quarta-feira, 15 de junho de 2022

Tapetes Coloridos no feriado de Corpus Christi em São Miguel das Missões

“A data é um momento para os cristãos celebrarem a Eucaristia” 


A Comunidade Católica de São Miguel das Missões comemora o Corpus Christi este ano, confeccionando Tapetes Coloridos de Serragem alusivos à data.

A confecção dos Tapetes com Serragem vai acontecer na frente da Guarita de entrada do Sítio Histórico e da Secretaria de Turismo de São Miguel das Missões, a partir das 07h da manhã desta quinta-feira, feriado dia 16, e a Benção do padre jesuíta local vai ser as 14 horas. O Tapete Colorido ficará à disposição dos turistas para fotos selfies até o domingo dia 19.

São 16 “quadros” com imagens bíblicas, representativas da religião católica com  mais de 50 metros.

Participaram na confecção do Tapete, representantes de  vários movimentos da Igreja local: catequistas, missionários, Emaús, JEM – Jovens em Movimento e o MCC – Movimento de Cursilho de Cristandade. Além destes, voluntários do Lions Club, ACI, do CTN - Centro de Tradições Nativistas, IPHAN, Artesanato Avambaé e Secretaria Municipal de Turismo.

A presença da Companhia de Jesus na região remonta ao período das reduções jesuítico-guaranis. No final do século 17, sete aldeamentos indígenas foram fundados pelos jesuítas ali sob a tutela da coroa espanhola, para a catequização dos índios.

O comando da Paróquia de São Miguel Arcanjo pela congregação jesuítica aconteceu a pouco mais de um ano atendendo um pedido da comunidade local.

O que - Comemoração de Corpus Christi em S Miguel das Missões.

Quando – de 16 a 19 de junho (quinta-feira a domingo).

Local – Em frente à Secretaria de Turismo local e ao portão de entrada no Sítio Histórico.

 

Tapete de Corpus Christi em São Miguel das Missões

Justificativa Histórica

As Missões Jesuíticas na América tinham os dias de festa, como o “Dia do Santo Padroeiro”, a “Semana Santa” e o “Corpus Christi”.

A data de Corpus Christi era a principal festa religiosa nas Missões Jesuíticas na América. Alguns autores afirmam que as procissões nestes dias faziam parte da estratégia de catequização dos guaranis.

Nas Missões da Bolívia, por exemplo, a rua principal, de frente para a Igreja, era sempre chamada de “via processional” e onde aconteciam as procissões religiosas.

De outro modo, a prática dos “tapetes coloridos de Corpus Christi” surgiu na região dos Açores em Portugal no século XIII e foi introduzida no Brasil no período colonial, sendo rapidamente difundida por toda a colônia. Hoje é uma prática dos católicos em todos os Estados Brasileiros.

O dia de Corpus Christi é uma oportunidade para os cristãos celebrarem um dos sacramentos que fundamentam a Religião Católica: a Eucaristia.

A expressão Corpus Christi vem do idioma antigo Latim e quer dizer “corpo de Cristo”.

A comemoração de Corpus Christi ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa. A data é celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira. Isso acontece como uma simbologia pelo fato de que a Última Ceia ocorreu em uma quinta-feira, segundo a tradição católica 

fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário