Degustação de vinho, espumante, suco de uva e muita comida típica estão na programação do Filó do Trem, dia 2 de junho, em Bento Gonçalves
Um resgate cultural e histórico marca o Filó do Trem, a bordo da Maria Fumaça – Trem do Vinho em Bento Gonçalves, região Uva e Vinho da Serra Gaúcha. O passeio acontece dia 2 de junho, às 18h40 e às 21h, e leva o visitante a uma viagem no tempo com a possibilidade de conhecer, vivenciar e participar de um legítimo filó da cultura italiana.
Principais responsáveis pela colonização da Serra Gaúcha os imigrantes italianos deixam um vasto legado cultural, gastronômico e de lazer para seus descendentes, e o Filó do Trem quer valorizar estas tradições. “O filó é um resgate, uma volta ao passado de quando as pessoas se reuniam na casa de uma família, dialogavam, compartilhavam a comida, faziam trabalhos manuais, cantavam, contavam histórias, buscavam forças para superar as dificuldades e comemoravam as conquistas”, explica Susana Tercila Giordani, descendente de italianos e diretora da Giordani Turismo, empresa responsável pelo passeio.
O Filó do Trem faz esse resgate cultural, incluindo visita ao Parque Temático Epopeia Italiana, viagem de trem - passando pelas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa -, degustação de vinho, espumante, suco de uva, e cardápio típico com polenta mole com molho, salame, queijo, copa e pão. Artistas e músicos fazem apresentações e integração dos passageiros nas paradas das estações férreas e dentro dos vagões durante o percurso de 23 quilômetros e aproximadamente 2 horas de duração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário