segunda-feira, 10 de junho de 2019

Festa das Luzes da Mata Atlântica ilumina o inverno no Vale do Café


A luz invade as arredondadas colinas do Vale com instalações luminosas coordenadas por Paulo César Medeiros, um dos mais premiados iluminadores brasileiros. Shows de Zeca Baleiro, Oswaldo Montenegro, Danilo Caymmi, Joyce e Tutty Moreno, entre outros, elevam a temperatura da estação em um cenário deslumbrante.
Entre 20 de junho e 14 de julho, o Jardim Ecológico Uaná Etê, um verdadeiro paraíso eco cult em Sacra Família, RJ, se transformará em um pólo de arte e luz. É nesse período que acontece a 2ª Festa das Luzes da Mata Atlântica, transformando a paisagem da região com obras únicas de luz. A programação, reunindo luz, conhecimento, música, e muito contato com a natureza acontece no Vale do Café, RJ, região localizada a 120 km do Rio de Janeiro, 140 km de Juiz de Fora e 380 km de São Paulo.
Visitante com maquiagem fosforescente durante a Festa das Luzes 
Lorena Zschaber 
Com eventos de quinta à domingo, a abertura do jardim acontece a partir das 12h e se estende até as estrelas raiarem.  No primeiro dia, o músico e doutor em Literatura, José Miguel Wisnik, propõe uma conversa sobre cultura. Quando o sol se põe acontecem shows com artistas estelares:  Danilo Caymmi, Eduardo Dussek, Joyce e Tutty Moreno, Oswaldo Montenegro e Zeca Baleiro,Cristina Braga e Ricardo Medeiros,  preenchendo o anfiteatro do Jardim com boa música, enaltecendo a cultura brasileira. Um baile de jazz com Mauro Senise e os anfitriões do jardim, Cristina Braga e Ricardo Medeiros, terá a participação do percussionista Frank Colón, mestre que tocou com Chet Baker e Aretha Franklin. Aos domingos, observação do sol para a família, guiada pelo astrônomo Eugênio Reis. No último sábado, o evento se despede com uma grande festa luminosa, comandada pelo DJ Ranieri, DJ Lucas Maria e convidados.
Corredor de luz na Festa das Luzes 
Lorena Zschaber 
Responsável pela direção artística da Festa das Luzes está o aclamado iluminador cênico Paulo Cesar Medeiros. “É um enorme prazer esta festa de iluminação com foco na natureza. Demais eventos de luzes que acontecem ao redor do mundo como em Tóquio, Lyon e Amsterdam, por exemplo, são realizados em ambientes urbanos. Aqui iremos iluminar as montanhas, as árvores, valorizando as nuances e aproximando o visitante de cada pedacinho da floresta”.
Cristina Braga, que assina ao lado de Ricardo Medeiros a direção musical do festival, conta que a inspiração para a Festa das Luzes nasceu de uma vontade de celebrar as estações, e que o solstício de inverno marca o início de um ciclo de luz: “A partir de 21 de junho os dias ficam cada vez mais claros até o solstício de verão. A Festa das Luzes da Mata Atlântica quer iluminar a natureza, o conhecimento, assim como tudo que há de belo e estimular o passeio por este Vale lindo que tem inúmeros atrativos. Além de ser a bacia de um rio vital, que mata a sede do Rio de Janeiro e São Paulo e reflete toda noite o cruzeiro do sul...”, ela conta.
Esculturas de luz no Jardim Uaná Etê 
Lorena Zschaber 

A Festa das Luzes da Mata Atlântica é o único período em que o Jardim Uaná Etê abre para visitação à noite, sendo o momento ideal para contemplar os famosos vagalumes, que dão nome ao local: “Uaná Etê” significa “multidão de vagalumes” na língua geral indígena.  A cada 15 minutos, as luzes se apagam, permitindo que os visitantes apreciem a luz natural da lua e ouçam o barulho da noite.
Chegar ao Jardim com dia claro é uma das dicas dos organizadores. Com 22 jardins e bosques para passeio, o Jardim Ecológico Uaná Etê, que completa 5 anos de abertura em novembro, é dedicado à música. Possui um Labirinto da Música, o primeiro do tipo no mundo; o Bosque dos Sinos, com sinos de diversos países e sons; a Árvore das Infinitas Possibilidades, para enlaçar desejos;  o Jardim dos Cristais sobre a importância dos cristais como instrumentos musicais ; as Teias, entre árvores, para deitar e pensar na vida; trilhas e vários recantos que propõem relaxamento e conexão com a natureza.
Piquenique ao por do sol durante a Festa das Luzes, no Uaná Etê. Divulgação

Durante toda a Festa das Luzes o bistrô de Uaná, com cardápio do chef Cesar da Costa, oferece uma especialíssima gastronomia de inverno e luz - produtos da região são estrelas, e cervejas artesanais do Vale, vinhos e queijos estão prontos também para levar na charmosa cesta de piquenique. 
Aos domingos, será servido um brunch.  “Muitos detalhes do jardim serão iluminados, as esculturas, os caminhos, colinas e trechos de bosques também, instigando a curiosidade e observação dos visitantes”, revela Ricardo.
instalação luminosa na Festa das Luzes 
Lorena Zschaber 



Horários de abertura do Jardim Uaná Etê durante a Festa das Luzes:
Quintas-feiras:  12h às 19h
Sextas-feiras e sábados: 12h às 23h
Domingos: 11h às 19h
Todos os domingos:  brunch a partir de 11h com gastronomia de inverno e luz
Ingressos:
Quinta, sábado e domingo: R$35 por pessoa 
Sexta (show): R$71 por pessoa
Informações e reservas:
Whatsapp: (24) 988781550 | Email: jardimuanaete@gmail
Compra de ingressos: www.sympla.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário