sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Destinos e Comportamentos de Viagem em alta para 2019


É no final de ano que são apontadas as tendências de destinos de viagens para o próximo ano. Grandes plataformas de viagens e turismo realizam pesquisas entre seus usuários para descobrir seus comportamentos, lista de desejos, características, perfil de consumo, entre outros. 

Booking.com analisou o comportamento dos viajantes brasileiros
O buscador virtual de hospedagens Booking.com aponta que os brasileiros valorizam mais as experiências que vivem quando viajam do que os bens materiais que poderiam comprar nesses passeios. Entre os mais de mil usuários brasileiros da plataforma que responderam à pesquisa, 67% disseram dar mais importância ao que vivenciam quando fazem turismo do que as compras de viagem. Uma mudança significativa, já que em anos anteriores, quando o dólar estava mais baixo, os brasileiros viajavam para os Estados Unidos, com o único objetivo de fazer compras. 
O levantamento também apontou outras tendências do comportamento do viajante do Brasil, como a nostalgia: 6 entre 10 brasileiros disseram querer visitar um destino que os façam voltar à infância.
“Não necessariamente é um lugar que eles iam quando eram pequenos. Às vezes a pessoa nunca foi para a Disney, mas ouviu tanto falar quando era criança, que agora quer ir”, diz Luiz Cegato, gerente de comunicação da Booking.com para a América Latina.
Segundo a empresa, essa tendência pode se refletir em detalhes lúdicos e infantis nas hospedagens, como piscina de bolinhas e castelos infláveis, pensados para a geração millennial (nascida entre o início dos anos 1980 até a metade dos 1990) e para a geração z (nascida a partir da década de 1990), as mais nostálgicas.
Também já há quem sonhe com experiências que ainda nem estão disponíveis. Entre os viajantes brasileiros, 41% estão animados com a possibilidade de fazer viagens espaciais. Enquanto isso não é possível, metade dos brasileiros diz ter interesse em se hospedar em hotéis submarinos.
Outra tendência para o próximo ano, segundo a Booking.com, é preferir viagens que tragam ensinamentos para a vida. Entre os tipos possíveis de viagens assim, 84% dos brasileiros consideram fazer um intercâmbio cultural, enquanto 72% querem fazer uma viagem que envolva trabalho voluntário.
O viajante também parece estar mais preocupado com o impacto que causa nos locais que visita. Entre os brasileiros pesquisados, 66% disseram preferir não ir para um destino caso percebam que isso vai prejudicar a vida dos moradores locais e 97% fariam atividades que compensassem seu impacto no ambiente.
Em 2019, as pessoas estarão mais dispostas a fazer viagens curtas, para locais próximos de onde vivem: 67% dos pesquisados do Brasil querem viajar mais nos finais de semana no próximo ano.
O viajante também deseja ter tecnologias que permitam comprar sua viagem de forma fácil e rápida, mas personalizada. Por isso, 59% querem usar inteligência artificial para receber sugestões de viagens com base em seu comportamento em viagens anteriores, o que, segundo a Booking.com, indica uma abertura para o uso de outras tecnologias, como a realidade aumentada, que permitiria conhecer o destino antes de comprar a viagem.

Airbnb antecipa alguns destinos que vão estar na moda em 2019

Airbnb,  plataforma de aluguel de acomodações, presente em 190 países e em mais de 34 mil cidades, conta atualmente com mais de 2 milhões de acomodações acumulando mais de 60 milhões de hóspedes, em números que aumentam todos os meses. Fez sua pesquisa com base numa combinação de dados de pesquisas, informações de reserva e lista de desejos dos próprios usuários, para prever os 19 destinos que vão ser tendência em 2019.
A partir da base de dados dos usuários, a pesquisa revela que os três países que vão estar na moda: Nova Zelândia, China e França
De acordo com o site, o interesse por explorar regiões, cidades e localidades menos conhecidas só vai crescer no próximo ano. Em primeiro lugar no ranking da Airbnb está a cidade costeira de Kaikoura, na Nova Zelândia.
Kaikoura- Nova Zelândia
Fortemente abalada por um terramoto de 7,8 graus em 2016, o destino está praticamente recuperado. Aqui, os apreciadores de baleias e focas podem observar a enorme população de cachalotes e descobrir mais sobre o passado baleeiro histórico da cidade.
Outro destino que vai estar na moda em 2019 é a zona portuária da costa de Xiamen, no sudoeste da China. O segundo lugar da lista é rodeado por ilhas e numa delas os carros não entram. Ideal para casais à procura de romantismo e privacidade.
Apenas a duas horas de trem de Paris, amantes de história mundial vão querer testemunhar a comemoração do 75.º aniversário dos desembarques do dia D, na Normandia, 6 de junho — a maior invasão por mar de todos os tempos, que marcou o início da vitória sobre os nazistas durante a Segunda Guerra.
Com a chegada do 50º aniversário de Woodstock, há rumores de que músicos e bandas famosas vão relembrar este momento histórico. Ou seja, 2019 promete ser o ano para visitar as Montanhas Catskills e Vale Hudson nos EUA.
Catskills
Mas os possíveis concertos não são os únicos atrativos da região. As montanhas Catskills oferecem o cenário perfeito para um retiro descontraído e em qualquer época do ano. Há trilhas de caminhada, estações de esqui e muita vida selvagem. 
A pesquisa da Airbnb descobriu que a maioria dos destinos que estão na moda no próximo ano são locais que incentivam um turismo mais consciente, sustentável e autêntico. As visitas devem beneficiar não apenas os residentes, mas também os viajantes. 
Acra, capital do Gana, é um lugar destinado à jornadas espirituais e de autodescobertas. Também no continente africano, Moçambique, atrai cada vez mais turistas pela abundância de natureza, com suas ilhas de corais e parques marinhos, excelentes para mergulho ou snorkeling.

Lonely Planet
O guia de viagens Lonely Planet,  divulgou os 10 países, cidades, regiões e os lugares com o melhor custo benefício para se visitar em 2019. 
 O Sri Lanka conquistou o 1º lugar lugar entre os países para se viajar no ano que vem, enquanto a Alemanha ficou em 2º lugar e o Zimbábue em 3º. Panamá e Belize, na América Central, ficaram em 4º e 10º lugar respectivamente.
Sri Lanka
A região de Piemonte, na Itália, lar de Leonardo Da Vinci e patrimônio da Unesco,  ficou em E 1º lugar,  celebrando os 50 anos de Woodstock, a cidade americana de Catskills aparece em segundo lugar, seguida pelo norte do  Peru. Em 10º lugar o Vale do Elqui, no Chile.
O sul do Vale do Nilo, no Egito, Lódz, na Polônia  e as Montanhas Great Smorky, nos Estados Unido, foram escolhidos os três destinos com melhor custo-benefício em 2019 . No 5º lugar ficou Houston (EUA), Argentina em 6º e o Equador em 9º lugar.
Sul do Vale do Nilo
Copenhagen, a "capital cool" da   Dinamarca, foi nomeada a cidade número 1 por sua famosa gastronomia, seguida pelo "vale do silício" chinês, Shenzhèn, e a emergente capital sérvia da juventude e da cultura, Novi Sad. Miami e Seattle (EUA) ficaram em 4º e 8º lugar, a cidade do México, foi classificada na 6º posição.
No site www.lonelyplanetbrasil.com.br  tem dicas e vídeos para conhecer cada destino. A maioria das cidades também podem ser exploradas com os apps da Lonely Planet

Kayak
O buscador de preços Kayak criou o “Guia Travel Hacker de Férias”, um levantamento que aponta as principais tendências de viagens, de acordo com as buscas feitas no site em 2018, com foco principalmente no verão brasileiro.
Cidade
Praia dos Carneiros (Recife)
Fortaleza (CE)
Açores (Portugal)
Pipa (RN)
Cartagena (Colômbia)
Cinque Terre (Itália)
Destinos que devem estar no radar de viajantes brasileiros para 2019, seja por serem tendência entre influenciadores e celebridades, por terem sido impulsionados por eventos mundiais, como Dubrovnik – em função do destaque da Croácia na Copa do Mundo – ou por se apresentarem como alternativas em tempos de alta do dólar, como Bogotá, Foz do Iguaçu e Manaus.
Cidade                                     Crescimento em %
Mykonos (Grécia)                    104%
Tel Aviv (Israel)                          39%
Joanesburgo (África do Sul)      17%
Dubrovnik (Croácia)                  264%
Bogotá (Colômbia)                      51%
Foz do Iguaçu                           166%
Manaus                                      345%
Guadalajara (México)                     7%
Lima (Peru)                                  89%
Melbourne (Austrália)                   26%

Viajala
O metabuscador Viajala - viajala.com.br - que indica em tempo real as melhores ofertas de passagens aéreas nacionais e internacionais, e hotéis disponíveis na internet, apontou os destinos tendência para 2019: locais que ou registraram grande busca pelos brasileiros ou tiveram queda expressiva nos preços das passagens aéreas. O estudo avaliou mais de 47 milhões de buscas feitas em setembro, além do comportamento do viajante brasileiro
Por exemplo: nós somos os que mais tempo ficam longe de casa, comparado com outras nações na América Latina. Em geral, a duração de viagens internacionais é de 20 dias e metade para destinos dentro do país.
As mulheres brasileiras também são uma das mais ativas e realizam 67% das buscas por destinos. A média latina é de 60%. Além disso, somos também o país que mais usa celular e tablet para buscar passagens aéreas: 64%.
Os destinos que são tendência para os brasileiros em 2019:
São Luís. A capital maranhense apresentou um aumento de 106% nas buscas de passagens a partir dos aeroportos de todo o Brasil, a maior entre os destinos nacionais. Nas buscas com origem no Rio de Janeiro, o crescimento foi de 231%, e, nas com origem em São Paulo, 268%. O preço médio subiu 8,6% saindo do Rio, e 7,6% saindo de São Paulo.
O estado tem explorado seu potencial turístico nos últimos anos. Nove cidades registraram crescimento: em Barreirinhas, a porta de entrada para os Lençóis, e a região da Chapada das Mesas, tiveram cerca de 90% de ocupação hoteleira na alta temporada.
João Pessoa. A capital da Paraíba foi a segunda que mais cresceu em buscas: 78% mais procurada que o ano passado. Saindo do Rio de Janeiro, o aumento de interesse foi de 172% e o preço médio da passagem com essa origem caiu 5,5%. E não são só os brasileiros que estão vendo potencial turístico do estado nordestino. A cidade teve aumento de quase 200% na ocupação hoteleira estrangeira.
Portugal. Portugal é o grande fenômeno do turismo internacional em 2018. Lisboa teve um crescimento de 436% na procura dos turistas brasileiros este ano, em relação ao ano passado, e o Porto apresentou um aumento de 331%. Apesar da alta do dólar, houve queda de 5% no preço médio para Lisboa, e de 8% no preço médio para o Porto.
Canadá : O Canadá tem sido escolhido pelos brasileiros não apenas para passar férias, diz o site, mas também estudar e trabalhar. Toronto teve crescimento de 240% na preferência dos usuários esse ano e queda de 30% no preço médio da passagem - foi a queda mais alta registrada pelo Viajala no preço médio dos destinos internacionais.
Equador: Com o início dos voos diretos entre o país e a capital, Quito, o Equador deve atrair cada vez mais brasileiros para alguns de seus destinos, como o arquipélago de Galápagos. O preço médio para viajar até lá, em 2019, começa em R$1.600. O país teve alta de 7% no número de visitantes.

Finalizando certamente um dos itens que os brasileiros levarão em consideração ao planejar as viagens em 2019 será a taxa de câmbio, que é ainda uma grande incógnita.
fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário