quinta-feira, 16 de maio de 2019

Canela celebra sua 59ª Romaria e Festa a Nossa Senhora de Caravaggio


“A Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio, que está em sua 59ª edição, é o mais antigo evento da cidade e um dos maiores eventos religiosos do Estado”

Nos primeiros anos, o evento era apenas para a comunidade de Região, mas com investimentos no Romaria e Festa a Nossa Senhora de Caravaggio vem crescendo, bem como a programação, que nesta edição, conta com  3 finais de semana de festejos.
No domingo, 12 de maio, dia das Mães, ocorreu a primeira romaria do evento - Procissão Luminosa, quando os presentes iluminaram o caminho com velas e lanternas, trazendo um ar intimista, levando a reflexão e oração.
A programação prossegue com a  Romaria Motorizada e de Motociclistas que  sairá da Igreja Matriz às 9h, do dia 19 (domingo), rumo ao Santuário, distante 7km do centro da cidade. Frotas de empresas, automóveis particulares, caminhões, e centenas de motociclistas buscam as bênçãos da Santa Milagrosa neste dia. Na chegada haverá Missa Campal e gastronomia diversa ao meio-dia.
No dia 25 de maio (sábado) acontece a Romaria dos Jovens e Jornada Diocesana da Juventude. Com um dia dedicado a eles, jovens da maioria das paróquias da Diocese de Novo Hamburgo participam do evento. Após a Missa Campal, que ocorre quando os romeiros chegam no Santuário, muitas atividades dedicadas a juventude estão programadas, encerrando, às 15h30, com show da Irmã Ana Paula, que faz parte da congregação das Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo. Milhares de jovens são esperados para o evento, que está tendo a participação da juventude católica de Canela e de Novo Hamburgo na organização, para que desde a animação da Romaria, até a liturgia da Missa, bem como todas as atrações ao longo do dia seja do agrado deste público.
No dia mais esperado do evento, 26 de maio, dia de Nossa Senhora de Caravaggio, será a vez da Romaria a Pé, a maior do evento. Milhares de devotos homenageiam a Mãe Maria com a caminhada de 7km, da Catedral de Pedra até o Santuário. Alguns para pagar promessas, outros para agradecer por graças alcançadas e, até aqueles que participam com a única intenção de rezar. É nesta romaria que encontramos o maior número de pagadores de promessas que carregam grandes cruzes, fazem o percurso de pés descalços, carregam crianças vestidas de anjo e, velas enormes, enfim, são as mais diversas manifestações de fé e devoção. Para recepcionar os devotos, antes da Missa Campal, os organizadores estão programando surpresas que vão emocionar os presentes. Show com o escritor, compositor e cantor, sacerdote da Diocese de Caxias do Sul Padre Ezequiel Dal Pozzo fará parte das atividades no último de evento, que terá, pela primeira vez, Missa Campal, às 16h, encerrando a programação do mês de maio no Santuário de Caravaggio de Canela.
Monumento da Prece
As romarias dos Jovens e a Pé saem da Igreja Matriz às 8h, em direção ao Santuário de Caravaggio de Canela.
Em todos os dias do evento, a gastronomia contará com restaurante de comida caseira, churrasco e galeto para as famílias que preferem fazer piquenique no parque, lanches, doces e, o tradicional pastel de massa caseira, que sempre é o mais procurado.
Cerca de 100 mil pessoas são esperadas neste mês, no Santuário, que recebe devotos não só nos dias de romaria.
A realização da festa religiosa é da  Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário