quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Ano Novo Chinês Começa Amanhã


As celebrações marcam o início do festival da Primavera”
Representado pelo cachorro, o ano 4716 do calendário chinês será celebrado com muita festa nesta sexta-feira (16) não só na China, mas também em vários países.
Muitos países do Oriente seguem o tradicional calendário, que é diferente do Ocidente. Cada ano é representado por um dos 12 animais que atenderam ao chamado de Buda para uma reunião.
O ano que se inicia amanhã é o do cachorro e, segundo o horóscopo chinês, é um bom momento para mudar o estilo de vida.
Neste período a China literalmente para: mais de 100 milhões de trabalhadores tiram folga e milhões de chineses viajam às suas cidades natais para comemorar o feriado ao lado de familiares.
Somadas, as viagens de todos eles formam o que alguns consideram hoje o maior movimento migratório do planeta. 
 Ano Novo a cerimônia mais importante do calendário chinês

Segundo a tradição chinesa, a comemoração é muito festiva com danças típicas, desfiles, shows, artes marciais, feng shui,  gastronomia e meditação.
De acordo com a tradição, as preparações para o Ano Novo Chinês começam em meados do 12º mês lunar e prolongam-se até meados do 1º mês do ano lunar.
A data é celebrada como uma festa familiar, um tempo dedicado para a reunião e os agradecimentos. A comemoração destaca-se pelas cerimônias religiosas de agradecimento à terra, aos céus, aos deuses do lar e aos ancestrais da família. Os parentes falecidos são lembrados com grande respeito, uma vez que foram responsáveis pela fundação e consolidação da fortuna e da glória da família.
Na China, durante os dias da festa, as ruas, os parques, as lojas e, até as casas, são ornamentadas com lanternas vermelhas, flores e fitas coloridas. As cores vermelho e dourado são predominantes na comemoração. O vermelho, que representa fogo e sucesso, simboliza a transformação, o movimento e a vida, por isso as mulheres preferem usar essa cor para atrair sorte e amor ao longo do ano. Lançam-se fogos de artifícios para espantar os maus espíritos, o azar e as más energias.Muitas famílias colam nas portas das casas um papel colorido com o ideograma Felicidade.
véspera do Ano-Novo é certamente o dia mais significativo, os chineses limpam e arrumam a casa, cortam o cabelo e fazem oferendas aos deuses que protegem o lar. É no jantar, que a família se reúne para se despedir do velho ciclo e iniciar o novo. São preparados pratos que trazem sorte, riqueza e felicidade. Não faltam os bolinhos em forma de lingotes de ouro, o peixe que representa dinheiro, as tangerinas ou laranjas da sorte, e sempre é servido um prato à base de arroz e talharim, que representam prosperidade e longevidade. 
Na noite do Ano-Novo, todas as portas e janelas devem estar abertas à meia-noite, para deixar o velho ano sair. No 1º dia do ano, não se deve varrer a casa, porque pode levar para fora a sorte. 

"Chunyun" a maior migração humana do planeta terra
As migrações do Festival da Primavera, também conhecidas como o “chunyun”, acontecem quando centenas de milhares de chineses regressam às suas cidades ou viajam por todo o país para celebrar o Ano Novo Chinês.
Este ano, os viajantes realizarão cerca de 2,98 bilhões de viagens durante o período “chunyun”, que começou no dia 1 de fevereiro e terminará no dia 12 de março.
Este êxodo exerce uma enorme pressão sobre o sistema de transporte.
O número de viagens de trem atingirá os 390 milhões, um aumento anual de 8,8%. Para reforçar a capacidade de transporte ferroviária, mais 1.152 serviços de trem foram antecipadamente programados, e mais 1.330 após o festival, com 3.819 trens em operação todos os dias.
O número de viagens rodoviárias deverá atingir os 2,48 bilhões, uma queda de 1,6% em comparação com o ano passado, e o número de viagens aéreas poderá superar os 65 milhões, um crescimento anual de 10%, enquanto as viagens de barco deverão chegar aos 46 milhões durante o mesmo período.

O Signo Chinês do ano de 2018 é o Cachorro do elemento Terra
O Ano do Cão é tempo de refletir sobre o coletivo, sendo favorável pensar de forma mais ecológica, na natureza.
O símbolo maior do cachorro é a fidelidade, o companheirismo, a lealdade, o serviço desinteressado, o amor incondicional.
Concluindo um ciclo de 60 anos, Ano do Cachorro de Terra deverá promover uma revisão da condição humana, do caráter, da educação, moral, vida social, do cuidado com idosos, o despertar da consciência coletiva. Projetos ambiciosos, melhor aproveitamento dos recursos, redução da poluição, mais qualidade de vida, deverão ter seu destaque. O ano dominado pelo auspício do cachorro, geralmente, é assolado por conflitos violentos, porém, a energia guerreira adviria quando associado ao elemento metal.
O ano do Cão de Terra, que representa fidelidade e constância, começará em 16 de fevereiro de 2018 e acabará em 05 de fevereiro de 2019.

Datas do feriado para o Ano Novo Chinês de 2018

CHINA
Os feriados oficiais para o ano lunar chinês 2018 na China continental dura 7 dias: de 15 de fevereiro de 2018 até 21 de fevereiro de 2017
HONG KONG
O feriado de Ano Novo chinês 2018 em Hong Kong dura 3 dias: de 16 de fevereiro de 2018 até 19 de fevereiro de 2018
CINGAPURA
O feriado para o Ano Novo Chinês de 2018 em Singapura dura 2 dias: de 16 de fevereiro de 2018 até 17 de fevereiro de 2018
VIETNÃ
O feriado nacional para o Ano Novo Vietnamita de 2018 no Vietnã dura 6 dias: de 15 de fevereiro de 2018 até 20 de fevereiro de 2018
TAILÂNDIA
O Ano Lunar Tailandês de Ano Novo 2018 na Tailândia dura 3 dias: de 16 de fevereiro de 2018 até 18 de fevereiro de 2018
TAIWAN
O feriado para o Ano Novo Lunar 2018 em Taiwan dura 6 dias: de 15 de fevereiro de 2018 até 20 de fevereiro de 2018
MALÁSIA
O feriado nacional para o Ano Novo Chinês de 2018 na Malásia dura 2 dias: de 16 de fevereiro de 2018 até 17 de fevereiro de 2018
FILIPINAS
O feriado especial não-trabalhando para o Ano Novo Chinês 2018 nas Filipinas dura 1 dia: 16 de fevereiro de 2018
fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário