sexta-feira, 26 de abril de 2013

Boas Perspectivas para o Turismo Mundial


Márcio Favilla de Paula, diretor-executivo da Organização Mundial de Turismo – OMT  apresentou um quadro muito singular do turismo mundial, em sua participação na abertura do World Travel Market Latin America 2013, em São Paulo. De acordo com Márcio Favilla, o setor em âmbito internacional manteve sua trajetória de crescimento na última década. “O ano de 2012 chegamos a exatas 1.035 bilhão de chegadas no planeta, superando em 4% os 997 milhões de 2011 e alcançando a previsão de crescimento proposto pela OMT que era em torno dos 3% a 4%” informou.
O valor todas das exportações geradas pelo turismo em 2012  foi de US$ 1.3 trilhão, o equivalente a US$ 3.5 bilhões ao dia.
Dois outros fatos mereceram destaque especial no turismo mundial, O primeiro, segundo Favilla, foi a incorporação à carta da reunião de cúpula dos lideres do G-20, reconhecendo o turismo como instrumento de crescimento econômico e de geração de emprego. Complementando: “esse fato foi o resultado das conclusões do estudo da WTTC e OMC que mensurou o impacto positivo das 20 maiores economias do mundo, em termos de geração de empregos, decorrentes do aumento do fluxo de turistas e de receitas”.
Por último, o executivo citou a inclusão do termo “Turismo Sustentável” como uma das áreas temáticas do documento final aprovado pelos países presentes na  Rio+20. “Esse foi um grande passo, considerando que conseguimos incluir o Turismo Sustentável ao lado de segmentos importantes como energia, oceanos, água, alimentação, dentre outras”, afirmou.
Conclui dizendo que estes segmentos da socioeconomia serão prioridade das comunidades internacionais nas próximas décadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário