quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Porto Alegre, um destino criativo


No universo de um bilhão de turistas que circulam hoje pelo mundo, um perfil de viajante se diferencia: aquele que deseja transformar sua viagem em aprendizado e desenvolvimento pessoal, em uma oportunidade de expansão de sua criatividade. Viajar é muito mais que conhecer monumentos, museus, praias: é aproveitar o que o destino oferece  mergulhar na sua cultura local, em suas mais variadas formas de expressão e seu modo de vida – o turista c riativo, uma nova geração do Turismo.
Porto Alegre é a primeira cidade brasileira a ter um programa de Turismo Criativo e é a única representante do continente sul-americano na Criative Tourism Network, rede internacional criada em 2012, na Espanha.
Para promover o debate, disseminar conhecimento ao mercado turístico e estimular a adoção da nova prática em outros destinos,  foi promovida a 1ª Conferência Brasileira de Turismo Criativo  nesta terça e quarta-feira (22 e 23).
foto Adriana Franciosi PMPA
O evento foi realizado no Theatro São Pedro que completou 155 anos de história e de íntima relação com a vida cultural da cidade, no coração do Centro Histórico de Porto Alegre. 
O secretário municipal de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, recebeu de Caroline Couret , que comanda a Creative Tourism Network® e Barcelona Creative Tourism,  a placa de Creative City, perante uma plateia de mais de 600 pessoas, vindas de vários estados brasileiros e cidades do interior do Estado
O Secretário contou como nasceu o conceito do Turismo Criativo na cidade.“Os destinos são feitos de pessoas, cabe a nós descobrir como atrai-las”, disse. Como exemplo citou os Caminhos Rurais, programa que contempla a zona rural da cidade, e o Turismo de Saúde através do Health Care Cluster.
Moraes mostrou os passos para o desenvolvimento do programa e apresentou os quatro eixos que norteiam o Porto Alegre Turismo Criativo: Informação (coleta, mapeamento de dados, sensibilização dos parceiros e avaliação e classificação dos atrativos); Desenvolvimento e qualificação da oferta (capacitação dos parceiros, 1ª Conferência Brasileira de Turismo Criativo e observação das boas práticas); Monitoramento e avaliação (avaliação, indicadores e meios de verificação) e Relacionamento e Promoção (relações
institucionais e relações comerciais).
O programa está em fase de promoção. “Estamos atuando na estratégia de promoção. Entre as ações, estão a entrada de Porto Alegre como membro da Creative Tourism Network® e da Organização Mundial de Turismo (OMT).

Creative Tourism Network

Caroline Couret,  diretora da Creative Tourism Network, apresentou o projeto da rede criada em Barcelona, em 2010, para estimular e promover os destinos de Turismo Criativo no mundo. A rede reúne  destinos consagrados como Paris e Barcelona, pequenas cidades como Biot, povoado da França com 9 mil habitantes, e até bairros, como Bela Vista, de Barcelona. ”Isso pode parecer assombroso, mas na rede a ideia é que esses destinos trabalhem em conjunto na identificação do turista de Turismo Criativo, aquele viajante que não se satisfaz em conhecer cartões postais, mas que quer fazer parte da vida dos lugares e das suas comunidades”, Segundo a palestrante; “Neste segmento tornamos rentável o que já existe e agregamos valor ao destino a partir do trabalho colaborativo de seus atores”,
Caroline citou  exemplos de cidades consagradas por modelos tradicionais de Turismo, como Ibiza, famosa por suas praias e discotecas, que começou a quebrar a sazonalidade do fluxos turístico com propostas criativas como a oferta de cursos de DJ e de produção de vídeos subaquáticos. Citando Porto Alegre  Caroline  observou “- O pôr do sol que vi aqui é fantástico e um recurso excelente para se oferecer oficinas de fotografia”.

Caroline Couret - foto divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário