domingo, 21 de abril de 2019

A História da Catedral de Notre Dame em Fotos


Alguns pontos de referência são praticamente sinônimos de Paris: o Museu do Louvre, o Moulin Rouge, o Champ sÉlysées, o Arco do Triunfo, a Torre Eiffel e a Catedral de Notre Dame.
Na última segunda-feira, 15 de abril de 2019, durante as contínuas reformas na igreja icônica, um incêndio se espalhou, dizimando a torre mais alta e o telhado da igreja, enquanto milhões de pessoas em todo o mundo assistiam horrorizadas. Podemos não saber se a Notre Dame algum dia retornará à sua antiga glória, mas a memória e a história da catedral gótica que Victor Hugo tanto amou permanecerão para sempre.
A Catedral Notre Dame de Paris (literalmente "Nossa Senhora de Paris") é verdadeiramente antiga. Sua construção começou nas margens do Sena em meados do século XII e foi concluída quase duzentos anos depois. 
Além disso, durante a Revolução Francesa, cidadãos revoltosos saquearam ou destruíram grande parte dos tesouros da igreja e “decapitaram” várias estátuas de reis bíblicos na fachada da catedral. As cabeças só foram encontradas em 1977 e estão agora em exposição no Musée de Cluny.
Foi apenas uma década depois que Napoleão devolveu a Catedral à propriedade da Igreja, mas estava em péssimo estado de abandono. 
A pintura do artista francês Jacques-Louis David (1807) retrata o momento da coroação de Napoleão I como Imperador da França na Catedral de Notre-Dame, em 2 de dezembro de 1804
Somente após o grande sucesso comercial do romance de Victor Hugo,O Corcunda de Notre Dame, que o rei Louis Philippe ordenou grandes reformas na Catedral.
Victor Hugo, através de seu romance best-sellerO Corcunda de Notre Dame, causou um interesse ressurgente na catedral. 


Curiosidades
Ø  É o monumento histórico mais visitado da Europa, recebendo 12 milhões de visitantes anualmente. 
Ø Sua arquitetura gótica é um dos mais belos exemplos no estilo, servindo de base para muitas outras igrejas construídas depois.
Ø Dimensões: abóbadas com 34 m de altura, nave central com 12 m de largura e comprimento externo de 130 m, tem capacidade para receber até  6 mil fiéis.   
Ø  Em frente a catedral, na Praça Parvis, situa-se o marco 0 da cidade, marco geográfico que determina o km 0 de todas as estradas que saem da cidade, servindo, portanto, de referência para calcular as distâncias entre Paris e as demais cidades francesas. Diz a lenda que quem quiser voltar para Paris um dia, deve pisar no marco zero pra dar sorte. 
Ø  Por dentro, a Catedral é decorada por vitrais: o vitral ao norte retratada imagens do Antigo Testamento. O do sul ilustra Cristo com alguns santos, apóstolos e anjos.  
 Ø  Os enormes arcos do edifício principal terminam com um impressionante telhado de madeira. Essa cobertura peculiar foi feita com mais de 1.300 madeiras de castanheiros, ou seja, cerca de 24 hectares de floresta.
Ø  Na fachada oeste, a principal da catedral, há três belíssimos portais, ornados por pequenas esculturas. O da esquerda é dedicado à Virgem Maria; o do centro é o portal do Julgamento, retratando o juízo final; e o da direita é o de Santa Ana, em homenagem à avó de Jesus.
Ø  O Tesouro (Trésor) da catedral guarda verdadeiras relíquias, entre elas manuscritos medievais, objetos e relíquias religiosas, como por exemplo a Coroa de Espinhos de Cristo e um pedaço da cruz na qual foi crucificado. O Rei Luís IX comprou essas relíquias por um preço exorbitante na época.
Ø  A Coroa de Espinhos só pode ser vista pelos fiéis na primeira sexta-feira de cada mês as 15h e as sextas-feiras santas das 10h as 17hs.
Ø Foi na Notre-Dame as missas e funerais de Charles de Gaulle, Georges Pompidou e François Mitterrand.
Ø  O campanário abriga o maior sino de Notre-Dame, Emmanuel  que pode ser visitado antes do acesso ao terraço panorâmico, que oferece uma visão de 360 ​​° de Paris. Morador há 331 anos, o sino é símbolo da resistência às guerras e revoluções, já que seus outros sinos foram transformados em canhões na Revolução Francesa. Suas 13 toneladas só tocam em datas especiais para os cristãos (Natal, Páscoa, Pentecostes, Anunciação. Ou em episódios de caráter mundial como a morte de um Papa.  Foi Emannuel que anunciou o fim das duas Guerras Mundiais. 
Ø  As Gárgulas,  estátuas de seres grotescos e mágicos, foram adicionadas na reforma de 1847 – 1864. E só adicionam charme à arquitetura gótica da Catedral, servindo de modelos para mais fotos fantásticas.
Ø  Durante a Revolução Francesa, as 28 estátuas da Galeria dos Reis que representam os reis da Judéia e Israel, foram decapitadas, isso porque os revolucionários acreditavam na época que elas representassem antigos reis da França. A galeria foi depois toda restaurada.
Ø  Foi lá, no auge da Guerra dos Cem Anos entre os gauleses e a Inglaterra, que o inglês Henrique VI se proclamou como rei dos franceses.
Ø  Foi lá, por exemplo, que Joana D’Arc, figura importante da Guerra dos Cem Anos, foi beatificada em 1909.
Ø  Ela foi um dos principais palcos de eventos como a Comuna de Paris, a guerra franco-prussiana, a primeira e a segunda Guerras Mundiais e as revoluções culturais de 1968.

Catedral de madeira será erguida durante reconstrução de Notre-Dame

Patrick Chauvet, reitor da catedral, anunciou que uma “catedral efêmera" de madeira, será erguida na praça em frente à Notre-Dame. Quero um lugar agradável, um lugar que seja um pouco simbólico, que atraia", disse Chauvet. O religioso pretende dar a fiéis e turistas um ambiente de consolo e no qual possam se reunir próximos da Notre-Dame.
O primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, anunciou o lançamento de um concurso internacional para a reconstrução da "flecha" da Catedral de Notre-Dame, segundo a agência de notícias France Presse.

O desabamento da chamada flecha, torre de 93 metros, foi uma das imagens mais marcantes do incêndio.


Campanhas para a reconstrução
Doações prometidas para reerguer a catedral já somam mais de 600 milhões de euros. Bilionários, entidades e cidadãos anônimos enviam recursos para custear os reparos
As doações se multiplicam. Várias campanhas de arrecadação foram lançadas na internet, que já arrecadaram dezenas de milhares de euros. As autoridades recomendam verificar a ligação oficial entre arrecadadores e os responsáveis pela reconstrução, a fim de acompanhar a efetiva destinação dos recursos. A campanha "Notre-Dame de Paris Je t'aime", por exemplo, já tinha levantado mais de 22 mil euros nos primeiros dias da campanha.
São tantas as ofertas, que a prefeita de Paris Anne Hidalgo propôs a realização em Paris de uma conferência internacional de doadores. 
fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário