quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Turismo brasileiro investe em transparência

Sistemas  permitem consultar obras da pasta e controlar demandas  externas


O Ministério do Turismo tem trabalhado intensamente para manter uma gestão transparente e acessível a todos os cidadãos. Em 2012, técnicos do MTur desenvolveram o Sistema de Acompanhamento dos Contratos de Repasse Siacor.
O sistema pioneiro no governo federal,  permite a qualquer pessoa consultar, em tempo real, a situação de obras e projetos realizados com recursos do ministério. Segundo a Caxia Economica Federal, o Ministério já repassou mais de R$ 9 bilhões para investimentos no turismo em todo o país, totalizando quase 20 mil obras, distribuídas em 4.540 municípios brasileiros.

O sistema permite acompanhar os valores liberados, o percentual de execução e a situação de cada obra, com informações detalhadas por estado e município.
O programa oferece também um serviço de cadastro inteligente de solicitações de órgãos de controle: o Sistema de Controle das Demandas Externas. A ferramenta, que pode ser acessada pelo site, direciona os pedidos a áreas específicas da pasta e monitora o prazo das demandas por meio eletrônico.
O esforço de modernização e o aumento da transparência na gestão rendeu reconhecimento de órgãos de controle do governo, como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria Geral da União (CGU).
Em dezembro do ano passado, no dia Internacional Contra a Corrupção, o MTur foi premiado no I Concurso de Boas Práticas pela criação e implantação do SIACOR e do CDE. Ao todo 47 projetos de 17 ministérios se inscreveram na disputa.
Os cidadãos, prestadores de serviços e entidades do setor contam ainda com outros canais para estreitar a comunicação com a pasta, como as redes sociais do MTur, presentes em dez plataformas (Facebook, Twitter, Google +, Instagram, Pinterest, Blog, Orkut, Flickr, Youtube e Soundcloud) e a Ouvidoria. Neste último caso, o contato pode ser feito por meio do e-mail ouvidoria@ turismo.gov.br, ou pelo atendimento gratuito no telefone nº 0800- 606-8484.

Série institucional 
O Ministério do Turismo produziu uma série de oito curtas sobre as principais ações da pasta. A campanha “Turismo em Cena” destaca os programas de formação e qualificação profissional, investimentos em cidades históricas e turismo de negócios, além de avanços em competitividade, infraestrutura turística e reforço aos parques nacionais.
As ações do MTur vão ao encontro das metas previstas no Plano Nacional de Turismo 2013-2016, que prevê o crescimento do turismo interno e a chegada de estrangeiros, além de um acréscimo nos postos de trabalho no setor, impulsionando a competitividade
do turismo brasileiro.
Assista aos vídeos:

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