quinta-feira, 22 de março de 2018

Porto Alegre: Lançado 30º Festival de Balonismo de Torres


Quem esteve ontem,  no final da tarde de ontem (21/03)   na Praça Marechal Floriano, pode sentir a emoção da montagem de balões que coloriram de forma inusitada o centro de Porto Alegre, para o lançamento oficial do 30º Festival Internacional de Balonismo de Torres.
Dani Barcellos/Palácio Piratini
A cerimônia aconteceu no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, com a presença do governador José Ivo Sartori e do prefeito de Torres, Carlos Souza, autoridades estaduais, federais, imprensa e convidados. 

A programação desta 30ª edição
No total, 60 balões estão confirmados no evento que acontece entre os dias 27 de abril e 1º de maio, no Parque Odilo Webber Rodrigues, com entrada franca.
Na programação, um dos destaques é o tradicional Night Glow, conhecido como o espetáculo dos balões iluminados. A atração conta com atividades paralelas como tenda cultural, feira comercial, food park e Feira da Agricultura Familiar.
A programação inicia às 6h30min com os primeiros voos de balões do dia, e se estende até o encerramento dos shows nacionais de cantores como Fernandinho, Lucas Lucco, Raça Negra e Nando Reis.
Durante o festival, quem visita o parque ainda pode acompanhar os competidores disputando modalidades como Caça à Raposa, onde um balão decola em voo livre e, passado cerca de dez minutos, o juiz autoriza a decolagem dos demais, que devem persegui-lo; o Fly In, onde os balões decolam fora da área do festival tentando jogar suas marcas o mais próximo possível de um alvo delimitado dentro da área do evento; e a Prova da Chave, também conhecida como prova do mastro, onde a chave de um carro 0 km é fixada no alto de um mastro de 6 a 10 metros de altura do chão.
Tradição no balonismo
O Festival de Balonismo em Torres iniciou por acaso. Em 1989, durante os preparativos da 2ª Febanana, evento que integrava o calendário turístico da cidade, os organizadores resolveram inovar e trazer alguns balões para divulgar o evento. O interesse do público pela atividade foi tanta que, em outubro daquele ano, surgiu o 1º Festival Sul brasileiro de Balonismo em Torres. A partir daí o festival passou a ser promovido anualmente, tornando-se o principal evento da cidade.  A última edição do evento atraiu cerca de 300 mil pessoas para o município.
O evento é uma realização da Prefeitura de Torres, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, com a Air Show, responsável pela organização técnica.
A cidade já vive o clima do Festival.
fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário