quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Confraria dos Jornalistas de Turismo reunida em Ilhéus


A Confraria dos Jornalistas de Turismo do Brasil  realizou a sua 4ª reunião de 25 a 27 de agosto, em Ilhéus/BA. 
A escolha da cidade de Ilhéus teve por objetivo apresentar as autoridades locais a sugestão de prestar uma justa homenagem a Hans Schaeppi, falecido em maio último e seguramente, o mais aguerrido defensor dos interesses de Ilhéus, para o que destinou toda a sua energia criativa e empreendedora.
A homenagem foi no Salão de Convenções do Ilhéus Praia Hotel, empreendimento de propriedade da família e que foi construído por Hans Schaeppi.
Confraria reunida para homenagem a Schappi no Ilhéus Praia Hotel
A solicitação da Confraria na instalação de um busto de Schappi , como uma maneira de reverenciar a quem tanto  amou e contribuiu com a cidade,   foi entregue pelo jornalista Carlos Casaes ao secretário Municipal de Turismo de Ilhéus e também presidente da Associação de Produtores de Chocolate do Sul da Bahia, Gerson Marques, que se comprometeu a entregar o pleito ao prefeito do Município de Ilhéus.
Na oportunidade, José Carlos Araújo entregou uma placa de prata a  filha de Schappi, Katia, outorgando postumamente a seu pai o título de “Confrade Honorário da Confraria”.
O jornalista Roberto Santana, editor da Folha da Praia recebeu o “Certificado de Honra ao Mérito”, “em reconhecimento pelo valioso trabalho que desenvolve de promoção e divulgação do turismo da Bahia, de modo especial ao Município de Ilhéus. Roberto, foi fundamental para o sucesso da programação da Confraria na cidade, articulando os convites para as autoridades locais para a cerimônia e visitas a atrativos na região.
A programação dos Confrades
O ponto de encontro dos Confrades, foi o Bar Vesúvio, localizado em frente ao Ilhéus Praia Hotel, onde o grupo ficou hospedado. Diariamente se reuniam provando as delícias do local e encantados com a atual configuração do local que foi também ponto de encontro dos coronéis cacaueiros, como descreveu Jorge Amado e que tem sua estatua na frente do local para deleite dos visitantes.
O grupo se reuniu no Resort Cana Brava, domingo (26), quando foi realizada reunião com a presença dos confrades para tratar assuntos relevantes para a entidade, novos projetos e o próximo Encontro que está previsto para acontecer durante o Festival de Turismo de Gramado, que neste ano completa 30 anos.  A visita contou com a presença Roberto Santana, que foi quem articulou o passeio e que encantou a todos.

Cana Brava Resort
Localizado a apenas 24 km de Ilhéus, o Cana Brava Resort, conta com 70.000 m² de frente para o mar e muita área verde. O hotel é um lugar ideal para famílias com crianças com inúmeras opções para quem gosta de se exercitar ou simplesmente descansar.
Com sistema “all Inclusive”, todas as refeições, petiscos e bebidas – alcóolicas e não alcóolicas – já estão inclusas na diária.
O perigo é manter a forma com uma programação gastronômica que inclui o café da manhã, almoço, chá da tarde, jantar temático e à la carte, petiscos, estação de pizzas, massa, crepes e espetinhos, cantinho da Baiana com acarajé e tapioca e ceia da madrugada!!!
Com 264 acomodações, o complexo conta com 2 piscinas, 04 bares de piscina, estrutura de praia, quadras de tênis, campo de futebol, academia, quadra de volêi de praia. Na área de esporte náuticos são disponibilizados: caiaques, pesca, morey boogie e surf. Além disso conta com 2 restaurantes, salão de jogos, parque infantil, cinema, sauna, centro de convenções, lago de águas ferruginosas e Baby Copa. Se a culpa for muito grande, por cometer o pecado da gula, o resort conta com uma pequena e encantadora capelinha para rezar ou quem sabe casar!!  Para completar, um incrível por do sol. Perfeito!

Fazenda Yreré
Gerson Marques, explicando os diferentes tipos de cacau
A Fazenda Yreré está localizada as margens do Rio Cachoeira a sombra da Mata Atlântica do Sul da Bahia, no quilometro onze da rodovia Jorge Amado (Ilhéus/Itabuna).
É uma produtiva fazenda típica de cacau, com algumas centenas de anos,  que conseguiu agregar valor à sua matéria-prima e hoje tem como uma das suas principais atividades lucrativas, o Turismo Rural. Na Fazenda Yrerê, o visitante tem a oportunidade de andar por trilhas para conhecer e conviver em perfeita harmonia com a Mata Atlântica, de colher e degustar um cacau “tirado do pé”. A visita encerra na charmosa casa da família proprietária. Suco de cacau (uma delícia), amêndoas torradas e nibs (que são pedacinhos esmagados das amêndoas) são oferecidos, assim como chocolatinhos produzidos na Yrerê.
No final pode-se adquirir os chocolates finos, produzidos com o cacau orgânico da Fazenda Yrerê.
Guiados por trabalhadores rurais da própria fazenda, e ciceroniano pelo casal Dada e Gerson Marques, a visita a Yreré dura aproximadamente duas horas e pode ser feita em qualquer dia da semana, com agendamento prévio pelo telefone 73 3656-5054. A Fazenda tem o Certificado de Excelência do site de viagem TripAdvisor.
Visita da Confraria na Fazenda Yrerê

Ilhéus  a “Princesinha do Sul” e Capital do Cacau
O centro histórico de Ilhéus é compacto e pode ser visitado numa tranquila caminhada.
Pode começar pelo Palácio Paranaguá, na Praça J. J. Seabra, obra de 1907 que abriga hoje uma das secretarias da prefeitura da cidade e é um prédio tombado pelo Instituto de Proteção ao Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). Ainda que já tenha passado por algumas reformas, suas quatro fachadas neoclássicas são históricas e refletem a época em que Ilhéus foi mais rica: o auge do cacau.
Muito próximo, Praça Rui Barbosa, está uma das fachadas do Palacete Misael Tavares, coronel que deu início à essa construção em 1914, a fim de fazer dela a residência de sua família. Hoje, o prédio abriga uma Loja Maçônica. Um dos mais importantes nomes do cultivo de cacau em Ilhéus, Misael deixou uma série de outras obras na cidade. Sua lateral, na rua Antônio Lavigne de Lemos, liga o palacete até a catedral e ficou famosa por seu calçamento (então único) ser de pedras que vieram importadas da Europa.
A fachada do prédio do Teatro Municipal de Ilhéus continua como na época da sua inauguração, em 1932, mas por dentro o prédio está completamente revitalizado, oferecendo ao público galeria de arte e programação cultural.
Muito próximo do Teatro fica a Casa de Cultura Jorge Amado, onde o escritor morou com a família. O palacete, em estilo neoclássico, foi construído depois que o pai de Jorge ganhou na loteria. Inaugurada em 1926, a casa de quase 600m² conserva alguns de seus itens originais, como o magnífico piso em jacarandá e azulejos ingleses na varanda.  O Espaço Cultural foi fundado em 27 de junho de 1997 com a presença do escritor e seus familiares.
No passeio pela casa, os visitantes conhecem aspectos da vida e obra do escritor. A Casa mantém em exposição roupas, fotos, histórico dos pais e da infância, além de vídeos sobre o escritor. Há ainda uma exposição com orixás em cerâmica, produzidas pelo ceramista itabunense, Osmundo Teixeira.
O legendário Bar Vesúvio, aberto aproximadamente em 1920, ganhou fama por ser um dos cenários mais importantes da trama de 'Gabriela'. No livro, servia pratos deliciosos graças ao tempero da moça da cor da canela e cheiro de cravo, e era propriedade do árabe Nacib, que se apaixonou pela  bela protagonista. Na vida real, foi aberto por italianos, motivo pelo qual faz uma homenagem ao vulcão. O Vesúvio, foi totalmente revitalizado e foi o QG da Confraria durante sua estada. Aprovado por todos os confrades!
A Catedral de São Sebastião é, sem dúvida, o símbolo da cidade de São Jorge dos Ilhéus, com estilo eclético é ponto de atração turística dos mais importantes. Inaugurada em 1967, levou mais de trinta anos para ser construída. O tamanho da igreja impressiona, sua abóbada principal tem 48 metros de altura.
Mistura de espaço cultural e restaurante, o Bataclan é o lugar ideal para fechar o passeio pelo centro histórico. O prédio não é mais o mesmo da época do auge cacaueiro, quando seu cabaré, que recebia os coronéis que vinham à cidade para negócios, foi inspiração para Jorge Amado. Na parte superior, há um pequeno museu que recria o quarto da personagem Maria Machadão.
Merecem ser visitadas as praias dos Milionários, Havaizinho e Olivença, os rios do Engenho e Almada com seus manguezais e a Lagoa Encantada que apresenta belas paisagens e elevado nível de preservação ambiental, atrações que justificam plenamente uma visita a Ilhéus.  

Participantes deste 4º Encontro
Para este 4º Encontro participaram os jornalistas confrades José Carlos de Araújo, de Fortaleza/CE, Luiz Felipe Moura, Recife/PE, Flávio Gomes de Barros e Ivaldo Pinto de Barros  de Maceió/AL, Carlos Casaes e Edmundo Lemos, Salvador/BA, Sérgio Moreira, Belo Horizonte/MG, Arnaldo Moreira Rio de Janeiro e Neneca Campos, Porto Alegre/RS. Participaram deste Encontro familiares dos Confrades e como convidado especial o engenheiro Pedro Carlos da Fonseca, presidente do Fórum de Turismo do Ceará e da Academia Cearense de Turismo.
A Confraria dos Jornalistas de Turismo do Brasil reúne jornalistas de vários estados para a congregar, irmanar e divulgar o turismo nacional e internacional.
fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário