“Serra Verde Express capacita funcionários e se prepara para lançar o primeiro vagão boutique adaptado do Brasil”
"A Serra Verde
sempre proporcionou experiências a todos os públicos, mas após a parceria com a
Broder, plataforma que oferece companhia especializada para pessoas com
necessidades especiais, percebemos que podíamos aprimorar nosso olhar para este
público”, explica Adonai Arruda Filho, diretor geral da Serra Verde
Express. Foi assim que a Broder passou de parceria para consultoria e começou a
treinar os colaboradores e terceirizados que atendem diretamente os
passageiros.
Aproximar para compreender
A capacitação foi dividida em sete temas, abrangendo deficiências visuais, mobilidade, intelectuais, auditivas, transtornos mentais, até questões de gênero, raça e idade. “Queremos mostrar que o universo da pessoa com deficiência não é inatingível. É quase como conhecer um indivíduo de outro país, de outra cultura, é preciso entender o contexto para assimilar as demandas”, diz Eduardo Ramires, CEO da Broder.
A primeira parte da
consultoria é o cliente oculto. Pessoas com deficiência vivenciam a
experiência do trem da Serra Verde, identificam os pontos fortes e as
oportunidades de melhoria. “Depois, esse relatório é apresentado para os
colaboradores nos treinamentos. Neles, sempre trazemos um especialista e uma
personalidade PNE que tenha a ver com o tema”, conta Ramires. De acordo com
ele, é uma forma de aproximar os colaboradores à realidade daquele público e
transformar a capacitação em uma troca de experiências.
“O legal é que a cada cliente
oculto que é realizado periodicamente, há uma evolução”, aponta
Ramires. Ele informa que nos relatórios posteriores, pontos de melhorias
apontados já não são mais identificados. “Sinal de que a capacitação está
surtindo efeito”, completa.
Um público que só cresce
Em 2022, a Serra Verde Express recebeu 608 passageiros portadores de necessidades especiais, número que já foi superado este ano, com 708 pessoas até agora. “É um cliente ávido por oportunidades de entretenimento, diversão e lazer”, garante Adonai.
De acordo com Arruda, o
processo de aprendizado e mudança de consciência com a ajuda da Broder fez com
que surgisse outra demanda: a necessidade de um vagão boutique, com serviços
diferenciados, adaptado e inclusivo. “Um projeto que já está em andamento
e deve ser inaugurado ainda este ano”, garante.
No vagão, todos os detalhes
estão sendo projetados pela arquiteta Lucille Amaral para garantir que as
quatro horas de trajeto pela Serra do Mar sejam confortáveis e inesquecíveis
para quem precisa de atendimento diferenciado. “Estamos falando de banheiros adaptados,
rampas de acesso e outros detalhes que só um ambiente consciente e inclusivo é
capaz de oferecer”, descreve Arruda.
Até lá, as capacitações seguem
com os funcionários e terceirizados que atuam diretamente com o público,
presencialmente e pela plataforma de Educação a Distância. “A cada encontro o
interesse aumenta, as pessoas estão mais à vontade e percebemos que a distância
entre PNEs e a equipe diminui. Afinal, num ambiente com empatia e diversidade,
tudo é possível”, completa Arruda.
fotos: divulgação
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