domingo, 22 de abril de 2018

Gramado recebeu o 3º Encontro da Confraria dos Jornalistas de Turismo do Brasil


De 12 a 14 de abril, Gramado sediou o 1º Fórum Gramado de Estudos Turísticos, o que motivou a realização do 3º Encontro da Confraria dos Jornalistas de Turismo do Brasil- CONJOTUR. O evento foi um sucesso, com a participação de 550 profissionais de 20 Estados brasileiros, e palestrantes nacionais e internacionais de grande relevância.
O Encontro começou com a chegada do Confrades no Aeroporto Salgado Filho, no dia 11 em Porto Alegre. O evento contou com a parceria de pessoas e empresários que acreditam no turismo na Serra Gaúcha.
Brocker Turismo
A sala da Brocker Turismo no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre foi “ponto de encontro” de jornalistas que chegaram de Fortaleza, Salvador, Maceió, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
A empresa transportou a todos até o hotel em Gramado, de acordo com a demanda, já que chegaram em horários diferentes.
A parceira Brocker Turismo oferece receptivo na Serra Gaúcha, com dezenas de opções como o Tour Gramado e Canela Cultural, o Tour Alemão em Nova Petrópolis com Compras em Gramado e Canela, Tour dos Parques, do Itaimbezinho, de Rafting, Noite Gaúcha, Alemã e Suíça, entre outros. Os passageiros que chegam a Porto Alegre, dispõe de um eficiente apoio de seus funcionários, como a mala que não chega (aconteceu com a Confraria).  
O BusTour é o transporte turístico oficial de Gramado e Canela e foi da Confraria também. No sistema “hop on/hop off”, o usuário pode descer na parada que desejar. As paradas contemplam os principais pontos turísticos de Canela e Gramado incluindo os parques e atrativos mais distantes do centro das cidades como: Snowland, Cristais de Gramado, Le Jardin, Alpen Park, Terra Mágica Florybal, Parque Vale dos Dinossauros, Cascata do Caracol, e Castelinho Caracol.
Para aproveitar melhor as atrações o BusTour tem passaportes para um, 2 ou três dias e pacote família. Informações www.brockerturismo.com.br  ou pelo plantão 24 hs (54)98123.8056
Rede Lagheto
A história da Laghetto Hotéis Gramado iniciou em 1989, com a administração de um hotel próprio: o Hotel Laghetto Gramado. Hoje, é a maior rede de hotéis da Serra Gaúcha, com 1.025 apartamentos administrados. Conta com hotéis em Canela, Gramado, Bento Gonçalves, Porto Alegre e Rio de Janeiro.
Lobby era ponto de encontro
A Confraria Brasileira de Jornalistas de Turismo ficou hospeda no Lagheto Vivace Premio, localizado ao lado do Lago Joaquina Rita Bier, palco do espetáculo "Reencontros de Natal" um dos principais espetáculos do Natal Luz de Gramado.  Com fácil acesso aos principais pontos da cidade e a apenas 900m da Rua Coberta. Conta com uma moderna infraestrutura de lazer com: web space, sala de jogos, fitness center, espaço kids e bicicletário. Seus confortáveis apartamentos, tem cofre, frigobar, secador e wi-fi.
Café Colonial Coelho

A noite a Confraria pode desfrutar das delícias do Café Colonial Coelho, escolhido entre os 10 melhores de Gramado pelo TripAdvisor. O cardápio apresenta 80 variedades entre Doces e Salgados, vinho, suco, café, chá, chocolate, salgados quentes e frios, doces coloniais, tortas e ainda Fondue de Chocolate Branco e Preto com frutas da estação. Os confrades da CONJOTUR  tiveram oportunidade de constatar que degustar um café colonial é um experiencia gastronômica inesquecível!

Av. das Hortênsias, 5433 - www.cafecoelho.com.br/
Reino Chocolate
No dia 12, quinta-feira, o grupo ficou completo com a chegada dos últimos Confrades. Dia lindo, calor, perfeito para curtir as belezas da cidade a bordo do BusTour.  A programação iniciou com visita ao “Reino Chocolate”, onde o grupo foi conduzido em um passeio temático e lúdico pela história do chocolate, atração da Chocolates Caracol.
Antes de começar o passeio temático o visitante é convidado a fazer o “Seu Chocolate”. Depois de escolher a forma, é hora de escolher o recheio e produzir seu próprio chocolate, que nem sempre fica como imaginamos! Na saída do tour para conhecer o Reino, recebemos no caixa a “nossa obra de arte”, não sem antes passar no restaurante para curtir um chocolate quente ou gelado e fazer um lanche gostoso e passar na loja para aproveitar as delícias do Chocolate Caracol
Na cafeteria com nossa anfitriã
Snowland – o Caminho da Neve em terras tropicais
De volta ao BusTour rumo a Snowland
De volta ao BusTour fomos conhecer “Snowland” o primeiro Parque de Neve Indoor das Américas com 16mil m² de diversão para toda a família e muita neve de verdade o ano todo.
O parque tem a primeira e única Montanha de Neve do Brasil, com temperaturas entre -5°C e -3 °C. 
As atrações são divididas por ambientes temáticos: A “Montanha de Neve”, com o Castelo de Neve que vai encantar a todos.  O Tubing uma boia gigante e superconfortável, para adultos e crianças. Tem ainda a Oficina do Tio Urso com o morador mais charmoso da Montanha de Neve e a Caverna do Yeti
Montanha de Neve
Na “Escola da Neve” pode-se aprender e praticar Esqui e/ou Snowboard em aulas em grupo, com instrutores treinados.
No “Vilarejo Alpino”, um ambiente inspirado nos vales suíços tem Patinação no Gelo, Simulador 7D e uma mini galeria com opções gastronômicas e lojas. 
Com uma vista privilegiada da Montanha de Neve, o “Mirante Bela Vista”, é o local para curtir o pessoal se divertindo no Esqui e Snowboard e aproveitar para degustar delícias. Onde a Confraria se reuniu.
Com as roupas adequadas, prontos para conhecer os atrativos
A Snowland está localizada na RS 235 (estrada Gramado/Nova Petrópolis), nº 9009/Bairro Carazal em Gramado   www.snowland.com.br
Programação do 1º Fórum Gramado de Estudos Turísticos
O 3º Encontro da Confraria Brasileira de Jornalistas de Turismo, aconteceu principalmente graças ao empenho de Marta Rossi e Equipe da Rossi&Zorzanello. Marta mantém uma relação de amizade com todos os Confrades, desde praticamente a 1ª edição do Festuris.
A noite de abertura oficial do Forum (12/4), na Câmara de Vereadores, foi o momento de reencontro do grupo com Marta e equipe. O evento contou com a palestra magna de Luiz da Gama Mór, da Associação de Turismo de Lisboa, que destacou sobre a necessidade dos destinos se preocuparem com a originalidade de seus produtos. Mor ressaltou  também o uso e a força dos aplicativos de transportes e hospedagem e finalizou chamando a atenção para o avanço da inteligência artificial na atividade turística. A noite encerrou na Cervejaria Rasen Platz de Gramado, em plena Rua Coberta, com uma típica festa alemã.
 Festa na noite de abertura na Cervejaria Rasen Platz 
Confraria participou de encontro com Prefeito de Curitiba, Rafael Greca
Ao contrário da quinta, que estava com um belo e abrasador sol, sexta-feira 13, chovia e fazia frio, dia para lembrar o inverno na cidade.
Manhã para acompanhar palestras no Fórum Gramado de Estudos Turísticos e se preparar para a reunião da Confraria à tarde em Canela, mas antes uma coletiva com Rafael Greca, prefeito de Curitiba, no Café Du Centre.
O encontro foi organizado pela Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos e teve como pauta: “Turismo, Inovação e Segurança Pública”.
Greca falou sobre iniciativas de inovação de Curitiba e alternativas para utilizar o turismo como fomento na economia do destino. A presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra, também participou da coletiva.    
Espaço 273 – Canela
Um espaço para surpreender: mercado cultural? ateliê cultural? O Espaço 273, localizado em uma rua paralela a principal rua de Canela, próximo a Catedral, é sim tudo isso: tem loja, brechó, arte, cursos, artesanato autoral e um café super charmoso.
Curtindo o chá da tarde
Lu Zanatta, RP do local contou que acontecem apresentações, eventos especiais e até show de música. Aos Confrades foi oferecido um delicioso chá da tarde, especialidades do Noon Gastrô.
A reunião da CONJOTUR encerrou com a definição de seu próximo Encontro que deverá acontecer em setembro próximo em Ilhéus, na Bahia.
Convention & Visitors Bureau
Luciano Gonçalves, gerente executivo do Gramado, Canela Convention & Visitors Bureau foi  apresentou a entidade para a Confraria,  que é mantida pela iniciativa privada e têm por objetivo fomentar o turismo na Região das Hortênsias (Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Picada Café e São Francisco de Paula) como destino. Práticas de apoio a captação de eventos de natureza técnico-cientificas (nacionais e internacionais), e ações planejadas e integradas de marketing, para atrair visitantes, são prioridades da entidade.
Platéia atenta para apresentação de Luciano Gonçalves
Segundo Luciano, em 2017 houve um recorde de captação,  quando o Convention conseguiu trazer para Gramado e Canela 45 eventos e, também dos resultados do primeiro trimestre de 2018: 2 eventos já realizados, 8 candidaturas lançadas, 24 eventos apoiados com geração direta de negócios aos associados e, 7 visitas técnicas realizadas com promotores de eventos.
Para 2018 há uma projeção de R$ 47 milhões na economia de Gramado e Canela com eventos. A estrutura da região para sediar eventos foi outro assunto abordado por Luciano.
Espaço 273- Tenente Manoel Corrêa, 273/Canela
Fanpage: Www.Facebook.Com/Espaco.273.Canela
Final de tarde retorno ao Fórum na Sociedade Recreio Gramadense, para que o  presidente da CONJOTUR, Carlos Casaes, em nome dos Confrades,  fizesse a entrega de Diplomas  à   Marta Rossi, Ceo da Rossi & Zorzanelo, para  presidente da Câmara de Vereadores, Manu Caliari e para  o vereador Luia Barbacovi, organizadores do Fórum, que convidaram e apoiaram a Confraria a participarem do 1º Fórum Gramado de Estudos Turísticos.

Restaurante Colosseo
A noite de sexta terminou em alto estilo e muita harmonia. Fomos convidados pelo Sr.Idenir Cardoso, o simpático proprietário da casa.  Localizado no centro da cidade de Gramado, o Restaurante Colosseo  é um dos estabelecimentos mais tradicionais da cidade, com ambiente requintado e aconchegante. Conta com excelente atendimento e uma música ambiente com um pianista que entusiasmou o confrade Arnaldo Moreira, do Rio de Janeiro para fazer uma apresentação exclusiva para os presentes.
Sequência de Fondue na Pedra é o carro chefe da casa. A sequência conta com três versões de fondue: queijo, carne e chocolate, que por seis anos foi eleita pelo voto popular da Revista Sabores do Sul, a melhor de Gramado.
Fondue de carne
O cardápio vai muito além das fondues, encontramos receitas com aves, carnes exóticas, peixes, frutos do mar, massas e risotos. Sua adega oferece diversificadas marcas, reunindo cerca de 170 rótulos.
Restaurante Colosseo - Av. das Hortêsias 1560 Centro – Gramado-RS
Churrascaria Garfo e Bombacha
O encerramento do Encontro da CONJOTUR foi sábado (14) com almoço na Churrascaria Garfo e Bombacha, na Estrada do Caracol, em Canela, com a presença simpática de Aline Viezzer, RP da casa. Momento de despedida e projetos para os próximos encontros da Confraria.
Com todo o conforto e decoração no mais autêntico estilo gaúcho, a Churrascaria Garfo & Bombacha oferece o melhor da culinária gaúcha. No buffet carnes nobres e os pratos típicos do Rio Grande.  Da picanha e maminha recheada aos peixes, há uma magnífica variedade de pratos quentes, saladas e sobremesas.
Regresso a Porto Alegre com hospedagem no Ritter Hotel. No domingo, os confrades que ficaram à tarde, tiveram oportunidade de passear na Linha Turismo Porto Alegre.

Apoiadores:
Marta Rossi e Equipe da Rossi&zorzanello
Brocker Turismo e Transporte
Bustour
Café Colonial Coelho- Gramado
Laghetto Hotéis
Caracol Reino do Chocolate
Parque Snowland Gramado
Restaurante Colosseo
Espaço 237 - Canela
Hotel Vovó Carolina – Gramado
Pousada do Bosque - Canela
Visitour Convention Bureau da Região das Hortênsias
Restaurante Garfo e Bombacha- Canela
Estratégia Comunicação
Due Conpany 
Insider Comunicação 
Ritter Hoteis - Porto Alegre
Plaza Hoteis – Porto Alegre
Linha Turismo de Porto Alegre 
Fotos Gilberto Müller 

Nenhum comentário:

Postar um comentário