quarta-feira, 6 de maio de 2015

Dia do Vinho: duas semanas de celebração do enoturismo e da gastronomia

Em sua sexta edição, o Dia do Vinho passa a ter quinze dias de muita celebração na Serra, na Campanha Gaúcha e em Porto Alegre. O evento inicia no dia 22 de maio e segue até o dia 7 de junho.  O mapa enoturístico e gastronômico na região da serra gaúcha é formado pelos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Antônio Prado, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Veranópolis. Na Campanha Gaúcha, as visitas, degustações, passeios e parrilladas acontecem em Bagé, Dom Pedrito, Itaqui e Santana do Livramento. Na capital gaúcha, a Feira do Vinho. Este ano com a adesão de São Roque/SP, colonizada por italianos que cobriram suas encostas com vinhedos, transformando a histórica cidade na Terra do Vinho. Sua “Estrada do Vinho”, via de 10 quilômetros repleta de vinícolas, é refúgio dos paulistanos que buscam a tranquilidade, clima e excelente infraestrutura a apenas 60 km de São Paulo.
A lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul, sempre no primeiro domingo de junho, foi promulgada em 12 de dezembro de 2003. A primeira celebração da data  em 6 de junho de 2004, contou com programação na Serra Gaúcha envolvendo empreendedores e entidades. E em Porto Alegre a encenação da chegada dos imigrantes italianos ao Rio Grande do Sul, no Cais do Porto e Feira do Vinho. 
Edição 2015 – 15 dias com o Melhor do Mundo do Vinho
Ao todo, são mais de 150 empreendimentos das cadeias vitivinícola, gastronômica e turística engajados com atrações específicas e descontos promocionais, envolvendo empreenderes e trabalhadores, muitos deles de núcleo familiar, por centenas de quilômetros do Estado.
De 22 de maio até o dia 7 de junho serão mais de 35 eventos destaque como jantares harmonizados, cursos de degustação, filó, concursos, feira do vinho, workshops, oficina de fotografia. Hotéis, atrativos, restaurantes, vinícolas, agências de viagens e supermercados oferecem descontos e produtos diferenciados.
Um dos destaques é o “Brinde o Dia do Vinho” que convida para postar foto brindando o Dia do Vinho no período do evento na sua  fan page oficial: facebook.com/dia do vinho. As nove fotos mais curtidas receberão uma diária em uma das cidades participantes da programação.
De 3 à 7 de junho na Usina do Gasômetro, acontece a 12ª Feira do Vinho em Porto Alegre,  com venda direta ao consumidor com preços especiais e entrada franca. No domingo, dia 7 junho data comemorativa do “Dia do Vinho”,  é  encenado a chegada dos Imigrantes de barco pelo Guaíba com a participação especial das Comunidades Italianas de Monte Belo do Sul e Garibaldi. Dom Jaime Spengler,Arcebispo de Porto Alegre, realiza a benção do Pão de Vinho  e é feita a  entrega das Comendas Amigos do Vinho, durante coquetel de encerramento das festividades.  

A programação completa pode ser conferida no site www.diadovinho.com.br

fotos: divulgação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário