Em um ano de muitas mudanças a
Hsystem Tecnologia selecionou os movimentos mais
importantes que irão impactar a hotelaria nos anos de 2020 e 2021:
1 - Crescimento do turismo
interno e externo
Com a privatização de
aeroportos, recuperação econômica e liberação da exigência de visto para vários
países, o turismo no Brasil já apresenta números que confirmam uma retomada,
mas com potencial para crescer ainda muito mais.
2 - Foco em experiências e
personalização
O foco dos grandes sites de
reservas estará voltado para a venda de experiências mais completas que vão
além da hospedagem. Eles já possuem um grande leque de opções de acomodações –
e agora vão contar também com um grande leque crescente de serviços turísticos
de experiências de destino. Alguns, inclusive já começaram a testar serviços de
reservas de restaurantes.
Grande parte do esforço no futuro será de entender e antecipar as necessidades dos hóspedes.
Grande parte do esforço no futuro será de entender e antecipar as necessidades dos hóspedes.
3 - Mais propriedades e
Hotéis migrando para o AirBnb
O AirBnb começou no ano
passado o trabalho de incorporação de hotéis na sua plataforma, e este processo
continuará - isso significa que em pouco tempo, haverá uma mescla de hotéis e
propriedades particulares na plataforma.
As novas tendências também
apontam a profissionalização dos donos de casas de temporada incorporando
serviços de hotelaria, e, por outro lado, a adaptação da hotelaria às novas
necessidades do cliente por espaços diferenciados (ou menos padronizados que os
quartos de hotéis).
4 - Viajante 4.0
O viajante 4.0 é usa a
internet em toda sua jornada de compra. Para conquistar este viajante, os
hotéis precisam estar atentos as suas redes sociais, seus reviews e conteúdo
compartilhado por outros usuários na internet. Hotéis também precisam ser
mobile first, isso significa que toda a experiência de compra tem que funcionar
muito bem no mobile, além de estar integrada com a jornada de compra no
desktop.
5 - Reformulação dos
modelos de negócios dos Metabuscadores
Os sites que comparam preços
de hotéis estão em constante reformulação. No passado, eles tinham o foco em
levar os clientes para ofertas em OTAs, porém, um novo movimento já mostra eles
estão buscando formas de negociar diretamente com os hotéis que se interessam
por essa audiência, a exemplo das suas recentes integrações com ferramentas de
vendas diretas de e-commerce hoteleiro.
6 - A mescla dos aluguéis
de temporada e a hotelaria
Assim como os sites de aluguel
de temporada têm incorporado hotéis em suas plataformas, os sites de reservas
de hotéis também tem agregado casas em seus portfólios, e administradoras
hoteleiras já sinalizam interesse em administrar propriedades de temporada –
isso faz sentido porque usar a expertise hoteleira neste novo mercado pode se
tornar uma vantagem competitiva e uma nova forma de rentabilidade para as
administradoras.
7 - Revenue Management como
solução para aumento de lucratividade
O RM ou a gestão de receita
como é conhecida, é a prática de prever a oferta e a demanda por meio de dados
confiáveis para que o hoteleiro consiga vender seu inventário pelo melhor preço
possível. A prática começou na aviação, e será determinante no futuro para
garantir o aumento da lucratividade dos hotéis, visto que os custos
operacionais historicamente têm subido em uma proporção maior que o lucro
líquido dos hotéis.
8 – O Google irá avançar
mais na área de viagens
Há pouco tempo, era fácil ter
um bom ranqueamento no Google, especialmente sites relevantes como as OTAs.
Hoje em dia, as primeiras visualizações de resultados já estão povoadas com
anúncios e preços (muitos que vêm destes mesmos sites de reservas). A (nossa)
expectativa, é que o Google crie uma nova vertente de anúncios patrocinados
especiais (Adwords) para hotéis que queiram vender direto nestes espaços.
9 - Consolidação de canais
de vendas podem aumentar custos de distribuição
Os canais intermediários estão
se consolidando, portanto, ficar no topo das pesquisas deve ficar mais caro.
Além disso, estão surgindo novos programas de fidelidade e vendas recorrentes.
Todas estas variáveis podem impactar no custo de aquisição de clientes, que
deve ser especialmente bem calculado nos próximos anos. Para fugir deste
movimento, o hoteleiro deve buscar a descomoditização, que é, em outras
palavras, buscar diferenciais para seu produto que vão além do preço.
10 - Venda direta se torna
mais necessária, e com mais variáveis
A venda direta vai se tornar
essencial para que o hoteleiro consiga balancear o custo de aquisição, e, se
bem administrada deve ser o canal mais lucrativo do hotel. O novo desafio agora
é: não só as OTAs têm a força de sempre nos canais digitais, como também outros
hotéis concorrentes vão entrar na corrida.
O ponto chave é que os hotéis
precisam retroalimentar sua máquina de vendas para que ela tenha um bom
desempenho, e isso significa destinar orçamento suficiente para:
Redes Sociais – Instagram,
Facebook
Remarketing – Anúncios para
quem já visitou seu site
Google ads – anúncios de
pesquisa do google
O hoteleiro deve estar
disposto a investir no seu próprio canal de vendas o mesmo que ele investe em
canais terceiros, pois, fidelizando o cliente diretamente, o custo de aquisição
tende a cair consideravelmente.
Conclusão: : É importante
que os hoteleiros fiquem atentos a grandes e pequenos movimentos de mercado,
porque a medida em que o campo competitivo se torna mais complexo, os grandes
resultados virão de um conjunto de pequenas otimizações e não de uma só grande
ação.
Fonte: HSYSTEM TECNOLOGIA
fotos: Divulgação
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