sexta-feira, 16 de março de 2018

St. Patrick’s Day é amanhã

Principal feriado da Irlanda, o St. Patrick’s Day é a tradicional festa em homenagem ao padroeiro irlandês, São Patrício, celebrada com muita música, comidas, bebidas, desfiles e diversão.
Apesar dos aspectos religiosos se manterem ainda presentes na Irlanda, inclusive com procissões e ações de caridade feitas no feriado, hoje em dia ele é mais uma forma de reafirmar o espírito nacionalista na Irlanda. Tanto que as principais cores vistas neste dia são o Branco, o Laranja e o Verde, que representam a bandeira da Irlanda.
Mas a festividade não se limita apenas à Irlanda, o St. Patrick’s Day é comemorado em diversos países, especialmente naqueles com grandes comunidades irlandesas, como Estados Unidos, Canadá e Austrália, onde acontecem desfiles de rua tão grandes ou maiores do que os irlandeses.
Geralmente a data cai na época da quaresma, que, antigamente, costumava ser um feriado religioso e mais tranquilo. Isso mudou nos anos 1960, quando a lei permitiu que os bares e pubs abrissem no dia da comemoração.
No Brasil, bares e pubs também não deixam a data passar em branco e homenageiam São Patrício com cervejas verdes, chapéus verdes engraçados e muitos trevos de três folhas.
Festa dos imigrantes
O Dia de São Patrício não surgiu na Irlanda, e sim nos Estados Unidos, onde os imigrantes irlandeses começaram a festejá-lo a partir de 1700, para manter suas raízes vivas. A presença dos irlandeses ficou ainda mais forte em 1800, quando a grande a grande fome de 1845-1852, fez com que muitos deixassem suas terras. 
Atualmente, mais de 40 milhões de americanos têm origens irlandesas, além de 14 milhões de britânicos e sete milhões de australianos, enquanto os habitantes da ilha são pouco mais de seis milhões. Em honra à comunidade irlandesa da cidade, a catedral católica de Nova York é dedicada a São Patrício.
O dia de St. Patrick só passou a ser comemorado oficialmente em 1903. 
O santo pastor
O padroeiro irlandês era, na verdade, inglês! De acordo com a história, com 16 anos, foi sequestrado por piratas e levado à Irlanda, como escravo, onde passou a adolescência cuidando de ovelhas. Após fugir e voltar para a Inglaterra, entrou para a vida monástica e adotou "Patrício" como nome cristão (um dos nomes mais comuns na Irlanda). Quando adulto, voltou à ilha como missionário e introduziu o cristianismo entre a população celta, motivo pelo qual é venerado e visto como santo da Igreja Católica.
O St. Patrick’s Day é celebrado na data da morte de Saint Patrick, que aconteceu no ano 461. Ele foi enterrado na cidade de Downpatrick e no local em que está sepultado foi construído o Saint Patrick Centre, um moderno centro de exposição dedicado à vida do santo padroeiro irlandês.
No St. Patrick’s Day, tudo na Irlanda fica verde
Durante as comemorações do Dia de São Patrício, a Irlanda se cobre de verde: pessoas, prédios, monumentos, rios, comidas e bebidas, tudo se veste da cor símbolo do país para comemorar o dia do padroeiro.
Há algumas razões para ser o verde a cor que representa a Irlanda. Uma delas é que o país é conhecido como a Ilha Esmeralda, já que pela alta incidência de chuva e neblina a paisagem de lá está mesmo sempre verde.
A outra é que durante a Rebelião Irlandesa, em 1798, soldados se vestiram dessa cor no dia 17 de março, na tentativa de chamar atenção da opinião pública para o conflito, o que ajudou a tornar o verde um símbolo do nacionalismo irlandês
O verde pelo mundo
O Saint Patrick’s Day é uma oportunidade para o mundo se sentir um pouquinho Irlandês. Muitos pontos famosos de diferentes países ficam iluminados com verde  para celebrar a data. 
Desde 1964, o Empire State Building, em Nova York, a Sydney Opera House, e até mesmo o rio que corta a cidade de Chicago, se pintam com um verde brilhante em comemoração à data.  
A London Eye, famosa roda gigante de Londres, é o ponto principal da homenagem, que é realizada desde 2010. O Burj Al Arab, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, fica todo verde. 
Mas a coloração não para por aí: Nos Estados Unidos, Canadá e Austrália, onde existem muitos imigrantes irlandeses, a data é comemorada oficialmente com direito à decoração nas escolas, desfiles e muita cerveja.
A popularidade dos trevos
O símbolo da festa é o "shamrock" (trevo de quatro folhas), com o qual, segundo a lenda, São Patrício encontrou para evangelizar os irlandeses pagãos foi utilizar os trevos para explicar a Santíssima Trindade (Deus, Filho e Espírito Santo). Os celtas já tinham o trevo como um símbolo, acreditando que cada folha tinha um significado. E utilizando-os como material didático em igrejas, escolas e mosteiros, St. Patrick tornou o item ainda mais popular.
No Dia de São Patrício, é tradição usar um pequeno "shamrock" e, no fim do dia, deixá-lo cair em seu último copo de cerveja ou de whisky, que são bebidas tradicionais da ilha. A tradição é conhecida como "drowning the shamrock", ou "afogar o trevo". Diz-se que o ato traz um ano de prosperidade.
Atualmente, ele é considerado um símbolo nacional da Irlanda. Além disso, é sinônimo de muita sorte, tanto que é comum presentear alguém com algum objeto, comida ou roupa que contenha o trevo da sorte para atrair coisas boas.
O leprechaun (ou duende) é outro símbolo da festa, porém sua existência vem do lado pagão da história, porque é um ícone do folclore celta. Ele sempre foi representado como um pequeno homenzinho, vestido de verde, que pregava peças e fazia travessuras. Hoje, além dessas características, ele também é concebido com uma barba ruiva, vestindo um paletó verde e ao lado de um pote de ouro que ficaria no fim de um arco-íris.
Se você ganhar uma ferradura da sorte saiba que deve pendurá-la no formato da letra U. É uma tática para a sorte não “escorrer” e é um ótimo presente para se comemorar o St. Patrick`s Day!
Sláinte!
A cerveja Guiness, que surgiu em 1759 na histórica St. Jame's Gate Brewery de Dublin,  é extraoficialmente, a bebida do Dia de Saint Patrick. No Dia 17 março, o consumo mundial aumenta de 5,5 milhões para 13 milhões de litros. Ao brindar, é tradição gritar "sláinte", palavra gaélica que significa "saúde".
Corned-beef boil é o prato do St. Patrick’s Day
O Corned Beef é o prato tradicional do St. Patrick’s Day e vai muito bem com a bebida mais consumida dessa festa – a cerveja. A tradição é recente, foi oficializada na virada do último século com imigrantes irlandeses que moravam no bairro de Lower East Side, em Nova York. O seu preparo consiste em deixar a carne na salmoura por alguns dias e depois fervê-la no vinagre lentamente. Depois de pronta, ela é servida com repolho, cenoura e batatas.

Curtiu? Agora só falta você preparar os trajes verdes, o seu trevo da sorte e comemorar a data. “Lá fhéile Pádraig sona dhuit!” (Feliz Saint Patrick’s Day para você!).
fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário