domingo, 27 de maio de 2018

Brasil está entre os 20 países que mais recebem eventos internacionais no mundo


“O ranking da ICCA, divulgado nesta semana, mostra também que o Brasil continua ocupando a 1ª colocação entre os países da América Latina”
ExpoCenter Norte em São Paulo
O Brasil se mantém entre os 20 países que mais sediam eventos internacionais no mundo. De acordo com os critérios da ICCA (Associação Internacional de Congressos e Convenções), responsável pelo banco de dados do segmento turístico de Negócios e Eventos, o País se manteve, ainda, na primeira colocação entre os que mais receberam na América Latina em 2017.
 O ranking global tem na liderança dos Estados Unidos com 941 eventos, seguido pela Alemanha com 682 e o Reino Unidos com 592. O Brasil aparece na 16ª posição com 237 eventos.
 A presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Teté Bezerra, reforçou que a chance de incrementar ainda mais esses números está na modernização da autarquia e na aprovação dos projetos do Brasil+Turismo, plano de desenvolvimento do setor do Ministério do Turismo, que trará mais investimentos para o setor.
 "A Embratur, responsável pela coordenação do assunto, investe no Programa de Apoio à Captação e Promoção de Eventos Internacionais desde 2004, com o intuito de sensibilizar e mobilizar a cadeia produtiva do turismo MICE para consolidar o Brasil como um destino de encontros e eventos internacionais. Essa estratégia traz muita visibilidade para o nosso País, porém ainda precisamos de mais investimento", comentou. O MICE (Meetings, Incentives, Congress & Events) é o segundo segmento que mais contribui no fluxo internacional de visitantes para o Brasil, logo após do Lazer. 
“Muitos países entenderam o potencial do turismo de eventos como solução para sazonalidade de fluxo turístico, manutenção de infraestrutura turística e melhorias logísticas dos destinos tornando, assim, o segmento uma prioridade de promoção. Em dez anos, países como Portugal, China e Austrália despontaram no ranking alcançando lugares de destaque. O Brasil, que já sediou grandes eventos, é um destino excelente para sediar congressos e convenções agregando todo o potencial natural e cultural inerente ao País. Faz-se necessário, assim, priorizar a promoção turística de forma segmentada para ocupação da infraestrutura de eventos e hotelaria em geral com os turistas de negócios”, explicou o diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur, Gilson Lira.
Dentre as cidades brasileiras, São Paulo é a primeira (com 55 eventos), seguida do Rio de Janeiro (48),  Florianópolis (15), Foz do Iguaçu (15), Brasília (13), Campinas (8), Salvador (7), Curitiba (6), Porto Alegre (6), Natal (5), Recife (5), Fortaleza (4) e Belo Horizonte (3).
São considerados para o calendário da ICCA apenas os eventos associativos e itinerantes, que tenham três edições ou mais, com o mínimo de 50 participantes. A capital paulistana está na frente, por exemplo, de cidades como Washington (51) e Nova York (47).
Rio de Janeiro, 2ª no ranking

fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário