quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Parque Gaúcho promove exposição “Churrasco Gaúcho e suas Origens”

“Tradição é transmissão dos usos e costumes”
Uma interessante programação cultural, está acontecendo no Galpão da Hospitalidade no Acampamento Farroupilha no Parque da Harmonia: “Churrasco Gaúcho e suas Origens” sobre a história e a evolução do churrasco. A iniciativa é do Parque Gaúcho de Gramado em parceria com a Secretaria do Turismo de Porto Alegre. A mostra segue até o dia 20 de setembro que conta ainda com uma rara carreta típica do século XVIII.
Os responsáveis técnicos do parque resgataram os métodos primitivos de preparo do churrasco e de outras comidas típicas do pampa.  Os visitantes vão ter oportunidade de participar de oficinas gastronômicas onde podem degustar os assados pampeanos da forma como eram feitos antigamente.
Na última segunda-feira (11), a equipe preparou um cordeiro no fogo de chão. Depois de assar por sete horas, o churrasco foi servido ao público que acompanhou o lançamento do livro “A Mulher na Guerra dos Farrapos”, de Elma Sant’Ana, patrona dos Festejos Farroupilhas no Rio Grande do Sul.
Na segunda-feira, 18, será servida uma Paella Campeira e, na terça, 19, a equipe realiza uma oficina para estudantes de Gastronomia da PUC. Os alunos irão aprender o preparo do Carreteiro de Charque. O diretor do Parque Gaúcho, Marcos Gomes, destaca que o objetivo das ações é resgatar a origem. “Tradição é transmissão dos usos e costumes. Não há como transmitir usos e costumes sem conhecer a origem”, afirma Gomes.
Fotos divulgação Parque Gaúcho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário