terça-feira, 10 de maio de 2022

Connection movimenta Gramado a partir de amanhã

 “Imersão de conteúdo e experiências trará palestrantes nacionais e internacionais para debater tendências e futuro das viagens"

quinta edição do Connection começa amanhã (11) e segue até sexta-feira (13), no Palácio dos Festivais, com uma programação arrojada e inovadora que oferece conteúdo sobre tendências, futuro e experiências imersivas. O evento será híbrido e provocará debates ligados aos eixos do Cinema, Turismo e Economia. Mais de 500 pessoas são esperadas pela organização do evento.

Com o tema “Da Ficção à Realidade: O Futuro das Viagens”, o Connection também abordará o turismo cinematográfico, fazendo uma conexão com os 50 anos do Festival de Cinema de Gramado, completados em 2022. Neste eixo, o evento discutirá o papel das Film Commissions e o impacto que as produções audiovisuais promovem em destinos e localidades, fomentando o turismo e transformando comunidades.

Serão debatidos ainda temas como economia criativa, o futuro das viagens, cidades inteligentes, nômades digitais e o futuro do dinheiro. 

Abertura Oficial

Filme Trekking Terra dos Cânions

A abertura oficial do evento acontece na Rua Coberta, às 17;30, conduzida pelo ator Werner Schunemann, quando também será aberta a exposição de destinos gaúchos com foco em film commissions .Depois haverá a exibição do filme "Trekking Terra dos Cânions: Expedição São José dos Ausentes", premiado no Festival de Cinema de Gramado em 2019. 

Palestrantes

                                                                      @ Cleiton Thiele
Entre os nomes presentes na parte de conteúdo do evento estão: Thiago Lacerda (Ator), Werner Schunemann (Ator, diretor e roteirista), Carlos Alves (Diretor Executivo da Record RS), Mário Villar (Invattur Espanha), Gabriela Schwan (Swan Hotéis), Rosa Helena Volk (Gramadotur), Roger Wingert (Cara de Mau/Gatzz), Leandro Benincá (Um A Menos Na Poupança), Claudia Mara Borges (Turismo RS), Joana Braga (Porto Alegre Film Commission), Jorge Céspedes (Festival de Cine de Punta del Este) e muito mais.

Experiências

Da abertura ao encerramento, os participantes estarão em uma atmosfera única. O evento une o glamour do conteúdo apresentado pelas manhãs no Palácio dos Festivais, com as experiências em roteiros e empreendimentos de Gramado. Entre as experiências confirmadas estão o Gatzz Dinner Show, o Vita Boulevard, o Museu do Festival de Cinema e a Festa da Colônia de Gramado. 

Exposição de destinos gaúchos

Durante o Connection, a Rua Coberta receberá a exposição de destinos gaúchos que trabalham com foco em film commissions e no setor audiovisual. Nos dias 12 e 13 de maio, das 9h às 19h, quem circular pelo local poderá interagir e conhecer melhor o trabalho realizado pelos destinos. Além disso, na Rua Coberta haverá apresentações artísticas e um espaço para o PAMA Gramado comercializar produtos em prol da entidade

Mesa redonda discutirá diretrizes para estruturação de polos audiovisuais e film commissions

Centro de Cultura de Gramado
Na quinta-feira (12), às 14h será realizada no Centro de Cultura de Gramado uma reunião para discutir a elaboração de diretrizes para estruturação de polos audiovisuais e film commissions. A mesa redonda será liderada pelo SEBRAE/RS e Governo do RS, através das Secretarias de Turismo e Cultura, contando com a participação do Instituto Estadual de Cinema (IECINE) e film commissions convidadas. 

A intenção do encontro é unir um grupo de técnicos e convidados para promover uma discussão e chegar a um entendimento sobre um conjunto de diretrizes para que destinos possam se estruturar e fortalecer o segmento de audiovisual, promovendo o turismo cinematográfico e desenvolvendo o viés da economia criativa. 

"O nosso objetivo é inspirar através de cases e referências, planejando um trabalho mais consistente em conjunto. Vamos reunir municípios que trabalham de forma estruturada o setor audiovisual com outros que buscam uma estruturação. Queremos provocar o debate e construir uma proposta que oriente e sirva como diretrizes para os destinos", destaca a coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do Sebrae/RS, Amanda Paim.  O encontro é uma promoção do SEBRAE/RS e Governo do Estado. 

Encerramento

Assim como na abertura, no enceramento será exibido filme que destaca os destinos gaúchos. O escolhido "A Cabeça de Gumercindo Saraiva" (2018), dirigido por Tabajara Ruas, será exibido na sexta-feira, 13 de maio, às 14h. Baseado em fatos reais, a história de Gumercindo Saraiva retrata o fim do século XIX, onde a Revolução Federalista marcou o sul do Brasil. 

"Nossa intenção é mostrar como um filme pode divulgar um destino, seja através de sua história ou de paisagens marcantes. Acreditamos que os filmes levam os espectadores a uma experiência imersiva única. Por isso, no Connection apresentamos uma forma inovadora para falar sobre diferentes abordagens relacionadas ao Turismo e ao Cinema", destaca a CEO do Connection, Marta Rossi. 

fotos divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário