segunda-feira, 15 de abril de 2019

Patrimônio + Turismo lançado em Belo Horizonte


“Programa foi oficialmente apresentada ontem (13) para o trade turístico durante evento em Minas Gerais”
Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais@Pedro Vilela
O Ministério do Turismo, em conjunto com os ministérios da Cidadania, Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e com apoio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) lançaram ontem em Belo Horizonte, o Plano Patrimônio + Turismo. 
Trata-se da Política Nacional de Gestão Turística do Patrimônio Mundial Natural e Cultural, instituída por decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, no dia 11 de abril. A medida está alinhada ao Plano Nacional de Turismo 2018-2022, que definiu como uma de suas estratégias “promover a valorização do patrimônio cultural e natural para visitação turística”.
 “Esta entrega do governo brasileiro à sua população representa um marco na valorização e preservação de nossos patrimônios naturais e culturais. Somos o oitavo país em atrativos culturais do mundo e precisamos saber aproveitar melhor nossos potenciais para atrair cada vez mais visitantes estrangeiros e também estimular mais brasileiros a conhecerem as belezas de nosso país”, defende o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.
 Segundo o presidente da Embratur, Leônidas Oliveira as ações de incentivo e desburocratização propostas no Patrimônio + Turismo, como linhas de crédito para melhoria e manutenção de empreendimentos e implementação de sinalização turística, aumentam a competitividade dos produtos turísticos brasileiros.
  
O Patrimônio + Turismo tem como objetivo desenvolver, ordenar e promover os segmentos turísticos relacionados ao Patrimônio Mundial Cultural e Natural do Brasil. Neste sentido são considerados patrimônios mundiais os Sítios reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), por meio do Comitê do Patrimônio Mundial.
O Brasil possui, ao todo, 21 patrimônios reconhecidos. Fazem parte da lista a Cidade Histórica de Ouro Preto (MG), o Plano Piloto de Brasília (DF), o Conjunto Moderno da Pampulha (MG), a Costa do Descobrimento (BA e ES), o Complexo da Áreas protegidas da Amazônia Central, entre outros.

Entrega de obras de Restauração em Ouro Preto e Mariana
Galpão da Casa do Conde- Belo Horizonte 
Simultaneamente ao lançamento do Patrimônio + Turismo foi realizado, a entrega da obra de restauração do Galpão da Casa do Conde. O Ministério da Cidadania, por meio do Iphan, restaurou o espaço utilizando recursos do PAC Cidades Históricas. O galpão que integrava o complexo da Estrada de Ferro Central do Brasil agora dá lugar a um novo centro cultural para a cidade de Belo Horizonte. O evento contou também com visitas a obras de restauro em Ouro Preto, igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias e Museu Boulieu – Caminhos da Fé. Em Mariana visitaram as obras de restauro da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos; Catedral da Sé de N. Sra. da Assunção e Igreja de São Francisco de Assis 
Catedral da Sé de N. Sra. da Assunção

As 10 as metas da Política Nacional de Gestão Turística dos Sítios Patrimônio Mundial:

 1 - Decreto federal que institui a Política Nacional de Gestão Turística dos Sítios Patrimônio Mundial
2 - Estruturação e lançamento do Programa Nacional de Turismo Cultural.
3 - Atualização e lançamento do Guia Brasileiro de Sinalização Turística. A produção de guias turísticos para cada sítio Patrimônio Cultural Mundial.
4 – Seminário Internacional sobre o Potencial Turístico do Patrimônio Cultural.
5 – Estruturação dos Centros de Interpretação Turística nos Sítios
6 – Lançamento da Revista do Patrimônio sobre Turismo
7 -  Produção de Guias Turísticos para cada sítio Patrimônio Mundial
8 - Criação de linhas de crédito para a implantação, melhoria, conservação e manutenção de empreendimentos turísticos e sinalização turística em sítios Patrimônio Mundial.
9 – Estruturação de destinos turísticos patrimoniais, culturais e naturais como territórios priorizados.
10 - Desenvolvimento e lançamento do Sistema de Certificação de Destinos Patrimoniais.
Todas as metas propostas estão alinhadas à Política Nacional de Turismo, ao Plano Nacional de Turismo, à Política de Patrimônio Cultural, à Política Nacional do Meio Ambiente, ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação, ao Plano Nacional de Áreas Protegidas, à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e suas políticas setoriais de habitação, saneamento e mobilidade.
Fonte: ASCOM - Assessoria de Comunicação – Embratur
Fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário