segunda-feira, 11 de maio de 2015

Brasil 28º destino mais competitivo do mundo

Divulgado na semana passada, a edição 2015 do Travel & Tourism Competitiveness Report, que elege os” Países mais Competitivos do Mundo”.   Foram avaliados 141 paises analisando 14 critérios que refletem a forma como os países obtêm benefícios econômicos e sociais sustentáveis através do setor das viagens e do turismo. O relatório foi elaborado pelo WEF – Fórum Econômico Mundial em colaboração com outras entidades internacionais, como a Bloom Consulting e a Deloitte, incluindo pesquisa de opinião com 15 mil executivos.
Liderado, pelo segundo ano consecutivo, pela Espanha, traz o Brasil na 28ª colocação, que saltou mais de 20 posições na lista. Na última edição, o país ocupava o 56° lugar. O Brasil é o primeiro colocado da América Latina, com o México próximo em 30º (apesar de receber um número muito maior de visitantes).
“A Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 no Rio levaram a investimentos significativos em infraestrutura e conectividade, ajudando o país a conseguir a 41ª posição em infraestrutura aeroportuária e a 3ª em número de estádios de esporte. Com sua biodiversidade rica, o Brasil é primeiro no ranking em recursos naturais e número de espécies conhecidas”, diz o relatório.
Turismo pode prosperar mesmo sem riqueza 
"A diversidade deste índice mostra que os países não têm de ser ricos para fazerem o setor do turismo florescer", afirma, em comunicado, Roberto Crotti, economista do Fórum Económico Mundial, acrescentando, no entanto, que "muitas nações têm de trabalhar ainda mais para fazer frente aos desafios do turismo e das viagens".
Entre os esforços a ser feitos estão, segundo Crotti, "as alterações nas políticas de atribuição de vistos, a melhor promoção da herança cultural e a proteção ambiental". "Além de melhorarem o turismo, estas mudanças podem, por seu lado, estimular o crescimento económico e a criação de emprego", destaca o especialista.
Os primeiros 10 lugares do 'ranking' são dominados por destinos turísticos tradicionais como França, Alemanha, EUA, Reino Unido, Suíça, Austrália, Itália, Japão e Canadá. Ao nível dos mercados emergentes, os destaques vão para a China (17.º) e o Brasil (28.º), que, este ano, subiram ao “Top 30.    No final da relação aparece Angola, Guiné o Chade   
 20 países melhores avaliados

1. Espanha Pontuação: 5,3
2. França    Pontuação: 5,2
3. Alemanha Pontuação: 5,2
4. Estados Unidos Pontuação: 5,1
5. Reino Unido Pontuação: 5,1
6. Suíça Pontuação: 5
7. Austrália Pontuação: 5
8. Itália Pontuação: 5
9. Japão Pontuação: 4,9
10. Canadá Pontuação: 4,9
11. Singapura Pontuação: 4,9
12. Áustria Pontuação: 4,8
13. Hong Kong Pontuação: 4,7
14. Holanda Pontuação: 4,7
15. Portugal Pontuação: 4,6
16. Nova Zelândia Pontuação: 4,6
17. China Pontuação: 4,5
18. Islândia Pontuação: 4,5 19.
Irlanda Pontuação: 4,5
20. Noruega Pontuação: 4,5
28. Brasil

 Fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário