terça-feira, 4 de julho de 2017

Aplicativo conta as histórias da região portuária do Rio de Janeiro

 “Museu do Ontem", mostra fatos e segredos da região
O “Museu do Ontem”, é um aplicativo que utiliza tecnologia de geolocalização, o que permitirá às pessoas conhecerem histórias da região portuária do Rio de Janeiro, que vão da chegada da família real ao Brasil até fatos do passado recente. A ideia é caminhar pela região do porto e conhecer histórias pouco conhecidas que têm a ver com o local.
Segundo Natalia Viana, codiretora da Agência Pública e uma das responsáveis pelo projeto “o aplicativo é uma mistura de jornalismo, tecnologia, arte e Pokémon Go. Na nossa versão a pessoa vai lá, captura histórias e vai guardando”.
Ao chegar a cada um dos pontos, a história com relação ao local é liberada. Ela pode ser contada a partir de reportagens escritas e vídeos. Trechos do livro 1808, do jornalista Laurentino Gomes, e anúncios de escravos publicados nos jornais do Rio no século 19 também são exibidos, através de áudios gravados pela cantora Anelis Assumpção.
Até o momento, 160 lugares foram mapeados - a ideia dos criadores é ampliar os pontos, e o próprio aplicativo permitirá o envio de sugestões. É possível observar a região pelo mapa atual ou por aquele do Rio dos anos 1830, redesenhado a partir do traço da artista plástica Juliana Russo. São cinco rotas temáticas: o Tour da Corrupção; o Tour do Terror; o Tour do Samba, o Tour dos Fantasmas que assombram o centro do Rio; e um tour por momentos-chave da história do Brasil que aconteceram ali, como a chegada de Dom João, Abolição, Tiradentes, República, Getúlio Vargas, João Goulart, Comício da Central, Diretas Já...

O aplicativo está disponível para ser baixado de forma gratuita no Google Play e na Apple Store.

Nenhum comentário:

Postar um comentário