segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Festuris 2024 em Gramado confirma a resiliência do Rio Grande do Sul

 “Evento encerra o calendário anual de feiras do setor e lança tendências e negociações para o setor de viagens do próximo ano”

Marta Rossi e Eduardo Zorzanello

Dias 8 e 9 de novembro, Gramado foi palco da 36ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo. Com uma programação repleta de inovações, palestras inspiradoras e a presença de grandes nomes do setor, o evento se consolidou como um dos maiores e mais importantes do Brasil e da América Latina. 

O balanço do evento confirma:

·         Crescimento de 9% em relação ao ano passado;

·         Negócios efetivados entre os participantes chegaram a R$ 480 milhões;

·         15 mil pessoas circularam pelos pavilhões do Serra Park durante o Meeting e Feira de Negócios;

·    Número de destinos internacionais cresceu, foram 40 no ano passado e chegaram a 53 nesta edição;

·        400 estandes, que abrigaram a exposição de 2.500 marcas privadas e públicas. Todos os estados brasileiros estiveram representados na Feira de Negócios;

·         O Palco de Conteúdo reuniu 120 palestrantes e somou 53 horas de palestras, workshops, bate-papos e aulas shows;

·         A economia regional teve uma movimentação financeira de R$ 72 milhões;

·         A imprensa nacional e internacional marcou presença em peso, com mais de 400 profissionais;

·    O Festuris mobilizou cerca de 2.100 colaboradores. 600 deles foram contratados pela organização do evento, 1.500 profissionais atuaram para as 68 montadoras que foram contratadas pelos expositores para montagem e desmontagem dos seus estandes; 

·         Todos os estados brasileiros estiveram representados na Feira de Negócios;

·         40% dos expositores confirmaram presença em 2025. 

2025 - Nova Identidade visual do Festuris  foi apresentada na abertura do evento

A solenidade de abertura foi realizada no Palácio dos Festivais e teve casa cheia, com representantes de todos os segmentos da engrenagem econômica do turismo. No palco, personalidades de expressão compuseram a mesa de honra com destaque para a presença feminina.

Durante a solenidade, Eduardo e Marta apresentaram a nova identidade visual do Festuris e o tema da 37ª edição: Reimaginando o Amanhã.

A identidade visual do Festuris 2025 foi criada para destacar o papel do evento como um espaço de inovação e futuro no turismo. O azul representa o horizonte de novas possibilidades, trazendo confiança e estabilidade para o setor. O laranja, vibrante e energético, simboliza a paixão e a criatividade que impulsionam o turismo. O branco completa a paleta, criando um espaço de equilíbrio e clareza para novas ideias e soluções.

O logo do Festuris foi trazido para o universo tridimensional. A dimensão 3D adiciona profundidade, refletindo a multiplicidade de perspectivas, como permite variações visuais que enriquecem a comunicação e se adaptam a diferentes contextos.

“Somos muito mais que uma feira de conexões e negócios, somos uma plataforma de experiências com foco nos negócios e nas pessoas. Buscamos ouvir o trade turístico e suas dores, para entregar um grande evento. Com certeza esta é uma das razões pelas quais o Festuris é tratado pelo trade como o evento de turismo mais querido do Brasil”, finalizou Marta.

No ano que vem, o Festuris acontece de 6 a 9 de novembro.

Prêmio internacional para Festuris e Marta Rossi

Durante a cerimônia de abertura  foi entregue o Prêmio da FIASET - Federação Internacional de Associações de Executivas de Empresas Turísticas para Marta Rossi e ao Festuris. O troféu  “Boas Práticas em Turismo Sustentável e ODS Rumo a uma Geração de Igualdade” foi divulgado pelo Comitê de Turismo Sustentável durante o Congresso anual da entidade, realizado de 14 a 18 de outubro na República Dominicana. Coube a Jussara Yanes Leite, da mesa diretora da FIASEET e Rosane Ávila, presidente da AFEET RS (entidade que fez a indicação para a premiação) a entrega da premiação.

Fotos: divulgação Festuris

Nenhum comentário:

Postar um comentário