Na última quarta-feira (04/05)
o Porto Alegre & Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau
apresentou os resultados da pesquisa “Impactos Econômicos do Turismo de Eventos
em Porto Alegre”, trabalho que leva a assinatura técnica/científica da
Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia – FACE, da PUCRS. A pesquisa teve o patrocínio
do Shopping Total, de entidades do setor e da Secretaria Municipal de Turismo.
O estudo mostrou que os 166 eventos
de pequeno, médio e de grande porte ocorridos na Capital em 2015, entre
congressos, seminários e convenções, movimentaram R$ 182 milhões na economia
local, com impacto direto em oito atividades e indireto em mais outras 37
relacionadas com a cadeia produtiva do turismo. Quanto à geração de empregos
formais, foram 3.867 mil vagas ocupadas no ano. As principais atividades
impactadas foram hospedagem, alimentação, prestação de serviços diversos, de
informação e gráficos, comércio varejista e transporte.
Segundo o economista da PUCRS,
professor doutor Adelar Fochezatto, que desenvolveu o estudo, os eventos
promoveram gastos na ordem de R$ 125 milhões na cidade. “Mas a cada R$ 1
deixado pelo turista foram gerados R$ 1,5, chegando ao total de R$ 182 milhões
no conjunto da cadeia produtiva que se relaciona com o turismo de evento”,
explicou o economista, acrescentando que o turismo traz o ingresso direto de
recursos nas economias locais sem custos intermediários. Em tributos
municipais e impostos estaduais, os eventos resultaram na arrecadação de R$ 20
milhões. Ainda segundo os dados apresentados, entre 2010 e 2014 o número de
empregos formais no turismo cresceu 17,4% em Porto Alegre, frente ao aumento de
7% no conjunto dos empregos gerados na economia da cidade. Além disso, em 2014
o turismo respondeu por 2,3% do total dos 780.126 empregos formais em Porto Alegre.
Para Roberto Snel, presidente
executivo do POA Convention & Visitors Bureau a pesquisa mostra a
força e o potencial dos eventos de Porto Alegre e região. “Porto Alegre é uma
cidade rica em entretenimento, gastronomia, vida noturnas e atrações culturais,
por isso temos certeza de que os números revelados pela pesquisa convencerão a
todos, da área pública e privada, de que vale a pena investir no turismo, como
em estruturas maiores para receber eventos de grande porte, uma conquista que
deveremos alcançar pelo trabalho que está sendo desenvolvido pelo poder público
municipal com o apoio do trade local”, ressaltou.
O lançamento reuniu no
Nós Coworking, parceiro da iniciativa, lideranças, empresários, profissionais
do trade turístico, imprensa e convidados.
A realização da pesquisa
contou também com o apoio do Sindilojas, Sindicato de Hospedagem e Alimentação
de Porto Alegre e Região (SINDHA), Associação Brasileiras das Empresas Organizadoras
de Eventos (ABEOC) e Rech Eventos.
Clique aqui para fazer o download da pesquisa.
fotos divulgação
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