos através do contato direto entre os fornecedores e os consumidores.
O setor de governança responsável pelo maior número de funcionários de um empreendimento do setor, necessitam estar constantemente treinados e qualificados facilitando, assim, o processo de incorporar novas
medidas sustentáveis que resultam em redução de custos, desperdícios e geração de resíduos. O 6º  Simpósio de Governança apresentou algumas práticas sustentáveis para estes profissionais.
 O 4º Fórum de A&B apresentou  um panorama atualizado e as tendências da Gastronomia Sustentável em todos os seus aspectos envolvendo os diferentes setores da área de Alimentos e Bebidas dos hotéis, restaurantes, bares e similares.

A segunda edição do Prêmio Maria Helena Petry Makovieck, homenageou Jô Cintra (Joseli de Almeida de Ulhôa Cintra). Com um curriculum que inclui  ter sido  presidente do Conselho Municipal de Turismo, presidente do Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, proprietária da primeira empresa de turismo sob medida do Estado de Santa Catarina, Jô é um dos nomes mais influentes hoje na área do turismo.
A ABIH-SC tem homenageado o brilhante trabalho de homens à frente do turismo catarinense. Este ano, o “Prêmio João Eduardo Amaral Moritz”  homenageou Valdir Rubens Walendowsky . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário