quarta-feira, 29 de maio de 2019

Fenadoce 2019 apresenta as novidades da 27ª edição

A contagem regressiva para a 27º edição da Fenadoce já começou, e em 2019 ela promete encantar os visitantes com o tema "Patrimônio Nosso”.
A edição deste ano conta com uma experiência única através do aplicativo Turismo Virtual em Pelotas, que já está disponível e conta com uma área exclusiva para a Fenadoce 2019. Durante o período que antecede a Fenadoce é possível acompanhar até mesmo uma contagem regressiva para o dia 05 de junho, além das principais informações sobre o evento.
 Corte da Fenadoce 2019: rainha Kaiana Spiering e as princesas Kathlen Prestes e Carolina
A Fenadoce 2019 contará com 373 estandes, 250 expositores, 42 estandes de doces, 62 expositores da Agricultura Familiar, e gastronomia interna com 14 lanchonetes e 4 restaurantes. As atrações tradicionais também estão confirmadas: a Cidade do Doce com suas delícias, a Praça de Alimentação e sua diversidade gastronômica, o Parque de Diversões, e os inúmeros produtos e serviços dos expositores.

Projeto Cultural em destaque
Dezesseis artistas que compõe o elenco de artes cênicas da Fenadoce 2019 irão circular pelos corredores da feira cantando e dançando Pelotas e  sua história . Os artistas são uma representação de barões, baronesas, mulheres negras, homens negros, entre outros personagens,  fazendo uma releitura da Pelotas do século XVIII, desde a construção das charqueadas.
Quem vai contar essa história serão personagens inspirados em Barões e Baronesas Pelotenses abolicionistas: o Barão e a Baronesa de Caqui, o Barão e a Baronesa da Aliança e o Barão e a Baronesa de São Gonçalo, personagens que são releituras dos verdadeiros barões de Pelotas. Junto deles Sebastião, Benedita, Casimiro, Núbia, Bento, Flora e Esperança compõem o núcleo de personagens que registram a importância dos negros para a cidade de Pelotas e que vão levar ao público marchinhas de carnaval que falam sobre, a Pelotas do sal, do açúcar, da dança, da libertação, do carnaval e do tambor de sopapo.
O Centro de Eventos da Fenadoce vai receber painéis com 6 metros de altura, do designer e artista Leandro Selister. O trabalho de Leandro estará em destaque no Espaço Arte do Doce, onde o público verá cinco representações do patrimônio pelotense: o Mercado Público, a Biblioteca, o Xafariz das Nereidas, o Teatro 7 de abril e a cozinha do Museu do Doce. Além disso, 21 fotografias de detalhes do patrimônio poderão ser acessadas por meio de QR Codes, e compartilhadas gratuitamente pelas redes sociais.
Os visitantes da Fenadoce 2019  ainda poderão apreciar o trabalho de Selister em conjunto com as bordadeiras do Grupo Doces Linhas, do Museu do Doce, coordenado pela professora da UFPel, Antonieta Dall'igna. O grupo composto por 12 bordadeiras da terceira idade, bordaram em tecido alguns desenhos de detalhes do patrimônio de Pelotas, feitos pelo artista.

Realidade aumentada no app Turismo Virtual


A tecnologia será uma grande aliada do artista Leandro Selister, responsável pelas artes e fotografias que poderão ser conferidas na feira.  O painel com 21 fotografias apresentando detalhes do patrimônio arquitetônico de Pelotas poderão ser acessadas pelo smartphone através do aplicativo Turismo Virtual. Será possível inclusive baixar e compartilhar as imagens em suas próprias redes sociais. Os visitantes poderão estar na feira e sentir-se ao mesmo tempo dentro das ilustrações representadas por Leandro através da realidade aumentada no aplicativo. 

SERVIÇO FEIRA
O que: Feira Nacional do Doce - Fenadoce 2019
Data: 5 a 23 de junho de 2019
Local: Centro de Eventos Fenadoce (Av. Presidente Goulart com a BR-116) – Pelotas (RS)
Horário: seg a quin, das 14h às 22h; sex, das 14h às 23h; sábados, domingos e feriado, das 10h às 23h.


Credito fotos: Rafael Takaki

Nenhum comentário:

Postar um comentário