segunda-feira, 30 de julho de 2018

Encontro Catarinense de Hoteleiros encerrou seu 31º evento


De 24 a 26 de julho, empresários, líderes, profissionais, autoridades e especialistas debateram assuntos, tendências, novidades e capacitações, focados no tema central da 31ª edição do Encontro Catarinense de Hoteleiros, “Pessoas & Tecnologia na hotelaria”, no Centro de Eventos de Florianópolis.
Ao todo mais de três mil pessoas, de 14 estados e 6 países circularam pelo evento, conferindo o que 60 especialistas e 86 expositores de produtos e serviços tinham a apresentar.
A cerimônia de abertura, na noite de 24 de julho, contou com a presença do presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares, do presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, do presidente da Fecomércio-SC, Bruno Breithaupt, do presidente da Santur, Valdir Rubens Walendowsky, do Secretário de Turismo de Florianópolis, Vinícius de Lucca Filho, autoridades locais, empresários, imprensa especializada e profissionais do meio.
Em seu pronunciamento,  Osmar José Vailatti diretor-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH-SC, enfatizou a importância de capacitar, treinar e motivar os colaboradores. “As pessoas é que fazem a diferença. Mais do que nunca devemos investir em tecnologia e preparar gestores com larga visão de futuro. Mais do que nunca precisamos de hoteleiros conscientes, modernos e profissionais, pois somente assim estaremos preparados para enfrentar as mudanças que o mercado espera e que o hóspede deseja”, afirmou.
Após a cerimônia os convidados visitaram os estandes da Feira de Produtos e Serviços para a Hotelaria – Exprotel apreciando alguns dos rótulos das cervejas artesanais que participam do roteiro Caminho Cervejeiro, além de gastronomia típica da ilha com ostras, camarões, bolinho de siri, entre outros.

Na pauta do dia: Governança, gastronomia, taxa de ocupação, comunicação, sucessão familiar 


A programação do segundo dia (25), destacou sustentabilidade, governança, manutenção e recepção hoteleira, gastronomia, taxa de ocupação, comunicação, sucessão familiar e os desafios e perspectivas do projeto “O Sul é Meu Destino”.
Dentro da programação, um dos eventos paralelos foi o encontro da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo - ABRAJET dos estados do Sul. O encontro, aprovou, por unanimidade, o nome de Evandro Novak, presidente da ABRAJET-SC para concorrer à presidência da Abrajet Nacional, no próximo Congresso Nacional da entidade que ocorrerá em Salvador-BA.
Ainda no segundo dia, a palestra de Kleber Martins de Souza da Movti - Google Cloud Premier Partner,Transformação Digital: Como o Google pode tornar seus processos mais ágeis e eficientes“, abordou as ferramentas que o maior site de pesquisa oferece para melhorar a performance das empresas. O dia encerrou com o Coordenador do Núcleo dos Hotéis do Centro, Luciano Vieira, que apresentou o case de sucesso “Floripa Tem Centro”, lançado na última edição do Encatho, e que retornou para comemorar um ano de criação do núcleo de meios de hospedagens como forma de fortalecer a presença no mercado e obter melhor taxa de ocupação.


3º Seminário de Secretários Municipais e Trade Turístico
Na manhã de quinta-feira (26) aconteceu o 3º Seminário de Secretários Municipais e Trade Turístico que teve como tema central das discussões” Pesquisa, Inovação e Promoção no Ambiente de Negócios”. O Seminário contou com a presença do Ministro do Turismo , Vinícius Lummertz, o secretário de turismo, cultura e esporte de Santa Catarina, Tufi Michreff Neto, o presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares e autoridades locais.
Na parte da tarde, o seminário focou em Sustentabilidade e acessibilidade como possibilidade de negócios para o turismo e hotelaria.

9º Simpósio de Governança, Manutenção e Recepção Hoteleira
O Simpósio de Governança, Manutenção e Recepção Hoteleira este ano, atrelado ao tema do 31º Encatho&Exprotel, Pessoas&Tecnologia, abordou assuntos inovadores na operação.
Bruno Rodrigues, falou sobre a Modelagem do perfil do gestor hoteleiro contemporâneo, já Paulo Correa do Il Campanário Resort, falou sobre “A importância da integração dos setores de manutenção e governança no meio de hospedagem”, apresentou através da sua vivência e experiência nos setores gerenciais e manutenção.
Na parte da tarde, a abordagem trouxe conceitos de profissionalização dos setores operacionais, com o objetivo de replicar conhecimentos sobre Programas de Qualidade, Certificações e qualificação dos processos como forma de atingir a excelência na operação.

Seminário Interfaces hoteleiras
Realizado numa parceria entre Fecomércio, Senac e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina, no período da manhã, diversos assuntos relacionados à gestão de pessoas, o mercado de A&B, e os hábitos alimentares na rede hoteleira foram pautas do Seminário Interfaces Hoteleiras – Nem só de cama e café vive um hotel.
Na parte da tarde, os participantes puderam ver de forma mais prática como funciona uma cozinha rápida em um meio de hospedagem.

Aulas-show de gastronomia: Santa Catarina no prato
Renomados chefs apresentaram aos participantes os sabores, temperos e preparos com ingredientes de Santa Catarina que podem ser servidos na rede hoteleira.
Foram demonstrados pratos rápidos para cozinha 24h e ingredientes típicos de várias regiões de Santa Catarina que podem ser harmonizados.

Pessoas & Tecnologia – Palestra Magna foi o último evento do Encatho
Anderson Nielson, um dos executivos da maior empresa de marketing digital da América Latina, e melhor empresa para trabalhar em Santa Catarina segundo o ranking do GPTW – Instituto Great Place to Work,  falou sobre um dos maiores desafios do setor hoteleiro: como formar uma equipe qualificada e garantir a satisfação dos hóspedes.
Segundo Nielson, uma empresa que cuida para que seus funcionários sejam os melhores do mercado, cria laços fortes com eles e aumenta consideravelmente suas oportunidades de desenvolvimento na era digital. Afinal, “qualquer negócio é feito de pessoas. Se nós quisermos que os nossos negócios cresçam e prosperem, precisamos estar olhando para as pessoas o tempo inteiro e trabalhar para que elas também cresçam”.
O palestrante finalizou apresentando os principais pontos sobre Gestão de Pessoas:
– Tenha um proposito claro e uma cultura bem definida
– Contrate pessoas talentosas, sempre!
– Treine sua equipe constantemente;
– Forme lideres;
– Incentive o compartilhamento de conhecimento e ideias;
– Tenha uma comunicação aberta e clara;
– Defina objetivos concretos e indicadores de desempenho;
– Ofereça feedback e atue sobre ele;
– Recompense os bons resultados.
Toda essa expertisse de quem possui mais de 15 anos de experiência nas áreas de Gestão de Pessoas, Tecnologia & Empreendedorismo, foi compartilhado na palestra que encerrou o grande encontro do turismo e hotelaria na capital catarinense.   saiba mais do painel aqui
fonte: Assessoria de Imprensa ENCATHO
fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário