quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Começa o 25º Festival do Turismo de Gramado

Este ano o Festival do Turismo de Gramado chega à  sua 25ª edição e abordará com força o tema sustentabilidade, em mais uma antecipação às principais tendências do mercado mundial.
Durante dois dias– 8 e 9 de novembro -   de intensa atividade,  mais de 14 mil profissionais altamente qualificado e com poder de decisão,  vão  circular  pelos 20 mil metros quadrados de feira, conferindo os mais de 2.500 expositores,  distribuídos em cerca de 350 estandes
Os diretores do Festuris 
Nossa Senhora de Caravaggio abençoará o 25º Festuris

Como já é tradição no Festival do Turismo de Gramado, novamente uma santa abençoará o evento.  O  município  gaúcho de Farroupilha é o convidado do 7º Salão do Turismo Cultural e Religioso com  sua santa de devoção: Nossa Senhora de Caravaggio.
Esse é o quarto ano que uma santa vem ao Festuris para abençoar o evento. Em 2010, foi Nossa Senhora Aparecida (Santuário de Aparecida/SP); em 2011, o Círio de Nazaré (Belém/PA), e 2012, Nossa Senhora Medianeira (Santa Maria/RS).

Destinos do turismo de vinhos no Estado

O 2º Salão de Enoturismo  lança dois novos roteiros de turismo de vinhos – “Compassos da Mérica, Mérica”, de Flores da Cunha, e “Caminho do Moscatel”, em Farroupilha . Eles irão compor, com outras dez rotas, o espaço coletivo dos roteiros gaúchos a serem apresentados a operadores, agentes e profissionais de turismo de todo o País.

O estande tem a coordenação do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), em parceria com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares - Região Uva e Vinho e apoio das secretarias de Turismo (Setur) e de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) do Estado do Rio Grande do Sul. As regiões da Serra, Campanha e do Alto Uruguai terão espaços tematizados para aproximação direta com o trade de turismo.


Reunião Almoço da Cadeia da Hospitalidade

Como faz tradicionalmente a ABIH/RS, realiza na sexta-feira, dia 8, no Hotel Continental de Canela, sua reunião almoço quando presta sua homenagem aos seus amigos.
 Neste ano a ABEOC BRASIL RS - Associação Brasileira de Empresas de Eventos, também vai prestar suas homenagens.

Agraciados com o Tí­tulo "Amigos" 

Pela ABIH Kalil Sehbe Neto Secretário de Esportes e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul; Paul Whelan  Executivo da MATCH, responsável  pela articulação  das hospedagem do mega evento Copa do Mundo FIFA e
Nestor Tissot,  Prefeito de Gramado
Pela ABEOC Abgail Pereira Secretária  de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul,  Luiz Fernando Moraes Secretário  de Turismo de Porto Alegre,
Alexandre Sampaio Hoteleiro do Rio de Janeiro, Presidente da FBHA e
Jose Reinaldo Ritter ,  Hoteleiro de Porto  Alegre e Presidente da ABIH/RS

Congresso voltado à sustentabilidade

Com o tema central “Turismo – A Vanguarda da Economia Sustentável”, as discussões em torno da sustentabilidade têm destaque, mas também serão desenvolvidos pelos palestrantes assuntos como turismo de negócios, turismo criativo, ecoturismo, competitividade e mídias sociais. O congresso do Festuris será realizado nas manhãs dos dias 8 e 9 de novembro, no Centro de Convenções do Serrano Resort.
Em 2013, com a entrada da empresa organizadora do Festuris (Marta Rossi & Silvia Zorzanello – Feiras e Empreendimentos) na Organização Mundial do Turismo (OMT), foi identificada a importância do turismo para tornar o planeta cada vez mais sustentável e, assim, melhorar a qualidade de vida da população. Márcio Favilla diretor-executivo de Competitividade, Relações e Associações da OMT, vai dissertar sobre o tema em torno das dimensões econômica, sócio-cultural e ambiental da sustentabilidade em destinos turísticos, com abordagens  de práticas do turismo sustentável nos meios de hospedagem, ecoturismo e turismo de aventura e atitudes que transformam o turismo.
Luiz Fernando Moraes secretário de turismo de Porto Alegre, vai falar sobre  turismo criativo e sua importância para posicionar a capital gaúcha  como um destino cultural e criativo,  um produto diferente e competitivo no Brasil.
Anita Pires, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos-  Abeoc Brasil vai apresentar um painel sobre turismo de negócios, ou turismo corporativo.
            

Agenda
7 DE NOVEMBRO – QUINTA-FEIRA                                                             
14h – ENTREGA DO TROFÉU SILVIA ZORZANELLO
Local: Câmara de Vereadores de Gramado
A distinção é anualmente destinada a alguma personalidade do turismo que contribuiu para o desenvolvimento de Gramado. Em 2013, será entregue ao vice-presidente Comercial e de Marketing da Avianca, Tarcísio Gargioni. 
20h – SOLENIDADE DE ABERTURA
Local: Palácio dos Festivais
Abertura oficial do evento, com a presença de autoridades nacionais e internacionais. Homenagem especial pela 25ª edição do Festuris. 
22h – FESTA DE ABERTURA “FESTA DAS FESTAS”
Local: Sociedade Recreio Gramadense
O Rio Grande do Sul é o Estado anfitrião do Festival do Turismo de Gramado e estará oferecendo a Festa de Abertura. Atração: Os Fagundes (grupo tradicionalista gaúcho).

8 e 9 DE NOVEMBRO – SEXTA-FEIRA E SÁBADO
8h30 – CONGRESSO “SUSTENTABILIDADE, A VANGUARDA DO TURISMO SUSTENTÁVEL”
Local: Centro de Convenções – Hotel Serrano Resort
Na sexta-feira, o congresso terá painéis com Márcio Favilla (Organização Mundial do Turismo), Wilken Souto (Ministério do Turismo), Anita Pires (Abeoc), Luiz Fernando Moraes (Secretário do Turismo de Porto Alegre) e Daniela Pilla (Ocean Turismo)
O sábado, segundo e último dia do congresso, se destacará pelas palestras de Paulo Kendzerski (WBI Brasil), Roberto Sanchat (Sanchat Tour) e Celio Saraiva (Uneworld). O destaque será o encerramento, com o doutor em Comunicação Dado Schneider, que abordará “Vendas no século XXI – mudar ou morrer”.

FEIRA DE NEGÓCIOS - DIA 8 - DAS 14H ÀS 20H / DIA 9 - DAS 14H ÀS 19H
Local: Serra Park
1-      Segmentação e novos salões – A segmentação é uma das marcas mais fortes do Festuris, com a localização de estandes em salões. O tema do evento inspira um desses novos salões: o de Sustentabilidade. Serão expositores os Estados do Mato Grosso do Sul e Pará, Sebrae (Pousadas Sustentáveis, Parque Nacional Aparados da Serra e Rio de Janeiro), Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro, Canela, Rota das Emoções e Sesi. Já o Salão Mice-Abeoc Brasil é voltado a eventos corporativos, um mercado que cada vez mais ganha espaço no País.
2-      Rodadas de Negócios - As Rodadas de Negócios do Sebrae nesta edição têm enfoque no grande evento mundial que o Brasil receberá no próximo ano: a Copa do Mundo. Com o tema “Venda Brasil – Roteiros Segmentados Copa 2014”, o objetivo é que destinos expositores apresentem seus atrativos aos profissionais presentes na feira e abrir as portas para parcerias comerciais. A presença de jornalistas é uma das inovações de 2013.
3-      Salas de capacitação - Para desenvolver temas e debates de interesse do trade turístico, haverá espaços específicos de capacitação durante os dois dias da feira.
4-      Mobilidade na feira - A organização do evento criou uma nova dinâmica para otimizar o fluxo dos 14 mil visitantes aguardados nos dois dias de feira. A partir desta edição, o acesso e a saída dos pavilhões do Serra Park serão feitos em pontos distintos.
5-      Mamuth - Sistema de acessibilidade em aeroportos, com conectores para acesso às aeronaves, o “Mamuth” será apresentado durante a feira. Este equipamento, desenvolvido pela empresa gaúcha Ortobras, venceu a licitação para ser instalado nos aeroportos administrados pela Infraero. Medindo 7 metros de altura e 14 metros de comprimento, será o meio de acesso à Sala de Imprensa do Serra Park. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário