"O turismo é feito de pessoas para pessoas, e o Festuris é um organismo vivo!"
A 35ª edição do Festuris
- foi lançada na última terça-feira (15) no Hotel Laghetto Viverone, na capital
gaúcha. O encontro reuniu imprensa, autoridades e Embaixadores Festuris, unindo
o turismo e a cultura.
Um dos símbolos da identidade gaúcha, a erva-mate, recentemente reconhecida como o primeiro patrimônio cultural e imaterial do Rio Grande do Sul, foi a anfitriã na recepção dos convidados. Os empreendedores e pesquisadores dos usos e costumes da cultura gaúcha, Fernanda Valente de Souza e Rodrigo Lobato Schlee realizaram uma experiência sensorial com os presentes, apresentando a erva mate fora da cuia. Logo após a experiência cultural, os CEOs do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello apresentaram as novidades da 35ª edição do evento que acontece de 9 a 12 de novembro, no Serra Park, em Gramado.
CEOs do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello |
Ano 35: “Capital Humano: Chave da transformação”
Uma das grandes novidades, e que acompanha a demanda do mercado de
negócios turísticos, é a ampliação de espaço físico do evento em 20%. Pela
primeira vez, o Festuris utilizará os três pavilhões do Centro de Feiras do
Serra Park. Dois deles completamente com estandes, e o Meeting, parte do
conteúdo do evento, ganhou espaço exclusivo no terceiro pavilhão. Como uma das
ações de sustentabilidade da organização, os pavilhões são chamados de
Araucária, Hortênsia e Plátano.
Nesta edição histórica, que
tem como mote: “Capital Humano: chave da transformação”, são esperados 15
mil participantes no Festuris, mais de 2,7 mil marcas em exposição e 40
destinos internacionais representados.
Marta Rossi, à frente do
evento desde a criação, apontou que o Festuris não é apenas uma feira. “O
turismo é feito de pessoas para pessoas, e o Festuris é um organismo
vivo! Aproveito para agradecer o apoio que sempre tivemos de todos para a
realização do evento”, destacou Marta Rossi, citando parceiros estratégicos. A
empresária lembrou o pioneirismo do Festuris ao apresentar temas e propor o
debate importantes para o do turismo. Na ocasião, emocionada, Marta relembrou
da caminhada que, há 35 anos, iniciou ao lado de Silvia Zorzanello. “Apesar de
anos de história, eu sempre fico muito nervosa e talvez hoje ainda mais, com a
presença das minhas netas, Helena e Celina”.
Sustentado por sua relevância
e compromisso com o trade turístico em sempre buscar novidades para o segmento,
o Festuris fideliza seus expositores. A marca de 75% dos espaços de todo o
evento é de clientes que renovam contratos há anos. Mas também há grande número
de novos clientes, cerca de 25% nesta edição. “Estamos orgulhosos dos
resultados desta edição, especialmente depois do sucesso da edição do ano
passado”, afirmou Eduardo, ao citar que todos os três pavilhões estão ocupados.
Autoridades prestigiaram evento |
A deputada estadual Silvana Covatti, presidente da Frente Parlamentar de Fomento ao Turismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, frisou o compromisso dos gestores públicos de fomentar a cadeia turística. “Temos muitas riquezas, muitas belezas naturais e muita criatividade que precisam ser valorizadas. E o Festuris cumpre muito bem este papel”.
Impacto econômico e geração de negócios
Em 2022, o impacto econômico
em Gramado, devido a realização do evento, foi de R$25 milhões. Com base nas
estimativas apresentadas até aqui, além do grande envolvimento do trade
turístico com o evento, a projeção da organização é de que a movimentação na
economia local seja de aproximadamente R$ 40 milhões.
O volume de negócios gerados
na feira, em 2022, resultou no valor de R$350 milhões. Já as perspectivas para
2023 são de R$ 400 milhões de negócios gerados a partir das reuniões já agendas.
O secretário municipal de
Inovação e Desenvolvimento Econômico de Gramado, representando o prefeito
Nestor Tissot, Ike Koetz, elogiou a escolha do tema da edição deste ano do
Festuris. “Não se faz turismo sem as pessoas”, apontou, destacando,
especialmente, aquelas que recebem os visitantes no seu lar.
Luiz Fernando Rodriguez
Júnior, secretário em exercício do Turismo do Rio Grande do Sul, comemorou a
importância do Festuris para o turismo gaúcho. “O Festuris é no Brasil”,
pontuou, destacando o orgulho e a garra dos gaúchos.
Segmentação dos espaços
O grande aliado de o Festuris
ser conhecido como evento de negócios turísticos que efetivamente gera
resultados no momento de sua realização, são os espaços segmentados. Green
& Experience, LGBT+, Business & Innovation, Food and Drinks, Wedding e
Luxury que auxiliam o agente de viagem participante na organização de uma
agenda com resultados efetivos.
Espaço Luxury 100% comercializado e chancelado pelo mercado
Para a efetivação de negócios,
o credenciamento é exclusivo aos agentes de viagens que trabalham com o
segmento luxo. Além disso, são selecionados, de forma criteriosa, os buyers
deste espaço.
A programação também é
exclusiva e cria uma atmosfera de negócios com relacionamentos
qualificados no Espaço Luxury do Festuris. O Espaço Wedding é um aliado do
segmento de luxo e, mais uma vez, terá um espaço no Festuris apresentando destinations
weddings e outras novidades do segmento de casamentos, algo que vem em
ascensão no Brasil.
Pioneirismo ao levantar a bandeira da diversidade
Há 14 anos, o Festuris foi a primeira feira de negócios turísticos a levantar a
bandeira da diversidade no Brasil com a criação do Espaço LGBT+. A cada ano,
novos destinos e empresas, que atuam também com o foco na comunidade LGBT+, se
integram ao espaço. O palco da Diversidade apresenta talks sobre o
mercado turístico do nicho, além de trocas de ideias com personalidades LGBT+.
Turismo verde, de negócios e lazer
Os espaços Green &
Experience e Business & Innovation se somam aos demais sempre com o intuito
de facilitar a jornada de trabalho dos agentes de viagens que participam para
fechar negócios no Festuris.
O Green tem uma ativação mais
voltada aos destinos e marcas que trabalham o turismo verde e de aventura, neste
espaço há o apoio da ONG Greenpeace que atende ao participante com foco na
conscientização e preservação do meio ambiente.
No Business, além dos expositores da área do corporativo, há também espaço para as novidades em tecnologia, startups e lazer. Os conteúdos, com cerca de 15 minutos de apresentação, agregam a programação dos talks.
A gastronomia como indutora do turismo
Áreas com conteúdo que valorizam o capital humano
Com esse mote, o evento terá
mais de 100 horas de conteúdo com palcos espalhados pela feira. O Meeting
Festuris acontece nas manhãs dos dias 10 e 11 de novembro, no pavilhão
Plátano.
O maior palco de conteúdo do
turismo da América Latina terá entre os palestrantes, Dado Schneider, criador
da marca Claro, Roberto Argenta, presidente da Calçados Beira Rio S.A, Adrian
Ursilli, diretor geral da MSC no Brasil, Luiz Fernando Reginato, especialista
em marketing, Tiziana Ludwig, diretora do Instituto Ludwig e Poloni, Caio &
Aninha Mudalen, consultoria e planejamento em viagens, Luciano Palumbo, criador
de conteúdo digital do Turismoetc, Aldo Leone, presidente da Agaxtur Viagens e
Simone Pereira, CEO do Hotel Marajó.
O ingresso para o
primeiro lote custa R$349,00 até dia 31 de agosto. O segundo lote terá o valor
de R$399,00 e o terceiro 449,00. O agente de viagem tem valor especial ao
adquirir o Meeting, R$170,00.
Os participantes que adquirirem o ingresso para o Meeting têm acesso à feira de
negócios e aos conteúdos que acontecerão nos palcos Business &
Innovation (corporativo), da Diversidade (espaço LGBT+) e da Arena
Gastronômica.
Além desses específicos,
haverá mais três palcos com Mentorias, cujo acesso é limitado devido ao
conteúdo ser personalizado para um pequeno grupo de pessoas. Alguns mentores
desta edição são: Thiago Akira, consultor de marketing digital no turismo,
Daniel Turbox, CEO da Turbox, Flavia Zülzke, diretora de Marketing e Vendas
Rede Deville e Marriot Sao Paulo Airport, André Bertolucci, diretor de
olivoturismo do Instituto Brasileiro de Olivicultura e sócio proprietário do
Olivas de Gramado, Jorge Kralik, consultor de marketing e terapeuta holístico,
Cristianne Mendes, CEO da Viajar Mais, Rogéria Pinheiro, mentora da RP Travel
Education.
Práticas ESG no Festuris - pequenas ações diárias que transformam o mundo
Ainda no pilar da
sustentabilidade, a ação Plante uma Árvore, realizada em parceria com
a Prefeitura de Gramado, no Espaço Sustentabilidade, são distribuídas mudas de
árvores nativas e de hortênsias para os participantes. São incentivos para que
todos possam fazer a sua parte em benefício do meio ambiente em cada canto do
Brasil.
Aplicativos facilitam jornada do participante
Os apps são uma espécie de
rede social em que o visitante poderá fazer postagens e interagir com os demais
usuários da plataforma. O agendamento de reuniões é uma das funções mais
utilizadas, o que facilita a demanda de participantes e expositor.
A programação dos conteúdos
também é uma das funções do aplicativo, nele poderá ser feita a inscrição para
as mentorias, ter acesso ao mapa da feira, chat entre participantes e
expositores e leitor de QR Code para troca de contatos no momento do
networking. Os aplicativos já estão disponíveis para download nas lojas Apple
Store e Google Play.
Uruguai é o país convidado
Na ocasião, também será
formalizado ao ministro do Turismo do Uruguai, Tabaré Viera, o convite de país
convidado da 35ª edição do Festuris. A distinção leva em consideração os anos
de relacionamento e o fato de ter sido um dos primeiros países a investir na
internacionalização do evento, participando desde a segunda edição do
Festuris.
Experiências em cada canto do evento
O Festuris é mais do uma feira de negócios e um palco de conteúdo. O turismo é
um organismo vivo e com experiências inesquecíveis. Além das programações
paralelas à feira, criadas pela organização, cada expositor tem a liberdade de
apresentar o seu produto de sua maneira, levando o agente de viagem
participante ao encontro do que há de melhor na sua marca. São inúmeras ações
que acontecem de forma simultânea na feira de negócios.
Inscrições abertas
Os agentes de viagens, guias de turismo e imprensa possuem credenciamento free
para a feira de negócios do Festuris. O agente que quiser acompanhar os
conteúdos do Meeting possui preço especial de R$ 170,00. A imprensa tem acesso
livre à programação do evento.
Já para o Meeting, o grande
palco de conteúdo do turismo da América Latina, o primeiro lote encerra dia 31
de agosto ao custo de R$349,00. Para se inscrever o endereço é www.festurisgramado.com.
Mais sobre o evento
O Festuris - Feira
internacional de Turismo de Gramado acontece de 9 a 12 de novembro, em Gramado,
no Centro de Feiras do Serra Park. A solenidade de abertura acontece no Palácio
dos Festivais, na quinta, dia 9.
Pela manhã dos dias 10 e 11, a
programação é repleta de conteúdo no Meeting Festuris, no Pavilhão Plátano. No
período da tarde, ocorre a feira de negócios com abertura ao meio-dia nos
pavilhões Araucária e Hortênsia. O evento encerra, na sexta, às 20 horas, e no
sábado, às 19h. No domingo, dia 12, não tem programação oficial, é quando
ocorre o retorno dos participantes aos seus destinos e, até mesmo, a
possibilidade de aproveitarem o destino Gramado e região.
O Festuris conta com o
Laghetto como a rede hoteleira oficial do evento, a Turistur Turismo é a
agência oficial, a Planalto é o transporte terrestre oficial, e o Hospital
Pompéia assina como assistência médica oficial do evento.
Informações www.festurisgramado.com ou
nas redes sociais @festurisgramado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário