domingo, 30 de junho de 2019

Rota da Baleia Franca: um espetáculo em Santa Catarina



O litoral sul de Santa Catarina reserva atrativos turísticos únicos no Brasil. Inserida numa Área de Proteção Ambiental, a Rota da Baleia Franca é o único berçário de Baleias Franca do país, que reúne roteiros turísticos dos municípios de Laguna, Imbituba e Garopaba.
Integrando a região turística denominada Encantos do Sul, a Rota da Baleia Franca é um destino de ecoturismo que engloba a observação de baleias, a Pesca com Auxílio dos Botos (que acontece o ano todo e é intitulada Patrimônio Imaterial e Cultural de Santa Catarina), belezas naturais e praias intocadas (Patrimônio Histórico tombado pelo IPHAN), engenhos de farinha, comunidade quilombola, pousadas reconhecidas internacionalmente e gastronomia rica em frutos do mar.
Composta por uma diversidade de produtos, serviços e atrativos integrados, a Rota se destaca também por ter Garopaba como a Capital Catarinense do Surfe, com diversas praias ideais para a prática. Já em Laguna, além do centro histórico tombado pelo IPHAN, há diversas praias, como a do Cardoso, que também se destaca no cenário internacional pelo surfe. Imbituba tem diversas praias, como a charmosa e bela Praia do Rosa, e a cidade é considerada um dos melhores locais do mundo para a prática do Kitesurf. Somado a isso, a rota reúne diversas competições esportivas de corrida, bike, surf e também de kitesurf.



Como observar as Baleias Francas
A Rota da Baleia Franca é um dos únicos lugares do mundo que você pode ver as baleias e seus filhotes de perto, em algumas trilhas, costões e até em praias da região, pois a espécie tem comportamento costeiro e fica muito próxima as praias. A temporada vai de julho a novembro, época em que elas migram da Antártida em busca de águas mais quentes e calmas, para se reproduzir, parir e amamentar seus filhotes em SC. Na temporada de 2018, foi registrado o número recorde de 282 baleias.
Sobre a RBF:
A Rota da Baleia Franca é fruto de um projeto do Sebrae e do Governo no Estado de Santa Catarina, com apoio da Encantos do Sul, dos municípios de Laguna, Imbituba e Garopaba e ICMBio.
Atualmente o projeto é coordenado por empresários, atravé da Federação das Associações Empresariais de SC (FACISC), prefeituras e instituições.
Informações e contatos no site da Rota da Baleia Franca: http://rotabaleiafranca.com.br/receptivos/
fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário